NOTÍCIAS

Cultura | 05.05.11 - 16h37

Codecir realizou 79 vistorias em diferentes pontos do Recife

A Prefeitura manterá as equipes em alerta e quem necessitar pode solicitar atendimento 24 horas pelo telefone 0800.081.3400

A Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir) realizou, nesta quinta-feira (05), 79 vistorias e colocou 14.180 m² de lonas em 23 diferentes pontos de risco da Cidade. Das 7h às 18h, foram registradas 210 ocorrências. Desse total, foram 83 pedidos para colocação de lonas plásticas, 75 solicitações de vistorias, 51 deslizamentos de barreiras, além de uma casa com danos parciais.

Para atender à população em caso de necessidade, a Prefeitura do Recife manterá as equipes em alerta e quem necessitar pode solicitar atendimento 24 horas pelo telefone 0800.081.3400, que é gratuito e funciona 24 horas por dia.

Para evitar acidentes, a Codecir orienta a população para que não ocupe áreas já identificadas como de risco; não façam cortes nas barreiras; não plantem árvores de grande porte e troquem as bananeiras por árvores frutíferas, medicinais e de jardim; não joguem lixo nas barreiras e não façam construções ou reformas antes de consultar a Prefeitura.

Operação Inverno 2011 -
Para tornar mais segura a vida de quem mora nos morros, a Prefeitura do Recife está investindo R$ 53 milhões na Operação Inverno 2011. Nos últimos dois anos, mais de R$ 85 milhões em ações de defesa civil permanente; urbanização, controle e fiscalização de áreas de risco; manutenção de escadarias e muros de arrimo; manutenção e retificação dos sistemas de micro e macrodrenagem. Cento e duas obras foram concluídas e outras 111 estão em andamento.

Assistência Social - A Prefeitura do Recife instalou cinco alojamentos para acolher os desabrigados das chuvas que moram nas áreas ribeirinhas (próximo às margens do Rio Capibaribe) da cidade. Os espaços estão funcionando na Escola Municipal Diná de Oliveira (Iputinga; com 179 alojados), Escola Municipal Maciel Pinheiro (Torre; 152 alojados), Escola Nilo Pereira (Monteiro; 86 alojados), Escola Municipal Célia Arraes (Areias; 70 alojados) e a Arquidiocese da Várzea (Várzea; 130 alojados).
Além desses, há outros dois abrigos da PCR que estão abrigando pessoas retiradas de áreas de risco (morros) e que aguardam auxílio moradia. São eles: Imbiribeira (25 abrigados) e Avenida Norte (34 abrigados).

Emlurb - Nesta quinta-feira (05), a Prefeitura realizou diversos serviços para melhorar o escoamento das águas nas galerias, canaletas e canais. Foram promovidos mutirões de limpeza na Várzea e nas avenidas Sul e Dantas Barreto. Além dessas mobilizações, outros grupos desobstruíram galerias nas comunidades do Bode (Pina), Beirinha (Areias), Sítio dos Pintos e nas ruas São Nicolau (Ipsep), Paulino de Souza (Barro), Fernando César e 48 (essas no Espinheiro), João Teixeira (Ipsep) e Dom Bosco (Boa Vista). Outro alvo de intervenção foi a rede de macrodrenagem, que contou com operação de limpeza em 14 canais. Até o momento, já foram limpos 36 dos 66 canais que cortam o município.

Por conta da elevação do nível dos rios Capibaribe e Tejipió, a Emlurb registrou transbordamentos nos canais Santa Rosa e Cavouco - ambos no Cordeiro, São Leopoldo (Engenho do Meio), Riacho Camaragibe (Caxangá), Jardim Teresópolis (UR-07), Guarulhos (Jardim São Paulo), Jiquiá, Tejipió, Lemos Torres (Casa Forte), Serpro (Parnamirim) e o da Avenida Agamenon Magalhães.

CTTU - A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) registrou, entre 0h e 17h30, 70 ocorrências de semáforos com algum tipo de defeito na programação. A maioria das falhas foi ocasionada por conta de falta ou variação no fornecimento de energia elétrica. Desse total, 34 equipamentos já estavam com o seu funcionamento normalizado até 17h30. Durante todo o dia, oito equipes de manutenção estão trabalhando no concerto dos semáforos.

Pela Central de rádio da Companhia, foram registradas mais de 40 colisões, sem vítimas graves. Já o teleatendimento da CTTU – 0800 0811078 – recebeu mais de 200 ligações informando sobre os acidentes de trânsito e pedidos de fiscalização em geral. Foram registrados pontos de alagamento em locais como Cais José Estelita, nos dois sentidos, Avenidas Dr. José Rufino (Estância), Dois Rios (Ibura), Recife (Areias), Rui Barbosa (Graças), além da rua Leonardo Bezerra Cavalcante (Casa Forte).

OP - O Orçamento Participativo está 24 horas nas ruas, apoiando as atividades do Operação Inverno. Cerca de 350 pessoas, entre técnicos e delegados, estão atuando junto à população, para informar a situação à Codecir, CTTU, Emlurb, Assistência Social e Saúde. Além disso, eles atuam na sensibilização e no trabalho de remoção de famílias das áreas de risco (morros) e alagados.