Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 14.03.18 - 15h23

Secretaria de Educação lança Estudante Protagonista 2018

img_alt

Projeto visa estimular ações pedagógicas que instiguem a participação e a socialização de produções durante todo o ano letivo (Foto: Antônio Tenório/ PCR)

 

A Secretaria de Educação do Recife, lança nesta quinta-feira (15), às 14h, o Projeto Estudante Protagonista 2018 em um evento que vai reunir cerca de 200 estudantes e professores no Teatro Barreto Júnior. Com o tema Ler para sonhar escrever para criar, o projeto terá como objetivo estimular professores, estudantes e comunidade escolar através de vivências sobre a temática, ações pedagógicas que instiguem a participação e a socialização de produções durante todo o ano letivo.

Desenvolvido de forma interdisciplinar, o Projeto Estudante Protagonista visa mobilizar os estudantes para a pesquisa, propondo e estimulando ações de protagonismo dos alunos através de atividades como peças teatrais, contos, poemas e poesias, apresentações musicais, entre outros. A gerente-geral de Projetos Pedagógicos da Secretaria, Liliane Gonçalves, destaca ainda que o projeto é dividido em quatro subtemas: O fantástico mundo da imaginação, Cordel em foco, O autor é você e A minha, a tua, a nossa história, que vão ser trabalhados bimestralmente.

“O estudante protagonista é um projeto em que damos voz às diversas formas de expressões artísticas dos estudantes. Eles se preparam dentro do tema e subtemas do ano letivo nas escolas com trabalhos de leitura, escrita, dramatização, música, para apresentar aos colegas e corpo docente o resultado dos seus esforços junto com os professores, mas o melhor não é o momento da apresentação e sim o conhecimento adquirido do processo", conta Liliane.

A programação do evento contará com a apresentação do monólogo A Carta de Maria Teodora – baseada no livro “A Noiva da Revolução: O romance da República de 1817”, de Paulo Santos, realizada pela ex-aluna da Escola Municipal Reitor João Alfredo (Ilha do Leite), Mayara Aguiar. Às 14h30, o público irá assistir a uma apresentação de Teatro de Sombras com a Peça Tangram, realizado pelos estudantes da Escola Professor José da Costa Porto. Às 15h, a contadora de histórias Suzana Moraes apresenta o tema do ano letivo e seus subtemas. Para fechar o dia de evento, a professora com a participação dos alunos envolve toda a turma com contação de histórias.

No encontro desta quinta, participam estudantes das Escolas Municipais da Rede de Ensino, Escola Professor José da Costa Porto (Joana Bezerra), Escola Pedro Augusto(Boa Vista), Escola Maestro Nelson Ferreira (Ibura) e Escola Bernard Van Leer (Brásilia Teimosa). Participam ainda da ação as equipes da Gerência Geral de Projetos Pedagógicos (GGPP), Gerência de Educação Integral Anos Finais (GEIAF) e Gerência de Alfabetização e Letramento, Educação Infantil e Anos Iniciais (GALEAI).