Secretaria da Mulher

NOTÍCIAS

Mulher | 17.05.19 - 18h30

Pré-Conferências Municipais da Mulher começam no dia 1 de junho

img_alt

 

Ao todo, serão realizados oito encontros para atualizar a agenda de políticas públicas voltadas para as recifenses e eleger as delegadas para a VII Conferência Municipal da Mulher

 

Decreto Nº 32.398 de 24 de abril de 2019

Resolução 01/2019 de 2019

 

Fortalecer a participação sociopolítica das mulheres e atualizar a agenda de políticas públicas voltadas para este segmento é um dos objetivos da Prefeitura do Recife. Para isto, a Secretaria da Mulher prepara-se para promover as Pré-Conferências Municipais da Mulher por Região Político Administrativa (RPA), Entidades Gerais e Conferências Livres. De 1 de junho a 6 de julho, os encontros serão com as RPA´s, das 13h às 17h30. A data para as Entidades Gerais está marcada para 14 de junho, e as conferências livres já podem acontecer a partir de 20 de maio. Nas Pré-Conferências serão debatidos diversos temas voltados para os direitos das recifenses e serão eleitas delegadas para a VII Conferência Municipal da Mulher será realizada de 25 a 27 de julho.

Cada RPA terá espaço de debate. Devido ao tamanho, na RPA 6 serão realizados dois encontros. Sempre aos sábados, as Pré-Conferências começam às 13h com o credenciamento. O regulamento e o tema central da VII Conferência serão votados a partir das 14h. A Secretaria da Mulher apresenta as ações realizadas no biênio 2017-2019 e, às 15h, começam os trabalhos em grupos para debater e elaborar propostas.

Os seis grupos de trabalho serão divididos por temas: I - Saúde das mulheres, direitos sexuais e reprodutivos; II - Prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher; III - Educação inclusiva, não sexista, não racista, não lesbofóbica, não transfóbica e laica; IV - Autonomia econômica e igualdade no mundo do trabalho; V - Direito das mulheres à cidade segura e inclusiva; VI - Participação política das mulheres nos espaços de poder e controle social. Após o debate, serão elaboradas propostas para a VII Conferência.

Poderão participar das Pré-Conferências das RPAs, e ser eleitas delegadas à VII Conferência Municipal da Mulher, com livre participação para votar e ser votada, mulheres residentes em suas respectivas RPAs na cidade do Recife, a partir de 16 anos. Para ter direito a voto, é preciso apresentar  comprovante de residência correspondente à sua RPA

CONFERÊNCIAS LIVRES - As atividades são de livre iniciativa da população e têm por objetivo ampliar o formato do debate e inovar no modelo de conferência e de participação social.

 

As Conferências Livres deverão ser organizadas em torno do tema central e dos eixos temáticos da VII Conferência Municipal da Mulher do Recife, por uma ou mais entidades, coletivos, organizações sociais que atuem sobre o temário da mulher. A atividade deverá ser formalizada junto à Comissão Conferência, através do e-mail conselhomunicipaldamulher@recife.pe.gov.br. Os eventos deverão ocorrer no período de 20 de maio a 30 de junho. Não serão eleitas delegadas nesta etapa.

VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA MULHER -  A VII Conferência Municipal da Mulher ocorrerá entre os dias 25 e 27 de julho, no Centro de Convenções. Tem por objetivo, entre outros propósitos, indicar as prioridades de atuação do Poder Público Municipal na consecução da Política Mulher, fortalecer a relação entre governo e a sociedade civil e garantir a ampla participação das mulheres no processo. Na atividade, serão eleitas as delegadas para a V Conferência Estadual de Política para as Mulheres.

 

PROGRAMAÇÃO PRÉ-CONFERÊNCIAS:

 

01/06 - 13h às 17h - RPA 1 - CETEC  ( antigo colégio Nóbrega)

Avenida Oliveira Lima, 824, Soledade

 

01/06- 13h às 17h - RPA 2 - Escola Municipal Mário Melo

Rua Oliveira Fonseca, Campo Grande.

 

08/06 - 13h às 17h - RPA 3 - Escola Nair Colaço

Avenida Norte, 7123, Macaxeira

 

08/06 - 13h às 17h - RPA 4 - Escola Municipal Diná de Oliveira

 Rua São Mateus, Iputinga

 

15/06 - 13h às 17h - RPA 5 - Escola Municipal Amaury de Medeiros

 Rua São Miguel. 720, Afogados

 

14/06 - 13h às 17h - Entidades Gerais - CETEC

Avenida Oliveira Lima, 824, Soledade

 

06/07 - 13h às 17h - RPA 6.1 - Escola Municipal Oswaldo de Lima Filho  Avenida Domingos Ferreira, 1040. Pina

 

06/07- 13h às 17h - RPA 6.2 e 3 - Escola Municipal Caslúcio Castanho

Rua Santa Maria Madalena, s/n, UR-1, Ibura

 

Conferências Livres - 20 de maio a 30 de junho.