Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 31.01.19 - 16h22

PCR realiza ação educativa de prevenção da gravidez na adolescência

img_alt

Profissionais da Secretaria de Saúde abordarão usuários na Estação Central do Metrô, nesta sexta-feira (1º) (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Profissionais da Atenção Básica da Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife realizarão nesta sexta-feira (1º de fevereiro), de 9h às 13h, uma ação de abordagem educativa na Estação Central do Metrô, em alusão à primeira Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência. A data foi decidida pela Lei 13.798, sancionada no início deste mês pelo Governo Federal. Serão distribuídos na ação preservativos femininos e masculinos e lubrificantes, além de material educativo.

O objetivo é alertar para os riscos à saúde da mulher e do bebê associados à gravidez precoce, como o aumento da pressão arterial e as crises convulsivas (eclâmpsia e pré-eclâmpsia) na gestante, e prematuridade e baixo peso, nos bebês, além dos cuidados para evitar infecções sexualmente transmissíveis e a Aids.

O pré-natal no Recife é feito nas unidades básicas de saúde, 170 ao todo, por isso a importância do acolhimento, aconselhamento e consulta de planejamento reprodutivo. Em 2018, 13,4% das gestantes que realizaram partos nas maternidades públicas da Capital eram adolescentes. Houve uma queda, já que em 2015, esse grupo representava 15,8% dos partos.