Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 25.07.18 - 14h24

Alunos da rede municipal participam de Congresso em Maceió

Os jovens participam da 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

 

Confirmando o empenho que a Secretaria de Educação do Recife vem fazendo na formação de seus alunos com projetos pedagógicos que estimulam o pensamento crítico, estudantes da rede municipal de ensino do Recife participam de hoje até sexta-feira (25 a 27 de julho), da 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência 2018, que acontecerá na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) em Maceió. Ao todo 41 estudantes do 6° ao 9° ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), participam do evento e apresentam dez trabalhos, credenciados pela 3ª Feira de Conhecimento do Recife.

Com o tema “Ciência, Responsabilidade Social e Soberania”, o vento tem como objetivo oportunizar aos estudantes da Rede Municipal do Recife, incentivar os estudantes e professores o interesse pela pesquisa científica, divulgar seus trabalhos, estimulando a comunicação científica, buscar parcerias científica, tecnológica, entre outros. A reunião Anual da SBPC é um importante fórum para a divulgação dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia. Os alunos da rede municipal participarão da Jornada Nacional de Iniciação Científica – JNIC, da SPBC, que congrega alunos indicados e vencedores das mostras e jornadas de instituições de ensino brasileiras.

Para o secretário de Educação, Alexandre Rebêlo, a oportunidade ratifica as apostas na formação de um cidadão mais apto a enfrentar a resolução de problemas, a trabalhar em equipe e que pode desenvolver novas competências através da ciência. “Já havíamos tido destaque internacional com iniciativas como o Programa Robótica na Escola. A experiência promove o protagonismo do jovem e lhe permite ter experiências únicas graças a seu desempenho acadêmico”, pontua.

Os trabalhos credenciados são: Construindo poliedros doces (E.M. Alto de Santa Terezinha), História dos cinemas no Recife: Você já foi ao cinema?  (E.M. Karla Patrícia), Nas trilhas da Revolução Pernambucana (E.M. Pedro Augusto), Gênero: respeito às diferenças, violência doméstica e social (E.M. Antônio de Brito Alves), 200 anos da Revolução Pernambucana: Um resgate artístico e cultural (E.M. Antônio de Brito Alves), A história em quadrinhos, como estratégia didática Interdisciplinar no incentivo a leitura nas séries iniciais e finais no ensino (E.M. João XXIII), A importância dos 3r's para a celulose (E.M. Hugo Gerdau), Entendendo a política ambiental da Prefeitura do Recife (E.M. Mario Melo), Mãe África: O desenvolvimento da cultura brasileira (E.M. Padre Antônio Henrique), e Revolução Pernambucana de 1817: Refazendo o tempo. (E.M. Professor José da Costa Porto).

O ano de 2018 marcou a estreia da rede municipal de ensino em eventos internacionais de ciências. Desde 2013, a Secretaria de Educação do Recife vem investindo na formação dos estudantes com projetos pedagógicos que estimulam o pensamento crítico como o MenteInovadora, Robótica na Escola e no incentivo à produção de material científico. Como resultado, a produção da rede cresceu exponencialmente e, no total, 30 estudantes conseguiram o feito inédito de conquistar vagas para apresentar seus trabalhos em 2018 e 2019 em cinco países: México, Chile, Colômbia, Paraguai e Abu Dhabi.