Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 04.06.19 - 19h09

Festival Esportivo reúne 190 estudantes da rede municipal no Compaz Ariano Suassuna

img_alt

Evento teve o objetivo de incentivar a prática esportiva entre os alunos da rede municipal de ensino, estimulando a participação dos alunos nos jogos escolares (Foto:Cortesia)

 

Aos 16 anos, o estudante André Luciano já tem 1,95 m de altura e usa o porte físico privilegiado para melhorar o desempenho nos seus esportes preferidos: vôlei, handebol, basquete e futsal. Matriculado na Escola Municipal da Iputinga, André foi um dos 190 participantes da 4ª etapa dos Festivais Esportivos dos Jogos Escolares Inclusivos do Recife 2019, que aconteceu na manhã desta terça (4), no Compaz Escritor Ariano Suassuna, situado no Cordeiro.

Os festivais estão sendo promovidos pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel), com o objetivo de incentivar a prática esportiva entre os alunos da rede municipal de ensino, estimulando a participação dos alunos nos jogos escolares, que acontecem no segundo semestre e permitem aos campeões receberem o Bolsa Atleta Recife. Todas as 36 escolas de Anos Finais estão inscritas no festival.

André já participou de duas edições dos Jogos Escolares e começou a treinar vôlei de praia no projeto Recife Esportes de Rendimento, mantido pela Seturel nas areias de Boa Viagem. “Já fiz handebol no Sport e atletismo no Santos Dumont. Tenho muita vontade de ser atleta profissional”, conta. O aluno Natanael José, do 9º Ano da Escola Municipal Arraial Novo do Bom Jesus, também participou do festival no Compaz Ariano. “Já fui campeão dos Jogos Escolares do Recife no vôlei e vice no futsal. Gostou também de handebol e basquete”, afirmou. 

O festival do Compaz Ariano incluiu vivências de luta olímpica, atletismo, futsal, handebol e vôlei. Participaram estudantes das escolas municipais São Cristóvão, Sociólogo Gilberto Freyre, Arraial Novo do Bom Jesus, João XXIII, Rodolfo Aureliano, Divino Espírito Santo e da Iputinga, entre eles 29 alunos com deficiência. Ainda em junho, haverá mais dois eventos nas quadras do Geraldão.  

JOGOS – Os Jogos Escolares Inclusivos Recife 2019 funcionam como etapa classificatória para os Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs) e, consequentemente, para os Jogos Escolares da Juventude, realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro. A edição de 2018 aconteceu entre outubro e dezembro, com mais de 1,6 mil estudantes inscritos, de 31 escolas da rede municipal de ensino.