Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 31.05.19 - 14h05

CTTU monta esquema especial de trânsito para eventos deste fim de semana

Mais de 60 agentes acompanharão as programações

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) preparou esquemas especiais de trânsito para os eventos que acontecerão neste fim de semana. Ao todo, mais de 60 agentes de trânsito acompanharão as programações para auxiliar os condutores e pedestres na mobilidade. Além disso, a Central de Operação de Trânsito (COT) estará de plantão 24h monitorando o fluxo de veículo nos principais corredores viários da cidade.

Na sexta-feira (31), acontecerá a Procissão da Bandeira no bairro dos Torrões. O público sairá da Rua Professor Evaldo Altino e seguirá pela Rua Alaíde, Avenida do Forte até a Matriz de Santo Antônio. A saída será às 18h e os bloqueios serão itinerantes, ou seja, serão feitos e desfeitos conforme a passagem do público.

Durante a sexta-feira (31) e o sábado (1) acontecerá o XI Forrozão do Galo, no Centro do Recife. Para isso, mais de 30 agentes de trânsito estarão escalados para auxiliar na mobilidade do local e orientar os condutores em relação aos desvios no trânsito. Os bloqueios serão feitos às 17h da sexta-feira (31) e desfeitos às 4h do sábado (1), serão refeitos às 17h do sábado (1) até as 4h do domingo (2). O primeiro bloqueio acontecerá no cruzamento da Rua Vidal de Negreiros com a Rua do Peixoto. Os veículos poderão acessar o Cais José Estelita através do viaduto das Cinco Pontas ou a Avenida Sul através da Rua Imperial. O segundo bloqueio será feito na Avenida Dantas Barreto na altura da Rua do Peixoto, para onde os veículos serão desviados.

No sábado (1), acontecerá o jogo entre Náutico e Globo. A partida acontece acontece às 17h15, no bairro dos Aflitos. A operação terá início às 14h30 e será montada no entorno do Estádio Eládio de Barros Carvalho com o objetivo de garantir o deslocamento seguro dos pedestres, assim como a fluidez do tráfego. Ao todo, uma equipe com 20 agentes de trânsito, disposta em pontos fixos ou em motos e viaturas, irá monitorar as imediações do estádio até a dispersão total do público, prevista para acontecer por volta das 20h30. Inicialmente, as ruas da Angustura e Manuel de Carvalho ficarão interditadas para a circulação de veículos e apenas moradores terão acesso ao local pela Rua Padre Silvino Guedes. A depender da movimentação dos torcedores, a Avenida Conselheiro Rosa e Silva será interditada no trecho entre a Rua Conselheiro Portela até Avenida Santos Dumont e, neste caso, o fluxo de veículos da Avenida Rosa e Silva será desviado pela Rua Senador Alberto Paiva.

No domingo (2), acontecerá o desfile Cívico Religioso a partir das 14h. O público sairá da Rua Maestro Jones Johnson e seguirá pela Rua Bicentenário da Revolução Francesa, Rua Zumbi dos Palmares, Rua Ocidental, Rua Professor Joaquim Xavier de Brito e Rua Miguel Vieira. Os bloqueios serão itinerantes, ou seja, serão feitos e desfeitos de acordo com a passagem das pessoas.

RECOMENDAÇÕES – A CTTU aconselha que o cidadão chegue cedo aos eventos para evitar retenções e corre-corre. Os condutores também devem estar atentos à sinalização que proíbe estacionamento. A fiscalização será rigorosa e o veículo flagrado sobre calçadas ou em fila dupla corre o risco de ser rebocado. Já o motorista pode receber multas entre leve, média e grave, no valor de R$ 88,38 (três pontos na CNH), R$ 130,16 (quatro pontos na CNH) ou 195,23 (cinco pontos na CNH).