Fundação de Cultura Cidade do Recife

NOTÍCIAS

Cultura | 28.09.18 - 17h39

Espetáculos, homenagem, oficinas e filme na 9ª Mostra de Circo do Recife

Na noite desta sexta-feira (28), José Carlos da Silva, que interpreta o palhaço Birrinho, será homenageado pela 9ª Mostra de Circo do Recife. Ontem (27) o público do Sítio Trindade conferiu o documentário “Jonas e o Circo sem Lona”.

Realizada pela Prefeitura do Recife, a 9ª Mostra de Circo do Recife começou na última quarta-feira (26) e segue até domingo (30) com oficinas, vivências, números, feirinhas, espetáculos para todos os gostos. O destaque da programação desta sexta-feira (28) é a cerimônia de homenagem a José Carlos da Silva, que é, sozinho, um circo inteiro, carregando consigo uma multidão de personagens e habilidades de picadeiro. Ontem (27), quem foi ao Sítio Trindade se encantou com o filme “Jonas e o Circo sem Lona”.

A programação desta sexta começou com a Oficina de Contorção de Geórgia Bergamim (RJ), no Paço do Frevo, seguiu com o espetáculo “A Arte da Mágica” de Mickael Marvey (PE), no Compaz Governador Eduardo Campos. À tarde e a noite, vai ter Feira Circense com a venda de matérias de Circo com a DYM – Comércio de Materiais Circenses (SP) e Nil Sapatos (PE), no Sítio Trindade. 

Às 19h, terá início a homenagem a José Carlos. Para desenvolver seus talentos, ele começou sua trajetória circense bem cedo, ainda aos 9 anos de idade, quando se tornou vendedor de pipoca no Circo Havaí. Aos 10, já voava nos trapézios, sagrando-se o Príncipe das Alturas, seu primeiro alterego circense. Logo depois, aos 11 anos, pariu mais um personagem para a sua trupe de um circense só: o palhaço Birrinho, nome dado pelo dono do Circo Havaí, Sr. Eugênio.

Sete anos mais tarde, aos 18, resolveu dar vazão a seu antigo apreço pelo ilusionismo, encarnando o Mágico Professor Carlos, segundo pseudônimo que assumiu no picadeiro, onde também foi e é atirador de facas e capataz. Além de habilidades, colecionou trupes, tendo trabalhado nos circos Havaí, Leone, Copa do Mundo, Atalaia, África do Sul, Manchete, Barcelona, 7 Anões, Real, Grand Londres Circo, Disney, Di Nápoli, Lambari, Alakazam, entre muitos outros. Aos 63 anos de idade e 54 de picadeiro, José Carlos segue atuando como mágico, palhaço e atirador de faca no Circo Popular de Limoeiro. “Não deixo o circo por nada nesse mundo. É lá que me sinto vivo”, diz o multifacetado artista, que vai deixar, além dos personagens que criou, outra multidão como legado para o circo: seus 8 filhos, 48 netos e 6 bisnetos, todos “circenses de nascença”.

Quinta-feira (27) – Quem participou da segunda noite de programação da 9ª Mostra de Circo do Recife, nesta quinta-feira (27), no Sítio Trindade, conferiu a exibição do documentário “Jonas e o Circo sem Lona”. O filme de Paula Gomes conta a história de Jonas, 13 anos, filho e neto de artistas circenses. Com saudades dos tempos em que toda a família vivia entre as alegrias de um picadeiro, Jonas resolve montar o seu próprio circo improvisado no quintal da casa onde mora, na Bahia. O filme já percorreu mais de 30 festivais, tendo sido premiado no México, nos Estados Unidos, na Espanha e na França. 

Alunos e professores da Escola Estadual Dom Bosco estivem entre o respeitável público que se emocionou com o documentário. Para a estudante Renata Rocha, 19 anos, foi mais do que interessante conhecer a história de alguém tão apaixonado pela arte circense: “eu nunca fui a um circo, por isso pretendo vir assistir aos espetáculos dessa Mostra no final de semana. Gostei demais de conhecer a história do menino Jonas”.

