Secretaria de Planejamento e Gestão

NOTÍCIAS

Gestão e Planejamento | 16.05.19 - 19h53

“Alimentar o presente é cuidar do futuro” é o tema da 5ª Semana do Bebê

img_alt

De olho no futuro dos pequenos recifenses, a Semana do Bebê contará com mais de mil ações voltadas para crianças de zero a seis anos e suas famílias. Engajamento da sociedade civil é grande diferencial desta edição.

 

Uma semana inteira dedicada aos pequenos cidadãos recifenses e suas famílias. A 5ª Semana do Bebê, promovida pela Prefeitura do Recife, chega para reforçar a importância das ações, projetos e programas voltados para a primeira infância – faixa etária de zero a seis anos. A programação envolve onze secretarias municipais entorno de atividades que visam o desenvolvimento infantil de olho no futuro. A abertura da Semana do Bebê será na próxima segunda-feira (20), no Teatro Santa Isabel, Bairro de Santo Antônio, às 8h30. As atividades acontecerão até o domingo, dia 26/05, em diversos pontos da cidade, sendo o encerramento parte de uma programação especial do Recife Antigo de Coração, no Bairro do Recife. As atividades, entretanto, se estenderão até o final do mês.

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social que acontece em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Tem como objetivo fortalecer as ações realizadas no município, referentes ao cuidado, promoção, prevenção e assistência à criança, no âmbito da saúde, educação, desenvolvimento social e direitos humanos. O foco das atividades está centrado na geração de afetos e na construção de vínculos familiares e comunitários como impulsionadores do desenvolvimento infantil e, consequentemente, do desenvolvimento de cidadãos que farão a diferença no futuro.

Este ano, a Semana do Bebê traz como tema “Alimentar o presente é cuidar do futuro”, trazendo um importante alerta sobre as perspectivas a longo prazo com base no que possível e urgente a ser feito hoje. “Investir na primeira infância significa um cuidado que mexe com toda a família e que prepara a formação cidadã da criança, consequentemente ganha toda a cidade. Esta é uma prioridade na gestão. Quando investimos na primeira infância estamos nos conectando com o futuro em todos os aspectos, na saúde, na educação, no desenvolvimento social e humano”, explica Jorge Vieira, secretário de Planejamento e Gestão do Recife, que coordena a elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância.

Com mais de mil ações, cerca de 50% a mais do que em 2018, a programação desta edição traz atividades que estarão presentes em diversos locais da cidade. As ações fazem parte da soma, colaboração e engajamento das seguintes Secretarias municipais: Administração, Saúde; Educação; Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Planejamento, Habitação; Saneamento; Mulher; Segurança Urbana e Turismo, Lazer e Esportes. Além da ampliação das atividades, a Prefeitura do Recife ganha este ano novos parceiros que abraçaram a ideia e reforçam o time de olho no futuro. Hospitais e escolas particulares, consultórios pediátricos, universidades privadas, shoppings, além de artistas e influenciadores digitais que chegam para somar esforços junto ao poder público.     

O encerramento da 5ª Semana do Bebê será no Recife Antigo de Coração, evento que leva opções de lazer para toda a família no Bairro do Recife. Além da programação esportiva, de lazer e de serviços, o polo infantil contará com brinquedos infláveis e recreadores. Também haverá uma ação de terapia assistida com cavalos e cães, das 9h às 18h. O encerramento também contará com shows gratuitos de Tio Bruninho, Carol Levy e Orquestra Criança Cidadã.

 

Programação

Dia 20 de maio

Dia 21 de maio

Dia 22 de maio

Dia 23 de maio

Dia 24 de maio

Dia 25 de maio

Dia 26 de maio

Dias Extras

 

MARCO LEGAL E PLANO MUNICIPAL DA PRIMEIRA INFÂNCIA – O Marco Legal estabelece a Política Municipal para a Primeira Infância, que compreende crianças de 0 a 6 anos de idade, mulheres grávidas e seus núcleos familiares. O documento foi assinado pelo prefeito Geraldo Julio durante a edição do ano passado da Semana do Bebê. Nele estão as diretrizes, instrumentos e competências para a formulação de políticas públicas direcionadas a esse público. Para a construção desses documentos, a Prefeitura do Recife conta com o suporte dados pela Fundação Bernard van Leer e Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, envolvendo diretamente 10 secretarias municipais.

