Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 03.07.19 - 15h08

Recife 500 anos lança estratégias para pensar a cidade a longo prazo

img_alt

Intérprete dos anseios da população da cidade, Plano Recife 500 anos trouxe, nesta quarta-feira (3), diretrizes que vão nortear projetos para serem desenvolvidos na cidade até 2037 (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Os caminhos do Recife do futuro começaram a ser desenhados na manhã desta quarta-feira (3) com o lançamento das diretrizes do Plano Recife 500 anos, que reúne 62 projetos estratégicos para o desenvolvimento da cidade a serem adotados até 2037. A iniciativa nasceu em 2015, resultado de iniciativa conjunta entre a Prefeitura do Recife e a Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES). De lá para cá, mais de 5 mil pessoas foram ouvidas para traçar as estratégias para as próximas décadas. O prefeito Geraldo Julio comandou o lançamento do projeto, que aconteceu no auditório do Banco Central, em Santo Amaro, e destacou a importância de se investir no capital humano como principal patrimônio da cidade.

Um dos objetivos da iniciativa é que as gestões seguintes possam dar continuidade aos projetos. Segundo o prefeito Geraldo Julio, a estratégia será a discussão permanente com a sociedade. Anualmente, o Plano será revisto e atualizado para que possam ser agregados o conhecimento e a participação dos cidadãos.

"O Recife entrega, hoje, o plano de cidade mais moderno do Brasil, que foi elaborado com a participação de mais de 5 mil pessoas, de maneira democrática e participativa. A gente tem, agora, a estratégia para cidade do Recife no longo prazo. As cidades mais desenvolvidas do mundo investem muito em planejamento, têm sempre estratégias de longo prazo  e o Recife entra neste rol", comemorou o prefeito.

Com olhar no futuro, o prefeito defendeu ainda que o processo, conduzido de maneira democrática, endossa o compromisso de implantação das ações, para que as ideias sejam tiradas do papel independente da gestão ou do desejo dos governantes.

Á frente da Secretaria de Planejamento Urbano da cidade, Antônio Alexandre explicou que o projeto atravessou diversas etapas desde 2015 e o lançamento do livro com as diretrizes é o primeiro produto dessas discussões. "Temos uma carta de navegação para onde desejamos ir e quais são as iniciativas que precisam ser feitas para que nesse horizonte de 18 anos possamos ter este futuro desejado", afirmou o secretário.

Para ele, o planejamento pensado desde 2015 permitiu influenciar ações, tanto do poder público quanto instituições privadas, com outras lógicas de abordagens de cidade. "Foi isso que permitiu, por exemplo, iniciativas como o resgate da relação do cidadão com a cidade, permitiu que o modelo educacional fosse revisto e que a estratégia de saneamento e drenagem urbana começasse a mudar sua orientação. O sistema de mobilidade também passou a ser visto invertendo prioridades e valorizando ciclovias e ciclofaixas", exemplificou o secretário.

Em meio às 62 diretrizes apontadas no projeto, o secretário pontuou dois pilares como principais - o investimento em educação e formação profissional e a infraestrutura urbana. "Essas são áreas fundamentais para os próximos 20 anos", afirmou.

O exemplo que este futuro já está bem presente pôde ser personificado com o discurso da estudante Maria Eduarda Oliveira, 15 anos. Em 2016, ela iniciou o estudo em robótica nas escolas da rede municipal do Recife, o que a permitiu viajar para representar a rede em disputas internacionais. Nesta quarta, ela deu um depoimento emocionante em que pediu o engajamento da gestão e da sociedade para tirar os planos do Recife 500 anos do papel e dar oportunidades para as futuras gerações.

À frente da Aries, Guilherme Cavalcanti ressaltou o protagonismo da sociedade civil organizada no processo de escuta. "A sociedade sentou-se à mesa com o poder público de forma austera e independente e assumiu a liderança da construção do futuro. Esse é o principal marco do que a gente está conversando aqui hoje, estamos empolgados com os próximos 20 anos, com a chegada dos 500 anos da nossa cidade e com o tipo de transformação que a gente pode fazer a partir de agora", afirmou.

Alguns destaques sobre os caminhos estratégicos do Recife 500 Anos:

Alfabetização na idade certa: O objetivo principal é alfabetizar com qualidade as crianças dos três primeiros anos do Ensino Fundamental das escolas públicas do Recife.

Qualidade da atenção materno infantil: Tem como objetivo principal a garantia ao acesso e à qualidade da rede de atenção à saúde visando reduzir a mortalidade infantil e materna.

Pesquisa, desenvolvimento e inovação na área da saúde: O foco principal desse projeto é manter Recife como um polo de pesquisa e inovação em saúde ao incorporar, de forma progressiva e controlada, novas tecnologias na área da saúde, com foco no desenvolvimento de soluções para doenças infecciosas e doenças não transmissíveis prevalentes no Recife.

Centros de excelência e cluster tecnológico: Criar um ambiente propício à atração e consolidação de empreendimentos competitivos e inovadores a partir da implantação, ampliação ou reestruturação de laboratório, centros e parques de inovação, no centro expandido, e fortalecer os centros de excelências em pesquisa e inovação articulados com as iniciativas privadas e públicas.

Cidade-Parque: Assegurar atividades contínuas de conservação para a regulamentação e implantação das unidades de conservação no Recife - integrantes do Sistema Municipal de Unidades Protegidas, e ampliar e qualificar a distribuição da cobertura vegetal na cidade do Recife.

Requalificação e caminhabilidade nas centralidades principais e dos bairros: Requalificar as centralidades nos principais corredores do Recife adotando um padrão de espaço público voltado para o transporte ativo.

Iniciativas já iniciadas pela Prefeitura do Recife

O conceito de ‘Cidade para as Pessoas’, disseminado por autores como o arquiteto e urbanista dinamarquês Jan Gehl, referência mundial no tema, e adotado pelo Recife 500 Anos, encontra reforço nas diversas ações, projetos e programas já realizados pela gestão municipal. São intervenções que encontram respaldo nas sugestões apresentadas nesta quarta-feira (03) e que apontam para um planejamento estratégico com foco em um Recife com melhores perspectivas econômicas e sociais.

Com os olhos voltados para o futuro, ao longo dos últimos anos, a Prefeitura do Recife inovou e trouxe uma série de iniciativas que hoje estão incorporadas à vida das pessoas e da cidade. Como exemplos de inovação criados e implantados pela atual gestão, a capital pernambucana conta com iniciativas nas mais diversas áreas: educação, cidadania, saúde, direitos humanos, turismo, lazer, esportes e infraestrutura entre outras.

· Passeio (pedestrianização) da Avenida Rio Branco 

· Tecnologia

· Creche Escola

· Proler

· Brinqueducar

· Robótica 

· Inclusão Escolar

 

Sobre a ARIES 


Instituição que tem por objetivo manter o debate vivo em torno dessa estratégia, bem como recomendar caminhos inovadores para os desafios que se apresentam. Para isso, a ARIES se dedicada aos estudos sobre o futuro das cidades e a execução de projetos-piloto que prototipem e antecipam o futuro, mostrando novas possibilidades em escala real.