Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 22.05.18 - 15h33

Voluntários do Transforma Recife fazem ações solidárias em prol da primeira infância na 4ª Semana do Bebê

img_alt

As atividades destas terça e quarta são algumas das mais de 600 ações organizadas pela PCR até o dia 27. A programação inclui palestras, atividades recreativas e serviços destinados às crianças e aos familiares (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

Os voluntários do Transforma Recife fizeram, nesta terça-feira (22), ações de solidariedade em prol da primeira infância (período que vai do 0 aos 6 anos de vida), durante a programação da 4ª Semana do Bebê do Recife. A plataforma digital de voluntariado da Prefeitura do Recife mobilizou organizações sociais cadastradas no site para a realização de trabalhos voluntários durante a Semana do Bebê. Nesta terça, o Centro de Educação Comunitário Gabriela Feliz, na Caxangá, recebeu um show de mágicas do projeto Magicando Solidário. As crianças de 3 a 6 anos que estudam na instituição localizada na comunidade Vila Felicidade também puderam interagir com os cachorros levados pelos voluntários do projeto Cães Doutores.

A solidariedade voltada à primeira infância continua nesta quarta-feira (23), às 8h30, quando as crianças da Creche Nossa Senhora de Boa Viagem, localizada na comunidade Entra Apulso, terão uma manhã especial com contação de histórias e outras brincadeiras proporcionadas pelo recreador Tio Rodrigo e pela ONG Empreendeler.

De Acordo com Marcella Balthar, coordenadora do Transforma Recife, as ONGs cadastradas na plataforma foram convidadas a desenvolver ações na Semana do Bebê para que vissem de perto a importância de olhar com atenção para a primeira infância. “Esta semana, estamos trazendo as organizações sociais cadastradas no Transforma para essas ações solidárias que visam trazer mais amor, respeito e carinho para as crianças, proporcionando um dia especial para elas. Acreditamos que, através da solidariedade, podemos contribuir para a melhoria do desenvolvimento infantil. Entendemos que este é o caminho para construção de um futuro melhor para a nossa cidade”.

O coordenador-geral do projeto Cães Doutores, Ivan Ferreira, levou dois dos 26 cachorros que atuam na instituição que desenvolve terapia com cães para pessoas com deficiência e pacientes de unidades de saúde e outros espaços. “Os cães colaboram com a socialização e com o desenvolvimento psíquico e motor. Hoje fizemos uma demonstração do nosso trabalho para essas crianças graças ao convite que recebemos do Transforma Recife. Antes de nos cadastrarmos na plataforma da prefeitura, estávamos perdidos. O Transforma colabora com a gente em tudo, aumentando nossa gama de atuação por fazerem a ponte entre diversas ONGs e projetos sociais”, opinou Ivan.

O coordenador do Magicando Solidário, Roberto Montanha, junto com outros dois voluntários do projeto, contou uma historinha para as crianças que passava a mensagem de que eles nunca deveriam desistir de seus sonhos. Depois, o trio de voluntários fez a criançada gargalhar com os truques. “Usamos a mágica e as palhaçadas como forma de entretenimento e terapia, para que, naquele momento do show de mágica, o público não lembre dos seus problemas e das suas doenças. Queremos agradecer ao Transforma a oportunidade que nos deram de participar dessa atividade. O Transforma é uma ferramenta extraordinária de network entre ONGs. Eles nos ajudam muito a saber onde há ações em que podemos participar. Já fizemos show de mágicas em várias ONGs cadastradas no Transforma. Quando vemos que a ONG é cadastrada lá, já sabemos que a instituição desenvolve um trabalho sério. O voluntariado do Recife é um antes e depois do Transforma”, avaliou Roberto Montanh.

A gestora do Centro de Educação Comunitário Gabriela Feliz, Cláudia Von Sohsten, explicou que a instituição tem apenas sete pessoas contratadas e cerca de 30 voluntários – praticamente todos do Transforma Recife. “Somos cadastrados na plataforma desde que ela existe. Apostei no Transforma de cara e continuamos fazendo coisas maravilhosas. Com eles, descobrimos várias ONGS e vimos que podíamos desenvolver muito mais trabalhos juntos. Diariamente recebo mensagens, através do site, de voluntários que querem colaborar com o nosso trabalho. São pessoas que estão aqui sem nenhum tipo de interesse; só querem ajudar. Eles se sentem parte daqui”, contou a gestora.