O desdobramento do Marco Legal vem com a instituição do Plano Municipal da Primeira Infância. Enquanto o Marco assinala a importância de se investir na primeira infância e delimita o que é preciso fazer para assegurar as políticas voltadas para essa faixa etária da vida, o Plano estabelece as ações, projetos e programas que precisam ser desenvolvidas, fortalecidas ou incrementadas. Trata-se de um arcabouço legal que tem por objetivo garantir a continuidade dessas intervenções independente da gestão. O documento terá como ponto de partida as mais de 200 políticas, programas e projetos que a gestão municipal já desenvolve para as crianças.

 

Confira alguns destaques da 5ª Semana do Bebê:

 

 

Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

 

Praia Sem Barreiras

O projeto foi iniciado em 2013 atendendo pessoas com deficiência na promoção do banho de mar assistido. Para a Semana do Bebê, as equipes desenvolvem um trabalho específico para a Primeira Infância A ação será no sábado (25), começando às 8h com acolhimento. A programação contará com atividades da Academia da Cidade, banho de mar assistido e vôlei sentado a fim de estimular as relações afetivas entre as famílias e as crianças em seu processo de desenvolvimento infantil.

 

Geração Afeto

Duas oficinas do Brincar, que fazem parte do Programa Geração Afeto, serão promovidas nos dias 20 e 21, às 14h, nos Espaços Mãe Coruja Recife da Upinha Hélio Mendonça, no Córrego do Jenipapo, e na Upinha Emocy Krause, na comunidade Santa Luzia, na Torre. O projeto municipal aposta na importância do brincar e envolve profissionais das secretarias de Saúde, Educação e Direitos Humanos/Gerência da Criança e do Adolescente.

A mesma atividade do Geração Afeto acontecerá no Compaz Ariano Suassuna, na terça-feira (21), em parceria com o Programa Mãe Coruja e o Programa Primeira Infância do Cras Torrões. A proposta é promover as relações afetivas entre as famílias e as crianças em seu processo de desenvolvimento infantil durante as fases gestacional e da primeira infância – de zero a seis anos.

 

Ato no Dia Internacional de Crianças Desaparecidas e Prevenção ao Abuso, Exploração Sexual e Tráfico de Crianças e Adolescentes

Na sexta-feira (24), a partir das 8h, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos apoia o ato promovido pela Delegacia de Proteção da Criança e do Adolescente (DPCA) para marcar o Dia Internacional de Crianças Desaparecidas e Prevenção ao Abuso, Exploração Sexual e Tráfico de Crianças e Adolescentes. Nesse dia vai haver o empulseiramento de crianças, mostrando a importância da identificação do público infantil em locais de grande circulação.

 

 

Secretaria de Saúde

 

A programação da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife inclui 391 atividades nas unidades de Saúde da Família, maternidades e policlínicas da rede municipal; no Hospital da Mulher do Recife (HMR) Dra. Mercês Pontes Cunha, nos Centros Comunitários da Paz (Compaz), em bibliotecas, creches, Espaços Mãe Coruja Recife, terreiros de matriz africana e locais públicos da cidade.

 

Bebê Prefeito

Uma das principais ações é a entrega simbólica, na terça-feira (21), da chave da cidade à primeira criança nascida logo após a abertura oficial da Semana do Bebê, para chamar a atenção para a importância dos cuidados na primeira infância - de 0 a 6 anos de idade. 

 

Contação de histórias e inaugurações

No edifício sede da Prefeitura do Recife, o Gabinete do Prefeito se transformará num espaço para contação de história. 

 

Palestras

Além disso, haverá palestras com assuntos ligados à primeira infância, como introdução alimentar e cuidados gerais com as crianças; dia da beleza para as mães, ensaio fotográfico, gincana, cine-pipoca, sessões de shantala e cursos de formação para os profissionais da rede. 

 

Leite materno

A Semana de Doação de Leite Humano também ganhará destaque durante a Semana do Bebê, com ações de incentivo à doação de leite materno e arrecadação de potes de vidro nas quatro maternidades municipais (Arnaldo Marques, no Ibura; Bandeira Filho, em Afogados; Barros Lima, em Casa Amarela; e no Hospital da Mulher do Recife, no Curado).

 

 

Secretaria de Educação

 

Mais de 400 atividades serão realizadas pela Rede de Ensino Municipal do Recife, durante a 5ª Semana do Bebê. Entre os destaques, a Secretaria irá entregar duas creches requalificadas à população, que são o CMEI Brasília Teimosa e a Creche Casinha Azul, na Iputinga. Juntas, as unidades acolhem 256 crianças.

