Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 27.06.19 - 11h15

Forró, figuras místicas e arquitetura barroca nos próximos roteiros do Olha! Recife

img_alt

Inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site www.olharecife.com.br, a partir das 9h desta sexta-feira (28) (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O ciclo junino está chegando ao fim, mas ainda tem passeio do Olha! Recife dedicado ao período, neste sábado (29), Dia de São Pedro, com o BRT do Forró. No domingo (30), tem tour a pé destinado aos deuses e figuras místicas que integram parte da paisagem arquitetônica da cidade. Na quarta-feira (3) a temática será a Matriz do Santo Antônio e o Conjunto Carmelita, no bairro de Santo Antônio. Os passeios são gratuitos, mas para garantir a participação é necessário se inscrever pelo sitewww.olharecife.com.br, a partir das 9h desta sexta-feira (28).

O roteiro do sábado tem saída às 18h do Museu Cais do Sertão, no bairro do Recife. Dentro do BRT, um trio de forró pé de serra está encarregado de animar os participantes, que serão levados ao Sítio Trindade, epicentro dos festejos juninos da cidade. Os participantes vão poder conferir o concurso de quadrilha e muita animação junina.

Domingo é dia de caminhada por locais históricos da cidade e, por isso, o grupo vai sair às 9h da Praça do Arsenal, também no bairro do Recife. No roteiro, a Rua do Bom Jesus, Avenida Rio Branco, a Ponte Maurício de Nassau, Rua Nova, Praça da República e Parque 13 de Maio, onde o passeio termina. Este passeio será focado nas figuras místicas e até monstros que compõem fachadas de estruturas históricas da cidade.

Já na quarta-feira (03), o Olha Recife a pé vai até dois dos mais importantes exemplares do barroco brasileiro: a Matriz de Santo Antônio e o Conjunto Carmelita, no Bairro de Santo Antônio. A primeira reabriu recentemente após restauração e tem ricas e finas talhas, pinturas e um conjunto curioso de peças, como as imagens do Reis Magos e de São Jorge em tamanho natural. Já o Conjunto Carmelita, formado pela Basílica do Carmo e Igreja de Santa Teresa, também possui um deslumbrante acervo de peças banhadas a ouro e painéis representando as vidas dos santos. O passeio terá início na Praça do Arsenal, às 9h.

Os passeios são gratuitos e acompanhados por guias de turismo. É solicitado a cada participante a doação de pacotes de leite em pó, que serão doados ao Grupo de Apoio à Criança Carente com Câncer (GAC).

 

Serviço

Olha! Recife Especial BRT do Forró (Sábado)

Tema: São João

Dia: 29/06

Saída: 18h,

Saída: Cais do Sertão, no Bairro do Recife

 

Olha! Recife a pé (Domingo)

Tema: Deuses, monstros e alegorias.

Dia: 30/06

Hora: 9h

Saída: Praça do Arsenal, Bairro do Recife

 

Olha! Recife a pé (Quarta-feira)

Tema: Matriz do Santo Antônio e Conjunto Carmelita

Dia: 03/07

Hora: 14h

Saída: Praça do Arsenal, Bairro do Recife