Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 01.06.18 - 16h50

Vigilância Sanitária da PCR orienta consumidores na aquisição de produtos alimentícios

img_alt

O órgão está realizando fiscalização de estabelecimentos e recebe denúncias pelo telefone 0800.281.1520 (Foto: Cortesia)

 

Diante da crise de abastecimento pela qual passou supermercados e outros locais que vendem alimentos, a Vigilância Sanitária (Visa) da Prefeitura do Recife faz um alerta aos consumidores na hora de comprar os produtos, sobretudo os perecíveis. Os inspetores sanitários orientam que não basta apenas observar o prazo de alimento dos alimentos, mas também outros detalhes. O órgão está recebendo denúncia pelo fone 0800.281.1520.

Um dos pontos para o qual a pessoa deve se atentar é a integridade das embalagens, principalmente quanto aos alimentos congelados. “Se a embalagem estiver violada, amassada ou rasgada, não compre. No caso das latas, não compre aquelas que estiverem enferrujadas, estufadas ou com qualquer outra alteração”, explica a chefe do Setor de Alimentos e Produtos da Vigilância Sanitária do Recife, Cristiane Gomes.

Com relação aos alimentos congelados, a Vigilância orienta também para os consumidores prestarem atenção se os mesmos estão firmes e sem sinais de descongelamento, como acúmulo de líquido ou gelo dentro da embalagem – o que aumenta o risco de contaminação.

A maior preocupação dos inspetores é em relação às carnes e outros produtos que estragam mais rapidamente, como ovos. “Na hora de comprar carnes, é importante observar a textura, coloração e odor. Havendo alteração em alguma dessas características, não compre. Se os ovos apresentarem rachaduras ou tiverem quebrados, é melhor não comprar”, alerta Cristiane Gomes.

Os cuidados também devem ser em relação aos produtos de panificação. De acordo com as orientações da Visa, antes de consumir esse tipo de alimento, é necessário observar se não há fungos ou bolores. Veja as dicas abaixo:

  • Observar a integridade das embalagens, principalmente quanto aos alimentos congelados, e como o produto se apresenta. Se a embalagem estiver violada, amassada ou rasgada, não compre. No caso das latas, não compre aquelas que estiverem enferrujadas, estufadas ou com qualquer outra alteração;
  • Observe se os alimentos congelados estão firmes e sem sinais de descongelamento. Acúmulo de líquido ou gelo no interior da embalagem significa que houve descongelamento, aumentando o risco de contaminação;
  • No caso das carnes, é importante observar a textura, coloração e odor. Alguma alteração nessas características significa que o produto não está próprio para o consumo;
  • Se for comprar ovos, veja se não estão quebrados ou rachados;
  • Sorvetes/margarinas: havendo a compactação da massa é sinal que houve descongelamento, por isso não deve ser consumido;
  • Ao comprar produtos de panificação, é necessário ter atenção quanto à presença de fungos e bolores.