Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 01.07.19 - 17h29

Programa Chegando Junto inicia cursos de formação profissional para combater os efeitos da crise

img_alt

O prefeito Geraldo Julio acompanhou nesta segunda (1°) o primeiro dia de cursos ofertados gratuitamente à população pelo programa que nasce com o objetivo de mitigar os efeitos da crise na população mais carente (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Os jovens do Recife agora poderão contar com uma oportunidade de qualificação profissional gratuita. Nesta segunda-feira (1°), tiveram início os minicursos de formação do Programa Chegando Junto, da Prefeitura do Recife, que tem como foco o empreendedorismo e a geração de renda. O prefeito Geraldo Julio acompanhou o primeiro dia das atividades que aconteceram na sede da Cooperativa de Beneficiamento de Materiais Recicláveis dos Catadores e Catadoras da Torre, que ofereceu os primeiros minicursos, ofertando 60 vagas para moradores da microrregião 4.1, formada pelos bairros do Cordeiro, Ilha do Retiro, Iputinga, Madalena, Prado, Torre e Zumbi.

Os primeiros cursos ofertados para essa região foram de Artesanato, Corte de Cabelo Masculino e Manutenção de Bicicleta. Os alunos já saem do curso que têm 20h de duração com kits para iniciar imediatamente as atividades. Os minicursos vão rodar todas as regiões da cidade a partir deste início. 

"Lançamos o programa Chegando Junto para ajudar as pessoas a enfrentar essa crise que o Brasil está passando. A parte da assistência, com os restaurantes populares, com abrigos noturnos, e também a geração de renda. Hoje, aqui na Torre, onde os minicursos estão sendo iniciados, temos curso de corte de cabelo masculino, de manutenção de bicicleta, onde todos os alunos já saem com kit direto, já para poder trabalhar. Acabando o curso. eles já podem fazer a sua renda. Uma oportunidade de sair com aprendizado e material pra já começar a trabalhar. Estamos aqui chegando junto, de mãos dadas com a população, para ajudá-los a gerar a própria renda", destacou o prefeito Geraldo Julio sobre os minicursos que seguem, na Torre, desta segunda até a sexta (5), profissionalizando nas áreas de Artesanato, Manutenção de Bicicleta e Corte de Cabelo Masculino.

A iniciativa  tem o objetivo de estimular a qualificação profissional da população mais carente, como forma de combater a pobreza. Realizada através  da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, a ação integra o  Chegando Junto, programa municipal de assistência e geração de renda, que foi lançado pelo prefeito Geraldo Julio com o objetivo de reduzir o índice de desemprego  que vem crescendo no Brasil. Os interessados em participar tem que ser maiores de 18 anos,  ser beneficiário do Programa Bolsa Família,  e morar na região atendida.

Simone de Santana, 33 anos, já é cabeleireira e está participando para se aperfeiçoar e poder atender ainda mais clientes. "Eu vim participar para poder aprender a parte de barbeiro, cortes, desenhos. Só sei o básico. Aprendendo mais técnicas eu posso atender mais pessoas e ganhar  mais um dinheirinho. Um curso como esse é caro, e agora estou aproveitando a oportunidade de fazer essa especialização de graça. Estou feliz e muito satisfeita", comentou a aluna moradora da Torre.

“Essa é uma grande iniciativa. Nosso objetivo é levar os minicursos várias comunidades do Recife, principalmente as mais carentes, buscando qualificar as pessoas que tem menos oportunidade, possibilitando que eles gerem suas próprias receitas e recursos”, enfatizou o secretário de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo do Recife, Antônio Júnior, sobre as aulas que iniciaram hoje, mas seguem ao longo do ano. 

Com 20 vagas para cada modalidade de curso, as aulas são de artesanato, que acontecem das 8h às 12h, de manutenção de bicicleta e corte de cabelo, quer  serão realizadas das 14h às 18h. Já no dia 5 haverá palestra sobre empreendedorismo e a entrega dos kits para os concluintes, que contém o material mínimo necessário ao início da atividade empreendedora, como máquina de cortar cabelo, ferramentas para bicicleta, tecido, agulha e alicate. Além destes, outros minicursos serão realizados por todas as regiões da cidade. Serão contempladas também áreas como bijuteria; pintura em panos de prato; preparo de brigadeiro; preparo de tortas variadas; salgados fritos; modelagem e design de sobrancelha; manicure e pedicure.

O professor de um dos cursos comentou a satisfação em poder ensinar o que já aprendeu. "Hoje eu já estou ensinando o que já aprendi, em um curso do Qualifica Recife, que a prefeitura também ofereceu. É muito bom poder mostrar pra eles como aprender a ser um profissional, como ter seu trabalho, como se organizar e poder ter seu próprio emprego. Estou aqui com muita alegria e carinho para compartilhar conhecimento, e essa dedicação de estar aqui, se eles se empenharem e se dedicarem vão poder melhorar cada vez mais, e como eu, quem sabe abrir um salãozinho em casa, ter sua renda", afirmou Ronaldo Filho, de 38 anos, que é cabeleireiro e foi orientador do curso de corte masculino.
 
CHEGANDO JUNTO - O programa vai abarcar uma série de projetos, com ações divididas entre as áreas de assistência à população e apoio à geração de renda. Serão construídos três restaurantes populares e um abrigo noturno; o projeto Gera Cidadania vai oferecer oficinas pedagógicas e artísticas para crianças, adolescentes e jovens no contraturno escolar; haverá Frentes de Trabalho, que contratarão moradores dos bairros para fazer pequenos reparos de manutenção em escolas e unidades de saúde; mutirões de saúde, auxílio e assistência técnica aos moradores para reformar e construir suas casas, criação de espaços de convivência para as crianças que moram nos habitacionais da PCR são outras ações do Chegando Junto.