Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 18.06.19 - 11h50

São João da Paz, das quadrilhas e da pessoa idosa

A programação junina, preparada pela Prefeitura do Recife, segue hoje com o 16° São João da Pessoa Idosa, no Classic Hall, e o 35º Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas, no Sítio Trindade

 

Hoje (18) a programação do São João da Paz, promovida pela Prefeitura do Recife, começa cedo. A partir das 14h, no Classic Hall, o 16° São João da Pessoa Idosa promete lazer, vitalidade física e mental, além de muito forró para os matutos com muita história junina para contar. No Sítio Trindade, a programação do 35º Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas será caprichada, com a apresentação de seis grupos, entre eles alguns dos mais fortes da competição, a partir das 20h.

Realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Política sobre Drogas e Direitos Humanos, o São João da Pessoa Idosa é gratuito e contará com show da banda Tangarás.

À noite, o caminho na roça vai dar no Sítio Trindade, com a realização do segundo dia de competições do 35º Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas, promovido pela Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife. A partir das 20h, seis quadrilhas se apresentam no Palhoção: Serrana Matuta, Traquejo, Matutada, Dona Matuta, Xotear e Zabumba. As apresentações são abertas ao público e toda torcida é bem-vinda.

Ontem - Na primeira noite de apresentações do Concurso, as juninas Raízes do Pinho, Brilho de Ouro, 100Hora Nordestina e Arrocha o Nó distribuíram alegria e coreografia no Sítio.

A Forró Baião Nordestino não compareceu para a apresentação, mas o Palhoção não ficou ocioso. Foi prontamente tomado pelo público, que improvisou uma quadrilha animada: a Junina Tumulto. “Foi maravilhoso o momento de descontração. Por mais que a gente trabalhe, São João é época de brincar. E isso precisa ser preservado”, disse o puxador da quadrilha tumultuada, Bhrunno Henrique, que brincou ontem à noite, mas leva os brinquedos populares muito a sério.

Estudante de Dança na UFPE e professor de frevo, ele é coreógrafo e marcador da Junina Tradição, que se apresenta no Sítio no próximo dia 22. “Os quadrilheiros têm um papel importante na manutenção dessa tradição. Costumamos assistir às apresentações uns dos outros, para torcer e incentivar, principalmente quando são quadrilhas iniciantes.”

Confira a programação dos próximos dias do concurso:

 

35º CONCURSO DE QUADRILHAS JUNINAS ADULTAS

Local: Sítio Trindade

 

18 de junho

20h – Serrana Matuta

20h45 – Traquejo

21h30 – Matutada

22h15 – Dona Matuta

23h – Xotear

23h45 - Zabumba

 

19 de junho

20h - Explosão Coroense

20h45 – Mandacaru de Limoeiro

21h30 – Traque de Massa

22h15 – Zé Matuto

23h – Renascer

23h45 – Traque

 

20 de junho

20h – Chinelar

20h45 – União Junina

21h30 – Chá de Zabumba

22h15 – Flor de São João

23h – Bacamarte

23h45 – Raio de Sol

 

21 de junho

20h – Fulejo

20h45 – Junina da Sulanca

21h30 – Amigos do Furacão

22h15 – Evolução

23h – Quentão

23h45 – Lumiar

 

22 de junho

20h – Rosa dos Ventos

20h45 – Origem Nordestina

21h30 – Cambalacho

22h15 – Matutinho

23h – Mestre Zé

23h45 – Tradição

 

Sobre as quadrilhas que se apresentam hoje:

 

Quadrilha Junina Serrana Matuta

Vinda da cidade de Timbaúba, fundada em 10 de janeiro de 2017, a quadrilha traz o tema “Promessa e devoção, Eu sou São João”. A história de uma mulher religiosa que solicita, em promessa, aos três santos juninos, uma maneira de voltar a brincar nas festas do São João, das quais precisou se afastar por motivos financeiros.

