Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 08.08.18 - 18h51

Prefeitura do Recife participa do 1º Encontro Jovem promovido pelo Sesc de Casa Amarela

img_alt

O objetivo da ação foi conscientizar os jovens recifenses sobre a responsabilidade com o futuro do planeta (Foto: Antônio Tenório/PCR)

 

Cerca de 120 jovens da zona norte do Recife participaram, na tarde desta terça-feira (07), do primeiro dia de programação do 1º Encontro Jovem 2018 promovido pelo SESC Casa Amarela, em parceria com a Prefeitura do Recife e o Porto Digital, em homenagem ao Dia Internacional da Juventude, que é celebrado dia 12 de agosto. O encontro, que vai prosseguir até o final do mês nos dias 14, 21 e 28, tem como objetivo focar na educação e na conscientização dos jovens recifenses sobre a responsabilidade que assumem como representantes do futuro do planeta.

A programação teve início com apresentação musical do grupo Jovens Sonhadores, do próprio SESC. Logo depois a secretária executiva de Juventude da Prefeitura, Camila Barros, proferiu palestra, seguida de debates, sobre “Juventude e Políticas Públicas do Recife”. De maneira informal, ela explicou aos jovens presentes, em sua maioria concluinte do ensino médio, os principais pontos do Plano Municipal de Juventude e do Guia das Políticas para Juventude do Recife, ambos criados na atual gestão. Camila também falou sobre a importância do Estatuto da Juventude, criado por Lei Federal em 2013.

Entre os direitos conquistados pelos jovens da cidade, ela citou o Prouni Recife, que oferece bolsas de estudo integrais em universidades particulares para alunos de baixa renda, além dos 52 cursos profissionalizantes que anualmente oferecem cerca de três mil vagas gratuitas em diversas áreas profissionais. Camila também lembrou que 30% da população da cidade está na faixa etária dos 15 aos 29 anos. Após tirar dúvidas dos jovens, a secretária executiva revelou que a sede da Secretaria Executiva da Juventude fica em Casa Amarela e que a pasta está de portas “escancaradas” para todos os visitantes.

“Esse é um evento muito especial, pois faz alusão ao Dia Internacional da Juventude que acontece no próximo dia 12. Agradeço o convite do SESC que nos convocou para esta parceria, pois é uma grande oportunidade para divulgar entre os jovens da zona norte os instrumentos que a gestão municipal dispõe para promover e garantir seus direitos”, ressaltou Camila logo após a apresentação.

Coordenadora do SESC Jovem e organizadora do 1º Encontro Jovem, Geane Carvalho, explicou que o encontro é uma forma de abrir espaço para o jovem refletir sobre temas ligados a seu universo. “Durante essas quatro terças-feiras, eles também terão oportunidade de tirar dúvidas sobre seus direitos e deveres enquanto cidadão e discutir outros temas de seu interesse, como redes sociais e direitos humanos”, resumiu, fazendo questão de agradecer a Prefeitura e o Porto Digital pela parceria.

 

PROGRAMAÇÃO

Na próxima terça-feira (14), das 13h às 17h, o encontro vai discutir os temas “O que é ser jovem negro no Recife e Região Metropolitana” e “Como exercer o direito à participação juvenil?”, também com representantes da Secretaria Executiva de Juventude do Recife. Já o terceiro tema, “Juventude e Direitos Humanos”, terá a parceria da Secretaria Executiva de Direitos Humanos.

No dia 21 de agosto, entre 13h e 16 horas, serão realizadas cinco oficinas, incluindo os temas “Drogas”, “Mundo do trabalho infantil”, “Redes Sociais”, “Estatuto da Criança e do Adolescente” e “Estatuto da Juventude”. No dia 28, das 14h às 17h, o 1º Encontro Jovem 2018 será encerrado com mostra de talentos dos jovens atendidos pelo SESC Casa Amarela.