Secretaria de Saneamento

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 21.05.19 - 10h04

Semana do Bebê leva contação de histórias para crianças e mães da Campina do Barreto

img_alt

Atividade coordenada pela Secretaria de Saneamento aconteceu no Conjunto Habitacional Irmã Terezinha (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Crianças e mães que moram no Conjunto Habitacional Irmã Terezinha, na Campina do Barreto, tiveram, nesta segunda-feira (20), uma tarde diferente. Dentro da programação da Semana do Bebê, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Saneamento, realizou atividades lúdicas para as famílias do local. A contadora de histórias Flavioleta encantou a todos com muita fantasia e informação, falando também sobre como as cantigas de ninar ajudam a construir os vínculos afetivos entre mãe e filho.

“Preparamos uma oficina para crianças e mães da primeira infância sobre a importância das histórias no fortalecimento dos laços familiares. Em meu trabalho, mostro para os pais e mães que eles devem se reaproximar das crianças que um dia foram. Lembrando dos momentos felizes que viveram e de que gostaram, eles podem propagar essas memórias boas para os filhos, usando a palavra para  mudar a realidade deles”, afirma Flavioleta, que é professora e tem também um trabalho artístico como contadora de histórias.

Quem fez questão de acompanhar a atividade foi a enfermeira obstétrica Fernanda Vital, que mora no Conjunto Habitacional e atua na ONG Partejando. “Trabalhamos há três anos na policlínica de Água Fria e já atendemos mais de 2 mil grávidas, desde a gestação até o segundo aniversário das crianças. Fazemos curso de preparação para o parto apoiamos a maternidade consciente, com apoio às mulheres no cuidado com os bebês, amamentação e vacinas”, explica. Além das dez aulas preparatórias, as mulheres são atendidas por doulas voluntárias.

“Foi muito legal. Vou contar muitas histórias para minha filha”, disse a mamãe Josinete Marques da Silva, moradora do Irmã Terezinha, que amamentava a pequena Julia, de 2 meses, enquanto assistia à apresentação de Flavioleta. A Secretaria de Saneamento participa da Semana do Bebê também nesta terça-feira (21), na Escola Geração Ativa, no Cordeiro, com a Oficina de Educação em Saneamento, às 14h; a mesma atividade acontecerá no Conjunto Habitacional Miguel Arraes, em Passarinho, na quarta-feira (22), às 16h. Entregue em maio de 2018 pelo prefeito Geraldo Julio, o Conjunto Habitacional Irmã Terezinha tem 69 apartamentos.

SEMANA – A 5ª Semana do Bebê foi aberta nesta segunda (20), com o objetivo de reforçar as ações, projetos e programas voltados para a primeira infância (faixa etária de zero a seis anos). Dez secretarias e órgãos da Prefeitura do Recife estão envolvidas nas cerca de 1,2 mil atividades que acontecerão até o próximo domingo (26) em diversos pontos da cidade. O tema central é “Alimentar o presente é cuidar do futuro”. A programação inclui palestras, oficinas, rodas de conversa, atividades recreativas, contação de histórias, apresentações de teatro de fantoches, vivências de brincadeiras e jogos populares, resgate de antigas cantigas de ninar, orientações de saúde e diversos serviços destinados às crianças, familiares e profissionais da Prefeitura.