Já de acordo com a professora de português, Zenaide Rabelo, o que mais chamou a atenção foi a discussão sobre o querer e o poder que surge no filme. “Uma das questões levantadas é sobre a liberdade. O garoto quer ser livre, viver com o tio num circo itinerante, mas a mãe dele o quer por perto e se dedicando aos estudos”, contou ela. E o professor de física Petros Chaves concordou com a colega: “há um cenário de muitas dificuldades financeiras. Por isso, há um dilema da mãe entre deixar o adolescente ir viver só num circo e segurá-lo em casa para que ele foque nos estudos e tenha melhores condições de vida”.


Confira a programação completa:

Sexta-feira (28)

14h às 17h – Oficina de Acrobacia Aérea com Millena Miranda (BA) no Sítio Trindade

14h às 20h – Feira Circense: Venda de matérias de Circo com a DYM – Comércio de Materiais Circenses (SP) e Nil Sapatos (PE), no Sítio Trindade

19h – Cerimônia de homenagem ao multiartista José Carlos da Silva (Palhaço Birrinho | Mágico Professor Carlos)

19h15 – Espetáculo “O Circo da Família Vidal” do Disney Circo (PE), no Sítio Trindade

 

Sábado (29)

9h às 12h – Oficina de Contorção com Geórgia Bergamim (RJ), no Paço do Frevo

14h às 20h – Feira Circense: Venda de matérias de Circo com a DYM – Comércio de Materiais Circenses (SP) e Nil Sapatos (PE), no Sítio Trindade

16h - Espetáculo “Cabaré – Espetáculo de Variedades Circenses” da Cia. Brincantes de Circo (PE), no Sítio Trindade

17h às 19h - Intervenções circenses com Carlos Vivero (CHI), Cristian Vargas (ARG), Suenne Sotero (PE) e Paulo Ygar (SP), no Sítio Trindade

19h – Espetáculo “O Circo Existe, Olhe pra ele” do American Circo (PE), no Sítio Trindade

 

Domingo (30)

8h30 - 5º Bobociclismo com os Doutores da Alegria (celebreção dos 15 anos de atuação no Recife e o Dia Estadual dos Doutores da Alegria), no Parque da Jaqueira

9h às 12h – Oficina de Contorção com Geórgia Bergamim (RJ), no Paço do Frevo

13h às 16h - Vivências Circenses de equilíbrio, malabares, acrobacias com Jonathan Marinho, Hosani Gomes (PE), Cesar Gomes (PE) e Rhayan Gomes (PE), no Recife Antigo (Av. Rio Branco)

13h às 17h - Abertura da Mostra fotográfica “Doutores da Alegria Recife – 15 anos”, no Recife Antigo (Av. Rio Branco)

13h às 17h – “Comidinhas de Circo” - Feira gastronômica com comidas de circo (algodão doce, pipoca, maçã do amor), no Recife Antigo (Av. Rio Branco)

16h – Mostra de Números Circenses com Rapha Santacruz (PE), Natália Lua (PE), Cia. 2 em Cena (PE), Jaqueson Santana (PE), A Trupe (PE), Ivo Amaral (PE), Suenne Sotero (PE), Lucrecia Forcioni (PE) e Geórgia Bergamim (RJ), no Recife Antigo (Av. Rio Branco)

16h – Espetáculo “Um Show de Risos & Mágica” do Circo Nawellington (PE), no Sítio Trindade

17h às 19h - Intervenções circenses com Yeyo Juggling (CHI), Erisson Correia (PE) e Suenne Sotero (PE), no Sítio Trindade

19h – Espetáculo “Arte, Luz, Música e muita Alegria” do Circo Alves (PE), no Sítio Trindade