Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Políticas sobre Drogas | 22.06.18 - 10h29

Prefeitura do Recife inicia Semana de Políticas sobre Drogas neste sábado (23)

Programação tem como objetivo o fortalecimento da política de drogas da cidade para prevenção, cuidado e inserção social

 

 

Em alusão ao dia 26 de junho, que é o Dia Internacional de Combate às Drogas, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife realizará a Semana de Políticas Públicas sobre Drogas, com programação a partir deste sábado (23) até sexta-feira (29).

 

Entre as atividades organizadas pela Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas (Sepod Recife) destacam-se a apresentação do Projeto Farol Social - uma estratégia para integração social de ex-usuários de drogas ao seu território de origem. A Prefeitura do Recife também fará a assinatura de um Memorando de Entendimento com a Prefeitura de Medellín (Colômbia) para construção de uma agenda técnica entre os órgãos.

 

Neste São João, a Sepod, por meio do Programa Mobiliza Recife, está realizando uma ação para sensibilizar donos e funcionários de bares, restaurantes e outros estabelecimentos quanto à Lei Federal nº 13.106/15, que proíbe o fornecimento de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. Neste fim de semana, os técnicos de prevenção da Sepod Recife vão visitar cerca de 500 estabelecimentos em 16 bairros da cidade.

 

Assim como ocorreu no Carnaval, as equipes vão levar adesivos com a frase "Aqui não se vende bebidas alcoólicas para menores de 18 anos", para que os donos colem em seus estabelecimentos. Além disso, os funcionários serão informados sobre a necessidade de adiar o consumo de álcool na prevenção ao uso abusivo de drogas.

 

Confira a programação:

 

 

 

Data

Atividade

 

Sábado 23/06

 

PROGRAMA MOBILIZA RECIFE - Prevenção ao uso de álcool por crianças e adolescentes no Sítio Trindade, durante a festa de São João, com atividades educativas sobre a Lei Federal nº 13.106/2015, que proíbe o fornecimento de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos.

 

 

Quarta-feira

27/06

 

PROJETO DESCOLADO - Oficinas de construção do Plano de Promoção Pessoal (PPP) com alunos de escolas municipais do Recife, abordando conceitos de interdependência, autonomia, protagonismo, posteridade etc.

 

 

Quinta-feira

28/06

 

SHOW DA PREVENÇÃO NO COMPAZ O Show de Prevenção leva lições de autonomia para o público de crianças e adolescentes através de atividades lúdicas, com o objetivo deprevenir o uso abusivo de álcool e outras drogas, fortalecendo as habilidades para vida e incentivando os sonhos e a execução da cidadania.

 

Locais: Compaz Ariano Suassuna e Compaz Eduardo Campos

 

 

Sexta-feira

29/06

 

MEMORANDO DE ENTENDIMENTO RECIFE/MEDELLÍN Assinatura do Memorando de Entendimento para Construção de Agenda Técnica entre as Secretarias de Desenvolvimento Social do Recife de Medellín.

 

Hora: 9h

 

Local: Prefeitura do Recife

 

 

APRESENTAÇÃO DO PROJETO FAROL SOCIAL - Divulgação do Projeto Farol Social, que tem a finalidade de promover Adoção Social, através de orientação e suporte psicoeducacional aos residentes em acolhimento terapêutico por dependência química e aos seus familiares.

 

Hora: 10h

 

Local: Prefeitura do Recife

 

 

CARAVANA DA PREVENÇÃO NAS CASAS DE ACOLHIDA - Oficinas para crianças das Casas de Acolhida da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, com o foco na Prevenção Terciária.

 

Hora: 14h

 

Local: Casa de Acolhida da Secretaria de Desenvolvimento Social

 

PROGRAMA ACOLHE VIDA RECIFE - Oficinas para adultos das casas de acolhimento institucional da Prefeitura do Recife, com o foco na prevenção.

 

Hora: 14h

 

Local: Casa de acolhida da PCR ainda a ser definida