Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

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Mobilidade | 20.06.19 - 14h40

Agentes de trânsito da CTTU passam a usar smartphones para registrar autuações e realizar outros serviços

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Este é mais um passo dado para a modernização dos serviços da CTTU (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), realiza mais uma iniciativa com o intuito de modernizar as suas ações. Dessa vez, smartphones vão substituir os talonários eletrônicos, utilizados até este ano pelos agentes de trânsito. Além de registrar as autuações, os agentes também utilizarão os dispositivos para preencher eletronicamente o registro estatístico de acidentes de trânsito com vítima e a autuação de retirada de veículo de circulação. Os serviços funcionarão através de um aplicativo homologado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), de acordo com a Portaria 99/2017.

Ao todo, 200 smartphones foram adquiridos para uso dos agentes de trânsito da CTTU. No telefone, constarão apenas aplicativos que substituirão o talonário eletrônico, utilizado para registrar infrações de trânsito. Outro serviço beneficiado será o preenchimento da autuação de retirada de veículo de circulação, documento que registra os detalhes do veículo para providenciar a remoção para depósito.

Com o smartphone, o agente também poderá consultar com mais facilidade o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), marca e modelo dos veículos devidamente registrados pelo Detran, além de conferir a regularidade da versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor. É importante ressaltar que o agente não terá acesso a redes sociais, mas haverá utilização de redes móveis para a sincronização dos dados preenchidos nos aplicativos.

Taciana Ferreira, presidente da CTTU, destaca a aquisição dos smartphones para os agentes como um avanço para a política de trânsito na cidade. “Munir os nossos agentes de trânsito com ferramentas modernas de acesso à informação, além de dar mais eficiência à fiscalização, aperfeiçoa o nosso serviço e dá mais comodidade ao servidor, que fará tudo de forma mais eficiente”, destacou a gestora.

MODERNIZAÇÃO – A CTTU tem investido massivamente em ações que modernizem os serviços realizado pelo órgão para os cidadãos, como o agendamento online pelo site para serviços de retirada de credenciais de estacionamento especial, recursos de infrações e credenciamento anual de taxistas, como intuito de reduzir o tempo de espera do cidadão. Além disso, a CTTU lançará, a partir de julho, a Zona Azul Digital, que trará autonomia para os usuários pagarem pelas vagas rotativas por meio de aplicativo de celular.