Secretaria da Mulher

NOTÍCIAS

Mulher | 20.06.19 - 13h57

Secretaria da Mulher do Recife prepara tenda de simpatias para o São João no Sítio Trindade

A ideia é que as brincadeiras tragam empoderamento para as mulheres e informe sobre a rede de combate à violência de gênero

 

Para o São João no Sítio Trindade, a Secretaria da Mulher do Recife preparou uma tenda de simpatias e adivinhações. Ao invés de esperar o príncipe encantado no fundo da bacia ou no tronco da bananeira, as brincadeiras trazem empoderamento para as mulheres. Tarô cigano, leitura de mão e mensagens no fundo da bacia serão algumas das brincadeiras que irão fazer parte dos festejos juninos. Além das brincadeiras, a equipe municipal irá distribuir material informativo com a rede de proteção à mulher em situação de violência. A tenda começa nessa sexta (21) e segue até o dia 30, das 18h às 23h.

"A nossa ideia esse ano é desconstruir essa noção do casamento como única saída para a mulher, sairmos desse lugar passivo na história. Hoje, não precisamos mais ficar esperando esse príncipe encantado, nós somos donas dos nossos destinos e podemos muito", afirmou a secretária da Mulher do Recife, Cida Pedrosa. Além das educadoras sociais com os tarôs e a leitura de mãos, o Donzelômetro - jogo digital que "mede" o nível de "donzelice" dos homens - também estará na tenda.

Para o tarô, a Secretaria se inspirou em cinco arquétipos de mulheres: a quadrilheira, a índia, a cigana, a cangaceira e a guerreira de Tejucupapo. As mensagens falam, entre outros assuntos, sobre amor próprio, força interior e direito a uma vida sem violência.  A mulher que precisar de orientação ou se encontrar em situação de violência doméstica e/ou sexista, pode procurar a equipe do Centro de Referência Clarice Lispector que estará no estande da Secretaria, junto a Administração do Sítio. O horário de atendimento será das 18h às 23h. Psicólogas, advogadas e assistente sociais estarão disponíveis para ajudar a quem precisar e informar sobre a rede de enfrentamento à violência de gênero.