Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 10.05.19 - 20h59

Vasco da Gama de cara nova com o Mais Vida nos Morros

img_alt

O prefeito Geraldo Julio entregou nesta nesta sexta-feira (10) o resultado do projeto que mobilizou 350 famílias. Comunidade é a 10ª a receber o projeto, que está em andamento em outras duas localidades (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Os morros do Recife estão passando por uma bonita transformação urbanística. Na tarde desta sexta-feira (10), moradores do Vasco da Gama, localizado na Zona Norte da cidade, comemoraram o resultado dessa transformação, em mais uma edição do programa Mais Vida nos Morros, projeto da Prefeitura do Recife que leva cor, arte urbana e consciência ambiental para comunidades. O prefeito Geraldo Julio esteve no local para fazer a entrega e parabenizar a população pelo engajamento na iniciativa.

“O Mais Vida nos Morros está crescendo, está se espalhando na cidade. Já são agora doze áreas e a intervenção aqui no Vasco da Gama foi uma das maiores que fizemos. A gente consegue ver no olhar dos moradores a transformação que acontece no bairro. Uma moradora estava me dizendo que agora eles passam a cuidar melhor do seu bairro. Isso é que é importante, todo mundo junto, a Prefeitura, iniciativa privada e os moradores transformando a cidade”, destacou o prefeito que garantiu que até o final do ano mais 6 comunidades receberão o projeto.

Recentemente reconhecido como referência nacional para inovação em políticas públicas pelo Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos - ONU-Habitat, o projeto Mais Vida nos Morros tem como objetivo despertar sentimento de comunidade nos moradores, preocupação com o coletivo, autoestima e identidade, buscando o orgulho do morador com o seu território. Tudo isso é feito a partir de oficinas, diálogo e integração dos moradores com as pinturas feitas nas áreas, melhorando a relação do cidadão com o seu entorno e sua cidade. Ao todo são 12 áreas já beneficiadas pelo projeto. A etapa do Vasco da Gama foi a décima entregue, e outras duas estão em andamento. 

O secretário executivo de inovação Urbana da Prefeitura do Recife, Tullio Ponzi, falou da integração dos moradores com o projeto. “O morador passa a ser parte da solução dos problemas. A gente mostra com isso que a cidadania você pode exercer todos os dias. O programa também traz várias ações voltadas para o lixo, cuidados, práticas sustentáveis, compostagem do lixo orgânico, plástico transformado em banquinhos ou lixeiros. Aqui vemos a gestão pública tornar o morador o grande protagonista, diagnosticando problemas e propondo soluções. É realmente um programa transformador”, afirmou o secretário sobre o programa, que teve início em 2016 e já beneficiou diretamente mais de 13 mil recifenses, moradores do Alto do Maracanã, Córrego do Jenipapo, Mangabeira, Alto José do Pinho, Ibura, Alto Santa Isabel, Morro da Conceição, Sítio São Brás, Beberibe e Vasco da Gama. 

O morador da localidade, Dionizio Gomes de Lima, falou de como foi bom receber o program no local. “Foi maravilhosa a experiência, primeiro de tudo porque nosso lugar ficou mais limpo. Aqui era feio, desorganizado e aí recebemos orientações, nos integramos e todos estão fazendo a sua parte e tornando o lugar mais legal. As plantas, as pinturas das paredes, tudo os moradores ajudando a organizar. Foi muito bom, as casas estão lindas, arrumadas, a rua mais agradável”, comentou o aposentado.

Durante os três últimos meses, os moradores participaram de encontros, para pensar como poderiam melhorar o lugar em que moram, e receberam oficinas que os ajudaram a repensar em alternativas para o descarte do lixo, compostagem e ainda culinária sustentável e artesanato, com objetivo de criar incentivos para estimular uma mudança de comportamento do morador em relação a separação do seu lixo. As ruas, calçadas e as escadarias tiveram intervenções artísticas, tudo pensado com as crianças e para elas. 

Na Escola Municipal Chico Science uma horta foi construída pelos jovens e servirá como um verdadeiro laboratório para os estudantes multiplicarem os conhecimentos para toda a comunidade. A quadra da região  foi totalmente reformada, recebeu novo gradil, recuperação estrutural e pintura, e o parque infantil anexo à quadra ainda ganhou uma cerca nova, banquinhos e brinquedos recuperados.

“É muito bom poder ver o poder de transformação desse projeto. Para nós o sentimento é de felicidade. Nossa missão como empresa é levar cor para a vida das pessoas. Acreditramos muito nesse projeto e participar disso é maravilhoso”, declarou Rosângela Kirzner, Gerente Técnica das Tintas Coral, parceira do Mais Vida Nos Morros, junto com as empresas Asa, Rota (Mídia Exterior), Italiana, Cimento Forte, ConcrEpoxi, Bem-te-vi, Deskontão, Armazém Achaqui e Grupo KarneKeijo.

No evento, que comemorou a entrega do resultado do projeto, os moradores também contaram com feirinha de culinária sustentável, brincadeiras para as crianças e apresentação no teatro Lobatinho. A noite ainda recebeu as apresentações musicais da Galeria do Ritmo e das cantoras Nena Queiroga e Bia Villachan.