Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 27.05.19 - 20h07

Prefeito Geraldo Julio: "A história de Padre Henrique deve ser sempre celebrada"

img_alt

Religioso, assassinado em 1969, foi homenageado na escola municipal que leva seu nome com várias atividades nesta segunda (27) (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Um dia de fé, história e muitas homenagens. Assim foi esta segunda-feira (27), na Escola Municipal Padre Antônio Henrique, no Derby, onde foi realizada uma cerimônia em memória ao padre Antônio Henrique, relembrando a vida do religioso, um dos principais auxiliares do bispo Dom Hélder Câmara e perseguido por apoiadores do Regime Militar iniciado em 1964. O prefeito Geraldo Julio participou das atividades do  50° aniversário de morte do padre e acompanhou as apresentações dos alunos da escola em um tributo ao padre.

"Essa é uma bela homenagem ao padre Antônio Henrique. Estamos na EscolaMunicipal Padre Antônio Henrique, que inclusive tem características muito especiais, como salas bilíngues em libras para as crianças com deficiência auditiva. É uma escola que marca muito a nossa rede municipal e essa homenagem vem em um tempo em que o Brasil vê a sua democracia ameaçada, então temos aqui a homenagem ao Padre Henrique que lutou por toda a sua vida, entregou a sua vida em nome da liberdade e da democracia. Ele que foi morto brutalmente aos 29 anos, há 50 anos, mas as suas ideias permanecem até hoje", enfatizou o prefeito Geraldo Julio.

Padre Antônio Henrique, clérigo que dá nome à escola municipal, foi sociólogo e professor. Também desenvolveu atividades junto ao então Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Helder Câmara, período no qual foi perseguido e morto, em 1969, durante a Ditadura Militar. Além do seu trabalho em prol dos mais pobres, e contra contra o regime militar, a escolha do nome da unidade se deu porque o padre foi professor no Colégio Municipal Pedro Augusto, de onde a Escola Padre Antônio Henrique era anexa, vindo a se emancipar só em 1997. 

Na escola, o prefeito Geraldo Julio pôde conferir uma exposição feita pelos alunos sobre a figura do religioso. Depois de cantos entoados pelo Padre Reginaldo Veloso, também presente na cerimônia, os alunos recitaram poemas, encenaram uma peça e cantaram hinos de louvor. Ao todo, 150 estudantes se envolveram no tributo ao padre que dá nome à escola.

O secretário de Educação, Bernardo D'Almeida, falou da importância da solenidade. "Pensamos nesse dia para trazer a memória de luta e de democracia. Essa memória dos 50 anos do assassinato do Padre Henrique é uma experiência de troca, pois vemos as palavras dele através desses jovens. Estamos aqui, pessoas mais novas e mais velhas, debatendo a importância da democracia. E nada mais importante do que fazer esses jovens crescerem com esse entendimento", destacou.

"É muita emoção poder ver que continuam preservando a memória dele, fazendo com que a juventude possa refletir sobre isso, sobre esse sentimento de liberdade, conquistas e amor ao próximo, principalmente. Saio daqui encantada com o trabalho dos alunos e dessa escola", declarou a irmã do falecido padre, Isaíras Pereira.

Escola Municipal Padre Antônio Henrique - Atualmente com cerca de 530 alunos, a Escola Padre Antônio Henrique possui turmas Bilíngues do 1º aos 9º anos e Educação de Jovens e Adultos Bilíngues específicas de surdos. Ensino Fundamental do 4º aos 9º anos, na sede. Educação de Jovens e Adultos, módulos I, II, III,IV e V, no turno noturno, 04 turmas de Travessia Recife. No anexo: Educação Infantil, grupo IV e Ensino Fundamental do 1º ao 3ºano e, destes cerca de 70 são surdos atendidos nas salas bilíngues.