Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 17.05.19 - 20h59

PCR vai levar campanha “Teste Seu Olhar” para toda a cidade

img_alt

O lançamento marcou o Dia Internacional de Combate à LGBTFobia na Estação Central do Metrô do Recife (Foto: Irandi Souza/PCR)

 

Quem passou na Estação Central do Metrô, no bairro de São José, nesta sexta-feira (17), pela manhã, pôde usar um óculos de Realidade Virtual (RV) e ver cenas de LGBTFobia baseadas em fatos reais. A ação faz parte da Campanha de sensibilização “Teste Seu Olhar” que a Prefeitura do Recife lançou hoje, Dia Internacional de Combate a LGBTFobia. Mas a campanha não para por aí e será levada para diversos espaços da cidade – escolas, unidades de saúde, eventos, entre locais públicos – para que as pessoas pensem e vejam o combate à violência como uma responsabilidade da sociedade.
 
A secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos, Ana Rita Suassuna, informa que a Campanha, realizada em parceria com a Universidade Católica de Pernambuco, abrangerá outros grupos. “Vamos sensibilizar a população para prevenir a violência e discriminação com a pessoa idosa, pessoa com deficiência, além Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, levando essa conscientização para toda a cidade”, falou Ana Rita.
 
A assistente de Recursos Humanos, Angélica Benício, 37 anos, mora em Paulista e trabalha no Recife. Ela usou os óculos RV e relatou sua experiência. “É uma realidade que as pessoas não enxergam ou não querem enxergar. Todos tem livre arbítrio de escolher sua opção sexual e campanhas assim podem ajudar a ver que muitas situações que parecem piadas, mas é discriminação por causa de uma escolha”, disse Angélica que tem amigos que passaram por situação de violência. 
 
Geandre Moret, 33, pastor evangélico, também usou o RV e apoiou a campanha. “Ações desse tipo são urgentes. Do ponto de vista religioso podemos até discordar, mas devemos respeitar o direito civil de cada um”, salientou, acrecentando que a campanha promove o esclarecimento de que as pessoas devem ter seu direito respeitado. 
 
O gerente de Livre Orientação Sexual (Glos), Wellington Pastor, reforçou que a Prefeitura do Recife Desde 2013, tem atuado na difusão da campanha Recife Sem Preconceito e Discriminação, incluindo o diálogo sobre o assunto com mais de 3.500 estudantes das escolas municipais do Recife. A campanha atingiu mais de 120 mil pessoas. A Glos também garantiu apoio para a realização de diversos eventos de enfrentamento à homofobia organizado pelos movimentos sociais. “Esta é mais uma estratégia municipal pela garantia dos direitos humanos das pessoas”, destacou. 
 
Sensibilização nos bares – A programação comemorativa ao Dia Internacional de Combate à Homofobia (17 de maio) prossegue no final de semana, com a divulgação de leis municipais que punem e proíbem atos discriminatórios.  “Funcionários de estabelecimentos voltados para o público LGBT usarão a camisa da Campanha Recife Sem Preconceito e Discriminação”, informou o gerente da Glos.