Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 23.05.19 - 16h27

HMR promove Curso de Reanimação em recém-nascidos

img_alt

O curso, com duração de oito horas, foi ministrado por Manuela Abreu e Lima, médica neonatologista do hospital. (Foto: Cortesia)

 

Foi realizado, na última quarta-feira (22), no Hospital da Mulher do Recife, no Curado, um Curso de Reanimação Neonatal para enfermeiros e técnicos e enfermagem. “Embora o parto seja um evento natural, cerca de 10% dos recém-nascidos necessitam de algum tipo de intervenção e 1% precisam de reanimação neonatal. Então, precisamos estar sempre preparados para eventuais necessidades”, explicou a diretora geral do HMR, Isabela Coutinho.

O curso, com duração de oito horas, foi ministrado por Manuela Abreu e Lima, médica neonatologista do hospital. A capacitação foi dividida entre aulas teóricas e práticas, com simulações de situações reais que podem acontecer em um cenário de parto. “Ensinamos o profissional a realizar procedimentos de reanimação em recém-nascidos. É uma forma de evitar possíveis sequelas neurológicas e também, até mesmo, diminuir a taxa de óbitos por asfixia perinatal”, esclareceu Abreu e Lima.

Neste sentido, o Hospital promoverá mais dois cursos. No dia 29 de maio, o tema será “Manejo e Atualização em Icterícia”, com Manuela Abreu e Lima; capacitação voltada para enfermeiros e técnicos de enfermagem; e no dia 05 de junho, a neonatologista dará novamente o Curso de Reanimação Neonatal, mas desta vez, o público-alvo serão os médicos.

Unidade da Prefeitura do Recife, o Hospital da Mulher está sob administração do HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco.