Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 28.06.19 - 19h15

Ação de Conscientização marca o Dia Mundial do Orgulho LGBT no Hospital da Mulher do Recife

img_alt

Nas salas de recepção do HMR, a equipe do ambulatório LBT fez palestras explicando como funciona o acesso ao serviço. (Foto: Cortesia)

 

No Dia Internacional do Orgulho LGBT, celebrado nesta sexta-feira (28), o Hospital da Mulher do Recife (HMR), promoveu uma ação educativa de conscientização sobre a diversidade de gênero, aproveitando para divulgar o ambulatório LBT – que atende Lésbicas, Bissexuais e Transexuais no hospital da Prefeitura do Recife. Nas salas de recepção do HMR, a equipe do ambulatório fez palestras explicando como funciona o acesso ao serviço.

Na noite desta sexta, os profissionais da Coordenação da Política de Atenção à Saúde da População LGBT do Recife e da Gerência de Livre Orientação Sexual (Glos) visitarão bares localizados na Boa Vista para distribuir preservativos e falar com as pessoas sobre comportamento para uma vida sexual saudável e sobre como ter acesso aos serviços ofertados pela Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife.

“Esses são gestos de luta contra o preconceito que ainda existe. Trabalhamos para que todos possam ser respeitados na sua individualidade”, afirmou o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, que acompanhou as atividades junto com a diretora-geral do HMR, Isabela Coutinho.

Neste mês de junho, o ambulatório LBT do Hospital da Mulher passou a oferecer o tratamento de hormonização, que já é oferecido pela Prefeitura do Recife no ambulatório LGBT da Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena. A intervenção consiste em alterações no corpo com um tratamento hormonal, a partir da identidade de gênero. Com o incremento, a unidade passou a contar com mais um médico endocrinologista.

Um dos pacientes do ambulatório que está fazendo a hormonioterapia é o homem trans Oliver da Rocha, 21 anos. “É uma construção. O hormônio não mexe só com a aparência, mas também com o seu lado emocional. Por isso, tem sido tão importante o amparo que eu tenho aqui, com a equipe multiprofissional que nos atende”, contou o jovem. 

Atualmente, mais de 450 pessoas estão cadastradas no ambulatório LBT. Para ter acesso ao serviço, a paciente deve procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua residência e, posteriormente, será encaminhada para o HMR. Mas, no caso do ambulatório LBT, a paciente pode conhecer o serviço e ter acesso à entrevista social, sem necessidade de marcação prévia. Para isso, basta se dirigir ao HMR, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. “O nosso serviço garante o respeito à diversidade, com atendimento humanizado”, disse a diretora Isabela Coutinho.

De acordo com o coordenador da Política de Atenção à Saúde da População LGBT do Recife, Airles Ribeiro, mais da metade dos usuários que passaram pelo Ambulatório LGBT da Policlínica Lessa de Andrade evitam ir nas unidades de saúde tradicionais com medo de serem discriminados. Para mudar esse quadro, mais de dois mil profissionais da Atenção Básica e da Rede de Saúde Mental foram capacitados para acolher os usuários sem preconceito. “Temos dois serviços de referência para a população LGBT, na Lessa de Andrade e no HMR, mas também trabalhamos para que a população LGBT seja acolhida com respeito em toda nossa rede de saúde, e não apenas nos espaços específicos pra ela. É importante que o profissional dos postos de saúde esteja sensível e habilitado para acolher as demandas específicas dessa população porque é ele que constrói vínculo e orienta o usuário no território”, disse Airles.

Desde 2016, em uma iniciativa pioneira na região Norte-Nordeste, o Recife desenvolve a Política Municipal de Atenção Integral à Saúde da População LGBT, que tem como objetivo proporcionar acolhimento e atendimento sem preconceito e discriminação na rede de saúde, proporcionando acesso, vínculo e cuidado na rede municipal de saúde. Existe ainda um decreto municipal que garante às pessoas travestis e transexuais o direito de utilizar o nome social nos registros das unidades de saúde.

AMBULATÓRIO LGBT - Além do Ambulatório LBT do Hospital da Mulher, outro espaço de referência é o Ambulatório LGBT Patrícia Gomes, na Policlínica Lessa de Andrade. Aberto em 2017, o espaço da Prefeitura do Recife é o primeiro ligado à Atenção Básica em Pernambuco e tem o objetivo de promover a saúde integral de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis.

De segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, os pacientes são assistidos por equipe multiprofissional formada por médico, enfermeiro, psicólogo, além de residentes do Programa Multiprofissional de Saúde da Família. O serviço oferece exames clínicos e processo transexualizador ambulatorial (hormonização), adequado à necessidade do usuário. No espaço, já foram feitos 1.400 atendimentos e, atualmente, 350 pacientes estão cadastrados.

Em março, a Sesau Recife realizou um mutirão de exames preventivos ginecológicos para homens trans no Ambulatório Patrícia Gomes. Além do preventivo, feito por uma enfermeira, os pacientes receberam orientações sobre como evitar Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e sobre direito sexual e reprodutivo.