Secretaria da Mulher

NOTÍCIAS

Mulher | 04.07.19 - 13h54

Prodarte e Rede Tecendo Cidadania mostram seus artesanatos na Fenearte

img_alt

Mosaico, bijuterias, aquarela e muito artesanato de material reciclável estão expostos nos estantes da feira até o dia 14 de julho (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

A Prefeitura do Recife não poderia ficar de fora da 20° Feira Nacional de Negócios do Artesanato, a Fenearte. A abertura ocorreu ontem (3), no Centro de Convenções, em Olinda. Diversos artesãos do  Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Artesanato do Recife( Prodarte), vinculado a Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, e da Rede Tecendo Cidadania, coordenada pela Secretaria da Mulher estiveram presentes.

No estante da Secretaria da Mulher do Recife, a educadora social e artesã Virgínia Menezes mostra seu trabalho com mosaico e bijuterias. "Eu gosto de trabalhar com reuso. Compro material em loja no final do estoque, garimpo na rua para fazer os mosaicos", conta. A artesã diz que gosta mesmo é de ver a transformação do material.

Virgínia e mais quinze mulheres ligadas à Rede Tecendo Cidadania estão expondo seus produtos no estante  313, da Rua 12 da Feira. A iniciativa da Secretaria da Mulher faz parte das ações de incentivo ao empreendedorismo e ao empoderamento sócio-econômico das mulheres. "É muito importante incentivarmos as mulheres a expor seus produtos, a conseguirem a independência financeira. Este ano, aumentamos o número de vagas, conseguimos mais espaço. Estamos apoiando o fortalecimento da Rede", comentou a secretária da Mulher, Cida Pedrosa. Além de mosaico, é possível encontrar no estante bolsas, crochês, bolos e diversos outros artesanatos.

Já no estante do Prodarte, 12 artesãos estão divididos por turnos. Os artesanatos são reciclados,  tem resina, bijuteria, pneu, quenga de coco, tudo transformado. José Egídio se cadastrou esse ano no Prodarte e já entrou na feira. "Eu trabalho com aquarela e estou muito feliz de estar aqui. Já exponho meu material nas feiras do programa. Espero vender bastante", comentou.  O estante do Prodarte é o 306 da Rua 13. A Fenearte segue até o dia 14 de julho, no Centro de Convenções.