 

Estímulo ao afeto

Na terça-feira (21), a Creche Estrela da Manhã, na Comunidade Dancings Days (Imbiribeira), realizará a ação Adote um Bebê. A ideia é que meninos e meninas passem um dia cuidando de um boneco como se fosse um bebê de verdade. Eles terão que cumprir algumas tarefas diárias que são comuns na vida adulta envolvendo um recém-nascido, como dar banho, trocar fralda e roupa, além de alimentar a criança. O objetivo é estimular as relações de afeto e de responsabilidade, além de desmistificar os papéis de gênero. A Estrela do Amanhã cuida de um total de 80 crianças de 1 a 5 anos, nos dois turnos. 

 

Família na Escola

O Projeto Família na Escola será lançado sexta-feira (24), na Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire. O objetivo é envolver as famílias na vida escolar das crianças de maneira mais interativa, fortalecendo os laços entre a escola e o núcleo familiar. O projeto envolve o Conselho de Pais e crianças nas creches e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), das 8h às 11h30.

 

Aleitamento materno

Dia 20, o CMEI Mãezinha do Coque em Joana Bezerra, realizará a palestra “Aleitamento Materno, criando vínculos e laços”, voltado para a comunidade escolar.  A palestra tem como intuito reforçar a importância do leite materno para o desenvolvimento do bebê e também para estreitar ainda mais o vínculo entre as mães e filhos. Já no dia 23, o público em geral vai poder participar da oficina “Resgate: as tranças e penteados afro”, que tem como objetivo valorizar a identidade da mulher negra, na Creche Waldemar de Souza Cabral na Bomba do Hemetério.

 

 

Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer

 

Parques

Uma das sugestões para curtir a cidade durante a Semana do Bebê é conferir as atrações nos parques da cidade. Os Parques Santos Dumont, Santana e Macaxeira terão programação especial para os pequenos e pequenas com oficinas, recreação, brincadeiras populares, contação de histórias, rodas de conversa para pais e filhos com estímulo aos laços de afeto. As atividades nesses espaços acontecerão no sábado e domingo (25 e 26).

 

Academia Recife

As Academias Recife também entram na programação com aulões específicos, das 6h30 às7h30 e das 18h30 às 19h30. Essas atividades com horários especiais acontecerão nas seguintes unidades: Santo Amaro, Engenho do Meio, Hipódromo, Lagoa do Araçá, Água Fria, Várzea, Guabiraba, Boa Viagem, Macaxeira, Barro, Casa Amarela, Coque, Parque Santana, Ibura, Jaqueira, Torre, Ipsep e Mustardinha.

A Academia Recife de Boa Viagem, no Segundo Jardim, também terá programação especial com aula de Pilates Solo. Essa atividade, voltada para gestantes, será na terça-feira (21), das 6h30 às 8h. Palestra com o tema “Desenvolvimento do Bebê e Introdução Alimentar” também está no cronograma das atividades desta unidade da Academia Recife.

 

Olha! Recife

Olha! Recife de ônibus terá um passeio específico para mães e filhos atendidos pelo Programa Mãe Coruja, na quinta-feira (23). O projeto de sensibilização turística da Prefeitura do Recife vai levar o grupo participante para o Parque de Dois Irmãos, com acompanhamento de guia de turismo.

 

 

Secretaria de Segurança Urbana

 

Os Centros Comunitários da Paz (COMPAZ) Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, e Ariano Suassuna, no Cordeiro, também integram o cronograma de atividades da 5ª Semana do Bebê. Além das próprias atividades, as duas unidades receberão atividades de outras secretarias engajadas na iniciativa.

 

Compaz Ariano Suassuna (Cordeiro)

Engantinhando na Leitura 

O projeto faz parte da rede municipal de Bibliotecas da Paz e se engaja na programação da Semana do Bebê deste ano. O projeto tem como objetivo promover os primeiros contatos das crianças até seis anos de idade com o mundo da literatura e as inúmeras possibilidades que esse universo pode promover desde a infância. A contação de histórias será na terça-feira (21), a partir das 9h.

 

Espetáculo de Circo 

O Compaz Ariano Suassuna abre as portas para o picadeiro. O Palhaço Bóris, já conhecido das crianças que fazem uso desse rico espaço, faz apresentação especial também na terça-feira (21), a partir das 10h.

 

Compaz Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha)

Capoeira em família

O Dojô do Compaz Eduardo Campos abre espaço para crianças de 3 a 6 anos, seus pais e mães para a prática da capoeira. Um momento de interação, integração e que garantirá a diversão vivenciada em família. A atividade será na terça-feira (21) e começa a partir das 15h.

