Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Administração | 30.05.19 - 15h20

PCR participa de homenagem a parceiros da 5ª Semana do Bebê, na Câmara Municipal

img_alt

Mais de 60 instituições públicas e privadas, centros de compras, organizações não governamentais e artistas receberam certificado pela realização de atividades voltadas para a primeira infância (Foto: Inaldo Menezes/PCR)

 

A noite desta quarta-feira (29) foi de reconhecimento aos mais de 60 parceiros da Prefeitura do Recife que participaram da 5ª Semana do Bebê, ocorrida na última semana. A homenagem aconteceu na Câmara Municipal do Recife, durante Sessão Solene proposta pelo vereador Eriberto Rafael (PTC), e reuniu representantes do Governo do Estado, da Prefeitura e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), além dos homenageados.

Na ocasião, o líder do governo parabenizou a Prefeitura do Recife pelo evento, promovido em parceria com o Unicef, com o tema “Alimentar o presente é cuidar do futuro”, e destacou a capacidade de articulação que a Semana teve em toda a cidade ao promover 1188 ações em unidades de saúde, escolas da rede municipal e privadas, shoppings e espaços públicos. “É um momento de louvar esses parceiros que somaram esforços juntos ao poder público para ajudar as nossas crianças e o futuro desta cidade: escolas e universidades privadas, hospitais e consultórios particulares, organizações não governamentais, artistas e influenciadores digitais que abraçaram a causa em torno do tema da primeira infância. É estimulante ver uma Prefeitura atenta ao tema”, declarou o vereador.

Ele realizou a entrega dos certificados aos homenageados junto à primeira-dama da cidade, Cristina Mello, que também é médica cardiologista pediatra. “Imaginei uma semana grandiosa, mas confesso que superou minhas expectativas. Me orgulha dizer que no Recife tem gente que se une para mostrar ao Brasil e ao mundo que aqui as crianças têm vez e voz; o futuro aqui será diferente, porque ensinamos que Educação vale mais que uma arma na mão; que a formação do ser é maior do que o ter; aqui tem empatia e compromisso com sociedade igualitária; aqui, sonhos se tornam realidade”, disse Cristina.

Uma das instituições homenageadas foi a Casa das Asas, localizada no bairro das Graças, e que tem como foco principal estimular nas crianças o hábito de brincar. “Participar da Semana do Bebê foi uma mudança do meu olhar, que sempre atuei na rede privada, para o trabalho do poder público. Conheci creches e tantos projetos da rede municipal, que me causaram impacto, com a quantidade de pessoas engajadas e com o cuidado voltado para o outro. Foi uma semana reenergizante, e que me desafia a ser mais comprometida com a sociedade”, afirmou Camila Domingues, pedagoga e sócia-fundadora do espaço.

A Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares, que funciona na comunidade de mesmo nome, também recebeu o reconhecimento. Durante os sete dias da Semana do Bebê, no local, crianças de quatro a seis anos de idade participaram de atividades de leituras e contação de histórias. “Foi a forma que encontramos de diverti-las, já que as crianças não têm muitas vezes onde e como brincar. E chamamos os pais também para assistir a palestras com profissionais da saúde sobre vários temas, inclusive abuso sexual de menores”, contou o coordenador Denilson Santos, de 19 anos.

PROGRAMAÇÃO - A 5ª Semana do Bebê promovida pela Prefeitura do Recife, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), aconteceu entre os dias 20 e 26, com mais de mil atividades voltadas às crianças e aos pais espalhadas pela cidade, em unidades de saúde, escolas, creches, parques e outros espaços. A programação contou com palestras, oficinas, rodas de conversa, atividades recreativas, contação de histórias, apresentações de teatro de fantoches, vivências de brincadeiras e jogos populares, resgate de antigas cantigas de ninar, orientações de saúde e diversos serviços destinados às crianças, familiares e profissionais ligados à primeira infância.

A Semana do Bebê tem como principal estratégia a mobilização social e o fortalecimento das ações realizadas no município, referentes ao cuidado, promoção, prevenção e assistência à criança. O foco das atividades está centrado na geração de afetos e na construção de vínculos familiares e comunitários como impulsionadores do desenvolvimento infantil e, consequentemente, do desenvolvimento de cidadãos que farão a diferença no futuro.