Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 09.05.19 - 19h38

Programa Mãe Coruja Recife comemora Dia das Mães com shows e serviços para as mulheres

img_alt

Na tarde desta quinta-feira (9), o Parque Dona Lindu recebeu mais de 500 mulheres do projeto que ofereceu uma tarde comemorativa com shows, massagem, maquiagem, penteado, limpeza de pele e outros serviços (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

 

Mais de 500 mulheres participaram, na tarde desta quinta-feira (9), da festa de Dia das Mães do Programa Mãe Coruja, realizada pela Prefeitura do Recife no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. O prefeito Geraldo Julio, acompanhado da primeira-dama, Cristina Mello, esteve no local que receber carinhosamente as  mulheres que são assistidas nos dez espaços Mãe Coruja Recife, em uma tarde que contou com serviços como massagem, maquiagem, penteado afro, oficina de turbantes, limpeza de pele e design de sobrancelhas, e ainda apresentação musical do grupo Amigos Sertanejos, Geraldinho Lins e Gerlane Lopes.

"Esta é a comemoração do dia das Mães, com as mães do Mãe Coruja, este programa que já chegou a 10 mil gestantes cadastradas, tantas crianças que já nasceram com o acompanhamento do projeto e que tem o acompanhamento multidisciplinar até hoje. Um serviço diferenciado no Brasil Inteiro que a gente tem aqui e comemorar o dia das mães com elas é especial. A gente está muito feliz, de estar aqui junto com os artistas que vieram premiar elas com suas apresentações e estamos muito felizes também de ter a oportunidade de poder comemorar com elas o sucesso desse programa que é uma política pública vencedora no Brasil", declarou o prefeito Geraldo Julio.

O programa, criado em 2014, tem o objetivo de reduzir a mortalidade materna e infantil na cidade, a partir de ações integradas de várias modalidades, integrando várias secretarias municipais, contribuindo para o fortalecimento dos vínculos entre mãe, bebê e familiares. No projeto, as mulheres são acompanhadas mensalmente durante o pré-natal, parto e puerpério, e seguem no suporte das crianças até os 5 anos de idade.

Tatiane Nascimento, de 25 anos, falou da alegria de poder integrar o programa e estar participando da festividade. "É um dia especial, para nós que somos mães, termos uma atenção para a gente, para esse momento único, ter esses cuidados e esses serviços que estão sendo oferecidos aqui. Está sendo um dia diferente e muito animado", comentou a mãe que está no programa há um ano, e faz o acompanhamento do pequeno Lucas, de três meses, atendida na Unidade de Saúde da Família Hélio Mendonça, no Córrego do Jenipapo.

O  Mãe Coruja Recife atualmente conta com mais de dez mil mulheres cadastradas, das quais cerca de duas mil estão gestantes e mais de sete mil crianças já estão cadastradas. Até agora sete mil kits bebês foram entregues às gestantes que fizeram pelo menos sete consultas de pré-natal.

O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, falou do momento de comemoração e da importância do programa."Vários artistas vieram para cá voluntariamente, e estão abrilhantando esta festa que está aqui com 500 famílias, com mães, crianças e gestantes. Este é o momento de celebrar o dia das mães em um programa que já mostra bons resultados e tem protegido vidas de crianças e mulheres, e mais do que isso, tem ajudado a promover o desenvolvimento infantil, que é a maior aposta que qualquer cidade pode fazer no seu futuro", pontuou o secretário sobre o programa. 

No evento, as mães também contaram com Espaço de Proteção montado para as crianças brincarem, enquanto se  divertiam e aproveitavam dos serviços de beleza. A festa foi apresentada e animada pelos atores  Mateus e Catirina,  além dos shows dos Amigos Sertanejos, Geraldinho Lins e Gerlane Lopes. Na ocasião, as participantes ainda receberam de presente uma blusa do programa.