Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 03.06.19 - 11h17

Prefeito dá início à Maratona Verde em escola municipal

img_alt

Alunos da Escola Municipal Antônio Brito Alves, na Mustardinha, fizeram plantio de mudas ao lado do prefeito. Meta é plantar 10 mil árvores durante o desafio (Foto: Andréa Rêgo Barro/PCR)

 

Com a meta de tornar o Recife um lugar mais verde e sustentável, o prefeito Geraldo Julio colocou as mãos na terra junto com os alunos da Escola Municipal Antônio Brito Alves, na Mustardinha, para dar início à Maratona Verde na cidade. Até o próximo domingo (9), o objetivo é fazer o plantio de 10 mil mudas. A ação na escola começou nesta segunda-feira (3) logo cedo e foram plantadas mudas de ipê rosa, pitangueira e sabonete. A escola que sediou a atividade ganhou destaque com o projeto das Ecobarreiras, que consiste em uma barreira sustentável capaz de reduzir a quantidade de resíduos sólidos no canal do ABC.

Para o prefeito, o objetivo da iniciativa é um convite aos recifenses para se empenharem nas questões ambientais e na preservação do verde na cidade. "De hoje até o próximo domingo, a meta é plantarmos 10 mil árvores, para termos uma cidade mais verde, com a temperatura melhor, com o meio ambiente mais sustentável. Lá em Boa Viagem, por exemplo, na rua Itapeva, os moradores se juntaram e encontraram 20 locais para fazermos o plantio. Condomínios, clubes, igrejas, escolas particulares, estão todos se juntando para a gente transformar o Recife em uma cidade mais verde", afirmou o prefeito.

Aluna do 6º ano, Maria Eduarda, 10 anos, participou do cultivo e aprovou. "O ser humano tem sido muito ruim para o meio ambiente, destruindo tudo, então a gente tem que espalhar essas iniciativas e essa emoção para todo mundo, para mostrar o quanto isso é importante para nós. Isso ajuda até no ar que respiramos, pois fica menos poluído", defendeu a estudante.

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Neves, afirmou que a Maratona Verde quer despertar a população para a importância do plantio e da arborização para reduzir os efeitos da mudança climática e das ilhas de calor. "Isso ajuda a população, o planeta e os cidadãos. Essa é uma arrancada, um desafio de conscientização", contou o secretário. A maioria das espécies, diz ele, vem da mata atlântica. São ipês de todas as cores, branco, rosa, amarelo; o pau-brasil; sucupira; pau de jangada; leiteiro.

Segundo a vice-gestora da Escola Municipal Antônio Brito Alves, Valéria Fonseca, a Maratona Verde dá continuidade ao trabalho que a unidade de ensino já desenvolve há anos de melhorar a biodiversidade no ambiente escolar. "Essa parte de arborização, de melhorar acústica, a iluminação e os cuidados com relação ao descarte do lixo vem sendo trabalhado de forma multidisciplinar há um tempo. A meta é sensibilizar os estudantes para as questões socioambientais, então temos cuidado de melhorar o ambiente interno e pensar também no entorno da escola, daí surgiu a ecobarreira, proposta e pensada pelos estudantes", contou ela.

PONTOS DE DISTRIBUIÇÃO - Dois pontos de distribuição de mudas estarão disponíveis para quem quiser pegar e efetuar o plantio onde desejar. Nos dias 8 e 9 de junho será no Parque Dona Lindu, localizado na Avenida Boa Viagem, s/n, Zona Sul da cidade, e na Uninassau, localizada na rua Joaquim Nabuco, 619, Bloco F, Graças, Zona Norte.

Cada local terá cem mudas disponíveis para doação. Para retirá-las é preciso portar documento de identificação e assinar um certificado de Maratonista Verde, indicando o local onde será plantada a árvore. A apoteose acontecerá em pontos estratégicos definidos pela SMAS durante os dias 8 e 9 de junho, como Parque do Caiara, Dona Lindu, Santos Dumont, Santana, Hospital da Mulher e Hospital Pelópidas Silveira; Orla Boa Viagem e Escola 14 Bis.

O cidadão que quiser participar como voluntário, basta chegar a um desses locais da programação que será divulgada na próxima semana e plantar junto à equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

No final da maratona, os dados das novas árvores plantadas serão integrados ao Inventário da arborização da cidade, com isso, podem ser gerenciados com muito mais exatidão, otimizando o trabalho, minimizando os custos e facilitando a tomada de decisões.