NOTÍCIAS

Esportes | 02.06.11 - 19h14

João da Costa participa da abertura do Torneio Interestadual de Seleções de Showbol

Competição reunirá craques que fizeram história nos gramados

O prefeito do Recife, João da Costa, participa, nesta sexta-feira (03), às 18h, da abertura do Torneio Interestadual de Seleções de Showbol, no Geraldão, localizado na Avenida Mascarenhas de Moraes, Imbiribeira. O evento, que é uma realização da Prefeitura do Recife e R&R Assessoria, segue até domingo (05). Craques que atuaram durante muitos anos nos campos do Brasil estarão na capital pernambucana para a disputa, que vai envolver as seleções de Pernambuco, Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo.

Serão quatro jogos no ginásio de esportes Geraldo Magalhães (Geraldão). Haverá transmissão ao vivo pelo Canal Sportv. O torneio será disputado no sistema de mata-mata, onde os times se enfrentarão pelas semifinais na sexta-feira (03). Enquanto os cariocas duelarão com os cearenses, os paulistas terão pela frente os pernambucanos. A final e a disputa pelo terceiro lugar estão marcadas para o domingo (05). No sábado (04), os craques ministram uma oficina de Showbol para alunos da rede municipal de ensino e ainda crianças e jovens atendidos por programa sociais da Prefeitura.

O evento é importante porque coloca o Recife no roteiro nacional do Showbol, uma modalidade que vem crescendo, e também beneficia os ex-atletas do nosso Estado, que passam a ter visibilidade e espaço na modalidade”, afirmou o prefeito. A média de público do Showbol é de três mil pessoas por jogo, 30 mil pessoas por campeonato e 350 mil telespectadores acompanhando pela televisão. Grandes nomes do futebol nacional já garantiram presença no evento, a exemplo de Júnior Baiano, Viola, Djalminha e o próprio Ricardo Rocha.

Para representar Pernambuco, estão escalados o goleiro Gilberto, eleito melhor da posição no país em 1993, Albérico, Russo, Sandro, Adriano, Lico, Sérgio China, Zé do Carmo, Chiquinho, Nildo, Kuki e Leonardo. A maioria começou ou construiu a carreira nos clubes pernambucanos e alguns chegaram à seleção brasileira, como Russo e Adriano.

Segundo Eduardo Granja, presidente do Geraldão e secretário de Juventude, o Torneio de Showbol valoriza ainda mais o Geraldão, que está sendo preparado para uma reformulação. “O ginásio chega aos seus 40 anos com a perspectiva de uma grande reforma e estamos dinamizando a agenda do espaço para reforçar o papel de epicentro do esporte no Nordeste, que será resgatado ainda mais com a intervenção que já está em curso”, disse ele.

Já o secretário de Turismo, André Campos, destacou o caráter social, assim como a exposição midiática que o torneio trará para a Cidade. “É um evento importante não só para o esporte, como um trabalho social com ex-atletas, que se reverterá também para o turismo, com a geração de mídia espontânea no Brasil e exterior. Um evento democrático, por não ter custo de entrada, com grande repercussão para a Cidade”, ressaltou.

Showbol - O Showbol foi criado em 1969 por Joe Martin, ex-jogador da seleção húngara. Conta-se que Joe foi participar de jogo no Canadá, em Toronto, durante o inverno e, devido às baixas temperaturas, criou um esporte com as regras do futebol só que indoor e acrescentando mais um elemento para dar dinâmica, a tabela. O esporte chegou ao Brasil nos anos 70, tendo a primeira partida disputada em 1972, no Maracanãzinho. Durante 30 anos, o Showbol ficou no esquecimento no Brasil, mas em 2006 a seleção brasileira foi campeã no primeiro Mundialito de Showbol, na Espanha.

Confira a escalação das outras seleções e a tabela do torneio:
Ceará – Maizena, PC, Damião, Roger, Gera, Januário, Mirandinha, Reginaldo Cara de Gato, Neto, Cleisson e Marcos.

São Paulo - Dagoberto, Alex Dias, Marcelo Fernandes, Denisson, André Cruz, Ferreirinha, Dinei, Paulo Rink, Viola, Axel e Gino.

Rio de Janeiro - Robertinho, Valber, Júnior Baiano, Gonçalves, Leandro Ávila, Emerson, Robert, Marquinhos, Julinho, Bruno Reis e Gabriel.

Semifinais:
03/06 – 18h30m – Rio de Janeiro x Ceará
03/06 – 19h30m – São Paulo x Pernambuco

Disputa do terceiro lugar:
05/06 – 12h30 – Perdedor do primeiro jogo x Perdedor do segundo jogo

Final
05/06 – 13h30 – Vencedor do primeiro jogo x Vencedor do segundo jogo