 

Conversa Musical

Na Praça de Evento um jeito diferente de contar história: com música. A Conversa Musical vem com cantigas maternas e será apresentado pelas artistas Cláudia Bettini, Mariane Bigio e Lulu Araújo. A apresentação é lúdica, faz uso instrumentos musicais e começa às 10h no sábado (25).

 

 

Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade

 

O Jardim Botânico e o Eco Núcleo do Parque da Jaqueira são outros dois importantes espaços da cidade que também integram a programação da 5ª Semana do Bebê. Os dois espaços visam promover a interação das crianças com a natureza e importância de cuidar dela, um zelo com o meio ambiente que precisa ser incentivado desde a infância.

 

Jardim Botânico e Eco Núcleo da Jaqueira

Localizado no bairro do Curado, o Jardim Botânico promoverá diversas atividades na quinta (23) e no sábado (25). A programação começa às 9h e segue até às 11h, nos dois dias, com oficina de pinturas feitas com as mãos, apresentação musical com o Dr. Natureza e Histórias Cantaroladas, com o Macaco Caco. A mesma programação acontecerá no Eco Núcleo da Jaqueira na sexta-feira (24) e no domingo (26), mantendo também o mesmo horário, das 9h às 11h.

  

 

Secretaria da Mulher

 

A secretaria promoverá rodas de diálogos e vivências lúdicas com o objetivo de trabalhar a importância do autocuidado, fortalecimento dos elos familiares e o reconhecimento da importância das mulheres. As rodas de conversas acontecerão em algumas maternidades da rede municipal de saúde. Algumas comunidades do Recife também receberão as equipes da Secretaria para um bate papo sobre violência e feminicídio.

 

Maternidades

As rodas de diálogos e vivências lúdicas acontecem entre os dias 21 e 23 chegando na maternidade do Cisam, na Encruzilhada, a partir das 9h, com o tema “Mãe, deixa eu te ninar”. A mesma atividade chegará nos dias 22 e 23 na Maternidade Barros de Lima, em Casa Amarela, e na Policlínica Arnaldo Marques, no Ibura.

 

Combate ao feminicídio

As rodas de diálogo também começam no dia 21, às 14h, na Associação de Moradores da UR1, no Ibura. Direitos das mulheres, combate ao feminicídio e o empoderamento das recifenses são algumas das pautas. As conversas também serão realizadas no Centro Educacional Miriam Imerilda, em Dois Unidos, no Lar Fabiano de Cristo, na Várzea e na Colônia Penal Feminina do Recife. 

 

 

Secretaria de Habitação

 

A secretaria promoverá atividades nos habitacionais Padre Miguel, no bairro de Afogados, e Travessa do Gusmão, no bairro de São José. A ação acontecerá em parceira com o Conselho Regional de Nutrição – 6ª Regional. As atividades propostas trabalham informações sobre alimentação saudável de forma dinâmica, com oficinas sensoriais, teatro e atividades lúdicas, nos dias 21 e 23, no Habitacional Padre Miguel e no Habitacional Travessa do Gusmão, respectivamente.

 

Oficina Sensorial - Realização de atividade para estimular o paladar e o consumo de frutas. A atividade envolverá grupos de crianças nas faixas etárias de 0 a 3 anos, 4 a 6 anos, 7 a 8 anos, e de 8 a 10 anos. Serão organizadas quatro ilhas com bandejas de frutas (banana, laranja-cravo, melancia, maçã, abacaxi e uva) onde cada criança do grupo, uma por vez, será vendada e orientada a pegar, sentir o cheiro e dizer o nome do alimento. Enquanto isso, as demais aguardam a resposta.

 

Teatro e atividades lúdicas - Apresentação de peça infantil com foco em informações sobre a alimentação saudável. Realização de jogos e brincadeiras para fixação das informações.

 

 

Secretaria de Saneamento

 

A Secretaria de Saneamento também atuará em outros espaços da cidade com atividades lúdicas e de informação para crianças e seus núcleos familiares. As atividades acontecerão nos dias 20, 21 e 22, sempre no período da tarde.

 

Contação de histórias

Como contar histórias e encantar crianças: a importância da Cantiga de Ninar na construção dos vínculos afetivos entre mãe e filho é o tema da atividade que será levada ao Conjunto Habitacional Irmã Terezinha, em Campina do Barreto, na segunda-feira (20), a partir das 16h.

 

Oficina

Na terça-feira (21) a Semana do Bebê acontecerá na Escola Geração Ativa, no Cordeiro com a Oficina de Educação em Saneamento, às 14h.

A mesma atividade acontecerá também no Conjunto Habitacional Miguel Arraes, em Passarinho, na quarta-feira (22), às 16h.