 

Ficha Técnica

Figurino:Josiel Morais e Edvaldo Mello

Coreografia: Antony Lino

Desenvolvimento do Tema: Antony Lino

Trilha Sonora: Antony Lino

Marcador: Antony Lino

Casamento: Antony Lino

 

Quadrilha Junina Traquejo

Fundada em 7 de abril de 2007, na cidade de Gravatá, desfilará o tema “História de Destinos Trocados”, fazendo uma homenagem aos ciganos e cangaceiros, pela contribuição desses povos à nossa cultura. A partir de poemas e trechos de Patativa do Assaré e Marcos Acyoli, falará de amor, de maternidade e de família. No concurso promovido pela Prefeitura do Recife em 2018, a quadrilha e a equipe envolvida na formatação do espetáculo levaram os troféus de Melhor Casamento, Melhor Figurino, Melhor Desenvolvimento de Tema e Melhor Trilha Sonora.

 

Ficha Técnica

Figurino: Wanderson José

Coreografia: Wanderson José, com participação de Leila Nascimento

Desenvolvimento do Tema: Hérika Araújo e Wanderson José

Trilha Sonora: Hérika Araújo e Wanderson José

Marcador: Carlos Nascimento

Casamento: Hérika Araújo

 

Quadrilha Junina Matutada

Fundada em 13 de agosto de 2013, no bairro de Tejipió, escolheu relembrar este ano antigos festejos juninos, com o tema “Confete: Pedacinho Colorido de Saudade”. 

 

Ficha Técnica:

Figurino: Cassio e Eduardo

Coreografia: Cassio Felinto, Marcos André e Jamerson Silva

Desenvolvimento do Tema: Cassio Felinto, Marcos André e José Almir Lucena

Trilha Sonora: Cassio Felinto

Marcador: Marcos André

Casamento: José Almir de Lucena

 

Quadrilha Junina Dona Matuta

A quadrilha fundada em 16 de maio de 2006, no bairro de San Martin, apresentará o tema  Dona Matuta – de Fato e de Direito!, que partirá da música Nordeste Independente, de Ivanildo Vila Nova e Bráulio Tavares, para passear pela cultura nordestina, celebrando suas linguagens, símbolos e personagens.

 

Ficha Técnica

Figurino: Monica Santos, Gabriel Urlan, Pedro Henrique Soares, Rennan Silva e George Araújo

Coreografia: Renne Cabral, Marcela Barroso, Nadja Andrade, Gabriela Cavalcanti, Cleiton Maia, Gabriel Urlan, Everton Lupy e Rennan Silva

Desenvolvimento do Tema: George Araújo e Eduardo Andrade

Trilha Sonora: Sérgio Trindade e George Araújo

Marcador: Sérgio Trindade

Casamento: Eduardo Andrade, George Araújo e Pedro Henrique Soares

 

Quadrilha Junina Xotear

Em 2019, a quadrilha fundada em 27 de outubro de 2017, no loteamento São João e São Paulo, em São Lourenço da Mata, defenderá o tema “Bem-vindo a Anarriê: E o Mistério da Cidade Perdida”. Baseada no cordel “Jericoacoara e a Lenda da Cidade Encantada”, de Godofredo Solon, essa fábula junina retrata as narrativas populares do Estado do Ceará.

 

Ficha Técnica

Figurino: Ciano Silva

Coreografia: Sílvio Darlem da Paixão

Desenvolvimento do Tema: Silvio Darlem da Paixão

Trilha Sonora: Sílvio Darlem da Paixão

Marcador:

Casamento: Sílvio Darlem da Paixão

 

Quadrilha Junina Zabumba

Para provar que a arte regenera e capacita para a vida, a Zabumba, fundada em 7 de setembro de 2001, em Camaragibe, apresentará o tema “Atenção Pavilhão, Olha a Foto!”, retratando uma festa junina promovida por presidiários e presidiárias de dois presídios.

 

Ficha Técnica

Figurino: Alex’s Waldorf

Coreografia: Thábata Durkehein, Guilherme Rodrigues, Gueta Mirela e Cilas Lopes

Desenvolvimento do Tema: Anderson Abreu

Trilha Sonora: Glaydson Machado

Marcador: Cilas Lopes

Casamento: Anderson Abreu