Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 09.10.18 - 15h56

PCR capacita profissionais no Dia Mundial de Saúde Mental

A Secretaria de Saúde do Recife realiza seminário no bairro de Afogados, nesta quarta-feira (10)

 

A Secretaria de Saúde do Recife realiza, nesta quarta-feira (10), o 3º Seminário de Saúde Mental do Distrito Sanitário 5. O evento, que acontece desde 2016, será exatamente no Dia Mundial da Saúde Mental. O principal objetivo é, além do aprendizado de novos estudos da área, realizar a troca de experiências entre profissionais da Rede de Atenção Psicossocial do município.

O tema do seminário neste ano é “O Sujeito na sua complexidade: a quem ele pertence? A visão do usuário e dos profissionais da RAPS no cuidado integral da comorbidade”. Comorbidade é a ocorrência de uma patologia em um indivíduo já portador de outra doença, como a dependência química em indivíduos com transtornos mentais. Acredita-se que 50% desses pacientes desenvolvem problemas com álcool e outras drogas.

O Dia Mundial da Saúde Mental foi instituído em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental (World Federation for Mental Health). Já a Política Nacional de Saúde Mental, apoiada na lei 10.216/02, busca consolidar um modelo de atenção à saúde mental aberto e de base comunitária. Ou seja, garante a livre circulação das pessoas com transtornos mentais pelos serviços, comunidade e pela cidade. 

O modelo conta com uma rede de serviços e equipamentos variados tais como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT), os Centros de Convivência e Cultura e os leitos de atenção integral (em Hospitais Gerais) e o Programa de Volta para Casa, que oferece bolsas para egressos de longas internações em hospitais psiquiátricos.

 

Programação

 

DATA: 10/10/2018

LOCAL: Auditório da IPESU - Rua São Miguel, 176 - Afogados, Recife - PE

HORÁRIO: 8h às 16h

 

MANHÃ

08h - Credenciamento

9h - Mesa de Abertura

9h30 - Apresentação Projeto Fábrica

10h - 1ª Mesa temática: “Com a palavra: o usuário”. A mesa será composta com usuários ou familiares dos CAPS Galdino Loreto, CAPS AD René Ribeiro, CAPSi Cléa Lacet e familiar de usuário do CEMPI.

 

TARDE

14h - 2ª Mesa temática: “Com a palavra: a rede”. A mesa será composta de representantes da Saúde Mental, da Atenção Básica, dos Leitos Integrais, da Unidade de Acolhimento e do eixo Infanto Juvenil.