Segundo Cláudia Von Sohsten, o Gabriela Feliz foi fundado em 1995 e é mantido pela instituição suíça Brésil de Demain, além de contar com a colaboração financeira de cerca de 50 doadores e de ter um convênio com a Secretaria de Educação do Recife, que é responsável pela merenda dos alunos, entre outras coisas. A instituição promove educação gratuita para cerca de 100 crianças de 3 a 6 anos, da comunidade Vila Felicidade. Além da Educação Infantil, 30 crianças de 7 a 10 anos da Escola Municipal Nova Morada têm aulas de reforço escolar no Gabriela Feliz, que agora também está abrindo uma turma de preparatório para o Enem, beneficiando mais 20 jovens da comunidade.

VOLUNTARIADO - O Transforma Recife completa quatro anos em julho, com mais de 94 mil voluntários e 480 Organizações Sociais cadastrados no site do projeto. A ideia é juntar no ambiente digital, de forma rápida e prática, quem quer ajudar e a entidade que precisa de apoio, cruzando os interessados com as ofertas de trabalho voluntário em entidades do Recife. A primeira plataforma digital de voluntariado do Brasil lançada por uma prefeitura já atingiu mais de um milhão de horas de trabalhos voluntários prestados.

Os voluntários realizam o cadastro incluindo preferências de atuação, localização, horários e causas com as quais se identificam. Já as entidades se inscrevem informando as necessidades para ampliarem ou desenvolverem melhor suas ações. Em seguida, é feito o cruzamento dos dados para aproximar voluntários e instituições. As cidades de Petrópolis, no Rio de Janeiro, e de Campinas, em São Paulo, já lançaram iniciativas inspiradas no modelo recifense.

SEMANA DO BEBÊ – Iniciada nessa segunda-feira (21), a Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social da Prefeitura do Recife em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com o objetivo de fortalecer as ações realizadas no município, referentes ao cuidado, promoção, prevenção e assistência à criança, no âmbito da saúde, educação, desenvolvimento social e direitos humanos. Para discutir a geração de afetos e a construção de vínculos familiares e comunitários como propulsores do desenvolvimento infantil, a 4ª Semana do Bebê do Recife tem como tema: “Gerando afeto, construindo vínculos”.

Uma força tarefa de dez secretarias municipais está envolvida nas mais de 600 atividades que estão sendo realizadas em prol da primeira infância, até o domingo (27), em todas as seis Regiões Político-Administrativas (RPAs) da cidade, como creches, unidades de saúde e parques. A programação inclui palestras, oficinas, rodas de conversa, atividades recreativas, contação de histórias, apresentações de teatro de fantoches, vivências de brincadeiras e jogos populares, resgate de antigas cantigas de ninar, orientações de saúde e diversos serviços destinados às crianças, familiares e profissionais da PCR. Uma exposição fotográfica com imagens das ações da Prefeitura do Recife em prol da primeira infância está no piso L1 do Shopping RioMar, no Pina, ao longo de toda a Semana do Bebê.

DOAÇÕES - Para beneficiar as crianças e mães atendidas nas unidades de saúde da cidade, o Transforma Recife está arrecadando, ao longo de Semana do Bebê, livros de literatura infantil e potes de café solúvel (como Nescafé) para armazenamento de leite materno. Até o fim do mês, os voluntários da plataforma digital de voluntariado da Prefeitura do Recife vão receber as doações nos pontos de arrecadação montados no térreo do edifício-sede da PCR (Avenida Cais do Apolo, n° 925, Bairro do Recife) e na sede do Transforma Recife (Rua Marques do Amorim, n° 444, 1º andar - prédio da Interne Educação). Os livros e potes serão doados para unidades saúde, para serem utilizados pelas crianças e pelas mães atendidas nos equipamentos.

» Confira, neste link: , a programação da 4ª Semana do Bebê do Recife