NOTÍCIAS

| 01.07.11 - 20h14

Museu Murillo La Greca recebe exposições de arte em papel ecológico

Exposições reúnem gravuras e bijuterias de Suzana Azevedo e do projeto Mata Vida

O Museu Murillo La Greca recebe a arte em papel “L Mais” da artista Suzana Azevedo e do projeto Mata Vida em duas novas exposições a partir deste domingo (03), com abertura às 16h. O papel “L Mais” usado como suporte para as criações é formado por materiais descartados como papelão e pó da fibra da cana brava. O Museu Murillo La Greca fica na Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366, Parnamirim. A entrada é gratuita.

A exposição “Paisagens Impressas” reúne gravuras da artista Suzana Azevedo feitas sobre as 87 superfícies dos papéis artesanais. A série de trabalhos evoca duplamente paisagens: a matéria-prima dos papéis reciclados, suas colorações verde-musgos e ocres, a rugosidade e irregularidades das superfícies, lembrando terras, chão ou peles. “A gênese do meu trabalho é o descarte. Uso papelão, restos de papéis, a fibra da cana brava, pó de serra e pó de couro de bode. É uma denúncia a destruição do mangue e da mata norte e também uma caminhada de volta à memória”, explica a artista.

De acordo com a orientadora de mestrado da artista, Luise Weiss, Suzana imprime paisagens no papel “L Mais”, evoca cactos e a fruta guajiru (própria dos manguezais, atualmente quase extinta); imagens que se repetem e refletem vivências e memórias, afirmando pertencer a um lugar, uma paisagem, na qual Suzana tem suas raízes e suas fontes de trabalho.

Já a exposição Mata Vida traz bijuterias e objetos decorativos produzidos por jovens que integram o projeto social, desenvolvido por Suzana Azevedo, desde 2004, no Centro Cultural de Goiana, na praia de Ponta de Pedras, Zona da Mata Norte do estado. São colares, cintos e frutas decorativas como o caju, peças exclusivas com formas e cores variadas. O registro do imaginário artístico impresso pelos artesãos e artistas, confere ao trabalho uma promoção à categoria de obra de arte.

A iniciativa é um recorte da produção do projeto Mata Vida, voltado para a fabricação de papel “L Mais”, com vistas à conscientização ambiental. Participam do projeto cerca de 60 jovens, que foram capacitadas e hoje produzem por conta própria seu artesanato. O projeto integra o programa Imaginário Pernambucano, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e tem o apoio da Prefeitura de Goiana.

Serviço:
Exposição Paisagens Impressas e Mata Vida
Abertura: 03 de julho (domingo), às 16h
Visitação: até 31 de julho.
De terça à sexta, das 9h às 17h.
Sábados e domingos, das 13h às 17h.
Museu Murillo La Greca - Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366, Parnamirim.
Entrada Franca
Fones: 81 3355-3127 | 3355-3126