Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 12.06.19 - 15h46

PCR promove atividades em alusão ao Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil

 

Nesta quarta-feira (12), será relembrando o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, instituído desde 2002 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT/ONU). Para marcar a data, a Prefeitura do Recife, inicia logo cedo, das 6h30 às 9h30, uma sensibilização na Estação Central do Metrô e no Cais de Santa Rita, para chamar a atenção para a problemática que atinge crianças e adolescentes, cujas famílias se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social. Em alusão às data, a Gerência da Criança e do Adolescente (GCA) da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Política Sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSJPDDH) promove ainda, ao longo de junho, ações com crianças e adolescentes atendidas pelos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O grupo Tapete Voador, une-se à Campanha da PCR: “Trabalho Infantil não é Brincadeira” para fazer apresentações com o tema  “É bom ser criança”.

Também amanha (22), educadores sociais da SDSJPSDDH vão distribuir material informativo sobre o enfrentamento a esse tipo de exploração. Na ocasião, serão divulgados canais para denúncia, a exemplo do Disque 100, número para atendimento nacional, em defesa dos direitos humanos. No Recife, situações identificadas devem ser encaminhadas para os Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS). A Prefeitura do Recife também executa programas de aprendizagem para adolescentes acima de 14 anos. Denúncias ainda podem ser feitas no Conselho Tutelar.

Na quinta-feira (13), será iniciado um calendário de apresentações em clubes da cidade até o final deste mês, com músicas e narrativas que falam sobre o trabalho infantil e a importância da criança assumir seu lugar no universo lúdico e das brincadeiras. O grupo  Tapete Voador apresentará a história “Deu Saci no São João”. Saci é um menino levado, treloso como ele só, que acaba chegando numa festa de São João no rancho da vovó Áurea e do vovô Chico e, lá, apronta muita confusão. Mas o que ninguém sabe é que o Saci veio de um lugar muito distante, onde era obrigado a trabalhar dia e noite, até que um dia por acidente de trabalho o menino perdeu uma das pernas e por isso teve que se virar com a outra, pulando com uma perna só. 

As apresentações são embaladas por canções, como a de Toquinho “É bom ser Criança”, “Criança não trabalha” do grupo Palavra Cantada, “Crianças” da Fada Magrinha, entre outras que fazem parte do repertório do grupo.  “A iniciativa chama a atenção da sociedade, para o trabalho infantil, para que as pessoas se sensibilizem a colaborar com a erradicação dessa violação dos direitos infanto-juvenis”, ressalta o gerente da Criança e do Adolescente da Secretaria de Direitos Humanos, Eduardo Paysan. 

Programação:

12/06 – 6h30 a 9h30 – Sensibilização na Estação Central do Metrô e Cais de Santa Rita
13/06 – 9h30 – Apresentação do Tapete Voador no Sport Clube Recife
17/06 – 14h - Apresentação do Tapete Voador na AABB
19/06 - 9h30 - Apresentação do Tapete Voador no Náutico
26/06 – 9h30 - Apresentação do Tapete Voador no Santa Cruz