Gabinete do Prefeito

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 09.03.18 - 15h03

Prefeito: "É preciso combater a desigualdade de gênero o ano inteiro"

img_alt

Prefeito confraternizou com as servidoras municipais nesta terça-feira (9), no ato "Ela Nos Representa", que homenageou mulheres de todos os setores da Prefeitura do Recife (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Na luta para combater a violência de gênero e empoderar as mulheres que trabalham na Prefeitura do Recife, a gestão promoveu nesta sexta-feira (9) o evento "Ela nos representa!", no térreo do edifício-sede. O prefeito Geraldo Julio participou da homenagem às servidoras. Bastante prestigiada, a cerimônia nasceu com o intuito de destacar e valorizar trabalhadoras que contribuem de forma significativa no ambiente de trabalho para o sucesso de outras mulheres. Para dar representatividade à ação, cada Secretaria da Prefeitura do Recife escolheu uma mulher para ser homenageada por seus colegas, representando todas as mulheres do setor.

Em seu discurso, o prefeito reforçou a importância de ser militante para diminuir a desigualdade de gênero, seja no mundo trabalhista ou no combate à violência contra a mulher. "Ontem, o lançamento da Brigada Maria da Penha nasceu para dar atenção aquelas mulheres que estão em medidas protetivas. Hoje temos este ato de homenagem às servidoras públicas municipais e para registrar que o dia da mulher é todo dia do ano e a desigualdade entre homem e mulher ainda é muito grande no Brasil, por isso, a gente precisa da militância de todo mundo para combater esta diferença durante o ano inteiro", defendeu o prefeito.

A secretária da Mulher, Cida Pedrosa, pontuou necessidade de batalhar para diminuir essa discrepância e aumentar os espaços femininos nas diversas esferas sociais. "Nós somos a maioria da população, mas enquanto existir uma mulher oprimida, uma mulher que esteja sofrendo violência no mundo, o mundo não será igualitário. E não existe democracia sem igualdade de condições. E se isso não nos é dado, essa democracia é pela metade. Se meu dão um não, eu vou atrás para ser ouvida. O não é para ser desconstruído", afirmou a titular da pasta.

Há 50 anos na Prefeitura, Odete de Araújo Lima, 88 anos, foi a homenageada da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer. Até a família veio ver de perto a homenagem a dona Odete, que é uma das funcionárias mais antigas do município. "Eu fiquei muito feliz, porque não sabia que era tão importante para minha secretaria. Eu trabalho alegre, porque sempre trabalhei com amor", contou ela.

Mês da Mulher - No mês da mulher, as ações de prevenção da violência de gênero se desdobram em vários âmbitos. Nas redes sociais, a gestão municipal lançou a campanha #NemTentemeParar, com a poesia marginal de Júlia Bione, uma artista de 14 anos que vem pautando a luta das mulheres através de seus versos. O material especialmente elaborado para a Prefeitura traz o empoderamento feminino como mote e conta com a participação de diversas recifenses.

O Dia Internacional da Mulher foi a data escolhida para a ativação da Brigada Maria da Penha, cujo objetivo é garantir o atendimento humanizado às mulheres em situação de violência e assegurar que as medidas protetivas sejam respeitadas e cumpridas.

Nos dias 12 e 13 de março, haverá a entrega dos kits de higiene arrecadados na distribuição da camisa do bloco Nem com uma Flor para as detentas da Casa de Internação Provisória, Semiliberdade e da Colônia Penal Feminina Bom Pastor.

No dia 12, às 10h, haverá a apresentação da peça "Soledad", que conta a história da militante paraguaia Soledad Barret e, no dia 13, a cantora Nena Queiroga, homenageada do carnaval 2018, se apresenta no Bom Pastor, às 10h. A programação envolve ainda ações de Saúde da Mulher, programação especial no Hospital da Mulher do Recife e o Olha, Recife! especial com programação com ruas com nomes de grandes mulheres.