Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 29.05.19 - 14h35

Recife dá início à campanha Cidade Limpa 2019

img_alt

O projeto, que é uma extensão para toda a cidade do Praia Limpa, visa conscientizar a população sobre descarte de lixo e conta com o aumento no número de lixeiras espalhadas pela cidade entre as ações (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O Recife promove mais uma edição da campanha Cidade Limpa, que visa sensibilizar a população para o descarte correto do lixo. Depois do Projeto Praia Limpa ser sucesso ao longo de 20 anos, conscientizando sobre a limpeza da orla de Boa Viagem, o prefeito Geraldo Julio lançou nesta quarta-feira (29) a edição 2019 do Cidade Limpa, que é uma parceria da Prefeitura do Recife com a Rede Globo para ações em toda a cidade. O ato de lançamento contou com a participação de estudantes e educadores ambientais, que orientaram a população sobre preservação do meio ambiente e ainda ensinaram os jovens a montarem brinquedos com material reciclável.

"Isto é sobre a importância do comportamento, da atitude de cada um. O Praia Limpa já é um grande sucesso. Já são 20 anos de programa e a praia de Boa Viagem é um exemplo para o Brasil inteiro, e a gente quer que a cidade do Recife também seja. Este é o terceiro ano do Cidade Limpa, essa parceria com a Rede Globo, que é uma campanha de conscientização, de participação de toda a sociedade. Estamos aqui nas margens do Rio Capibaribe, no lugar onde as calçadas foram redesenhadas e reconstruídas, e temos aqui também nesse ponto uma escultura para conscientizar todo mundo da importância da participação de todos para uma cidade mais limpa e um meio ambiente com mais sustentabilidade", declarou o prefeito Geraldo Julio durante o lançamento do projeto na calçada da Avenida Rui Barbosa, em frente ao Parque da Jaqueira.

Na campanha Cidade Limpa deste ano,  estão envolvidas, diariamente, cerca de  três mil pessoas no trabalho de coleta e limpeza da cidade, que gera uma média de 1,5 mil tonelada de lixo recolhido por dia e 45 mil toneladas por mês, além de uma média de 30 mil toneladas de entulhos mensalmente. Um destaque da campanha de sensibilização são as instalações, feitas com material reciclado e assinadas pelo artista pernambucano Alexandre Almeida, que estão espalhadas por alguns pontos da cidade. Capivara, Garoupa e Garça, instalados na Avenida Rui Barbosa, Praia de Boa Viagem e Cais da Alfândega, respectivamente, são as esculturas de grande porte do artista, todas feitas com aço e preenchidas com garrafas plásticas,  que impressiona o recifense e deixa um recado sobre efeitos do descarte incorreto do lixo.

 "Estou muito feliz em fazer parte desse evento. Ainda temos muito o que fazer,  mas me sinto parte de uma transformação. Espero que as pessoas se conscientizem. Criei essas obras justamente para que as pessoas possam se sentir tocadas. As peças que fiz são justamente animais da região que estão sofrendo com a poluição, com os lixos em seus habitats", comentou o artista Alexandre Almeida, que há dez anos desenvolve trabalho com reciclagem.

No ato de lançamento da campanha, estudantes da Escola Municipal Antônio Brito Alves, acompanharam uma demonstração de um educador ambiental sobre brinquedos feitos com material reciclável. Os estudantes também ganharam papéis-sementes, com vários tipos de plantas, hortaliças e flores.

Além de comercial na televisão, a campanha vai contar com o Desafio Cidade Limpa, convidando turistas e cidadãos recifenses a participarem de mutirões, numa brincadeira de promoção de responsabilidade, cidadania e respeito ao meio ambiente. O  diretor comercial e regional da Globo Nordeste, Iuri Leite, comentou a importância do projeto. "Estamos expandindo a consciência, da praia para a cidade toda. é importante demais, é educativo para todo o cidadão, que também tem que fazer sua parte para a construção de um ambiente melhor. Parabenizo todas as secretarias da Prefeitura do Recife envolvidas nessa ação que visa mobilizar toda a população por uma cidade ainda melhor", disse.

LIXEIRAS NO RECIFE - O Cidade Limpa irá ampliar em 28% a quantidade de lixeiras papeleiras. Hoje, o Recife conta com 3.000 lixeiras deste tipo, as que são mais comuns e ficam afixadas em postes. E a partir do projeto serão implantados mais 800 equipamentos semelhantes em toda a cidade. Além das lixeiras de papel, a cidade conta com 67 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) em locais públicos, onde a população pode fazer o descarte de materiais recicláveis, como plásticos, vidros, alumínios e outros tipos. Há ainda a opção das Ecoestações, onde pode haver o descarte de objetos maiores como sofás, camas e demais eletrodomésticos. As Ecoestrações instaladas no Recife estão nos bairros do Ibura, Imbiribeira, Campo Grande, Totó, Cohab, Torrões, Torre, Arruda, Pina (Via Mangue) e Iputinga.