Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 25.04.19 - 19h35

Fórum capacita técnicos e gestores para acompanhamento das metas do Plano Municipal de Educação

img_alt

Especialista diz que cidade do Recife supera os índices estabelecidos de duas importantes metas, número de escolas de ensino integral e qualidade da educação do ensino básico (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

 

O 1º Fórum Municipal de Educação e Monitoramento reuniu gestores e técnicos durante toda esta quinta-feira (25) para analisar as metas do Plano Municipal de Educação e capacitarem-se numa metodologia de monitoramento desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC). O especialista em educação e ex-técnico do MEC em Pernambuco, Gustavo Amaral, foi quem conduziu o treinamento.

De acordo com ele, Recife já se destaca no cumprimento da meta de universalização do ensino básico em maior grau do que o índice alcançado em termos de Brasil. No item que se refere a qualidade da educação básica, o Recife conseguiu atingir a nota de 5,0 e superar a meta de 4,9 do Plano Nacional de Educação. Outra meta superada, em muito, pelo município se refere ao ensino integral. Enquanto a meta para este indicador é de 50%, Recife atingiu 87,5%.

O vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, prestigiou o evento e afirmou aos participantes que o Fórum é muito importante, sobretudo, pelo momento que passa o País. O secretário de Educação do Recife, Bernardo de D’Almeida,  fez o encerramento da atividade.  

O Plano Municipal de Educação (PME) tem como diretrizes a erradicação do analfabetismo, universalização do atendimento escolar, superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação; melhoria da qualidade de ensino, promoção da educação em direitos humanos e à sustentabilidade socioambiental; valorização dos profissionais de educação, entre outras.