Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Assistência Social | 10.06.19 - 17h00

Profissionais da PCR discutem situação de acumuladores

A proposta é tratar estratégias de intervenção intersetorial com várias secretarias e sociedade.

Profissionais, gestores, estudantes e representantes da sociedade civil discutem, amanhã (terça-feira, 11), um assunto que muitos desconhecem, mas que resulta numa problemática social. A partir das 13h até às 17h, no auditório da Faculdade Imaculada Conceição (Av. Caxangá, 3841, Iputinga), será realizado o Seminário: “Pessoas em Situação de Acumulação: Desafios da Intersetorialidade”, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Política Sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSJPSDDH), por meio da Rede Socioassistencial da RPA IV, composta pelos bairros: Cordeiro; Ilha do Retiro; Iputinga; Madalena; Prado; Torre; Zumbi; Engenho do Meio; Torrões; Caxangá; Cidade Universitária e Várzea.

No Território da RPA IV foi identificada incidência de pessoas em situação de acumulação - juntam objetos que não utilizam, criando ambientes insalubres. O problema apresenta-se como um desafio aos profissionais inseridos nas políticas públicas e demais setores da: Assistência Social, Saúde, Defesa Civil, Meio Ambiente e Saneamento, entre outras áreas. “Caracteriza-se pelo isolamento social, diminuição da mobilidade e interferência nas atividades da vida diária, como tomar banho, dormir, comer e limpar, na convivência familiar e convívio comunitário” (Lyz, 2011).

O Seminário “Pessoas em Situação de Acumulação: Desafios da Intersetorialidade” justifica-se pela necessidade de estimular, no Teritório da RPA IV, a disseminação de conhecimento acerca dessa temática. A partir daí, fazer intervenções necessárias e efetivas, intersetoriais, voltadas à  superação desta problemática e restabelecimento, melhoria ou garantia  da qualidade de vidas  dos sujeitos sociais envolvidos.

Legislação - A temática abordada no Seminário também baseou-se no Decreto Nº 57.570, de 28 de dezembro de 2016, da cidade de São Paulo. A legislação aponta que situação é caracterizada pelo “acúmulo excessivo de objetos, resíduos ou animais, associado à dificuldade de organização e manutenção da higiene e salubridade do ambiente é um potencial risco à saúde individual e coletiva, podendo estar relacionada a um transtorno mental ou outras causas”.

O Art. 3º desta Política Municipal de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Acumulação garante, além de outros, os seguintes princípios e diretrizes: fortalecimento do vínculo familiar e comunitário (inciso III) e a territorialidade (inciso IX). Destaca-se ainda que, esta mesma Política considera em seu Art. 4º, além de outros, os seguintes objetivos: “ III – estabelecer as medidas de intervenção necessárias e os órgãos competentes pela sua execução no atendimento às pessoas em situação de acumulação, visando ampliar a capacidade de intervenção e resolutividade, mediante uma atuação interdisciplinar, intersetorial e integrada;

V – promover o engajamento da família e da comunidade próxima no apoio à pessoa em situação de acumulação, visando o fortalecimento de seus vínculos sociais e comunitários, bem como a adoção das medidas necessárias no âmbito domiciliar a fim de intervir nas condições e fatores de risco à saúde individual e coletiva identificados nesse ambiente; VI – proporcionar o acesso das pessoas em situação de acumulação e vulnerabilidade social aos benefícios assistenciais e aos programas de transferência de renda, na forma da legislação específica.”

 

Programação:

Abertura Solene, reconhecimentos e formação da mesa de abertura;

Atração Cultural;

Apresentação;

Realização de palestras subdivididas de acordo com os objetivos do seminário,

Realização de 02(duas) mesas de debates, divididas por blocos em consonância com os objetivos do seminário, cuja articulação com o público alvo será mediada pelas coordenadoras das referidas mesas;

Exposições mediadas;

 

Exposição de artesanato reciclado (artesãs locais);