Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 05.07.19 - 17h57

Ecoférias oferece atividades gratuitas nos equipamentos ambientais da PCR

img_alt

Atividades acontecem no Econúcleo Jaqueira e Jardim Botânico de 9 até 28 de julho com contações de histórias, oficinas, apresentações teatrais e trilhas ecológicas. (Foto: Cortesia)

 

Enfim, férias! Que tal unir diversão e aprender mais sobre o meio ambiente? Neste mês de julho, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), preparou uma programação intensa para a Ecoférias, com mais de 100 atividades gratuitas que vão acontecer no Jardim Botânico do Recife, no Curado, e no Econúcleo Jaqueira, entre os dias 9 e 28 deste mês.

Lançada há quatro anos pela Prefeitura do Recife, a Ecoférias foi planejada para associar lazer e conhecimento com uma programação focada nas ações do Programa Educar Para uma Cidade Sustentável, atraindo crianças e jovens aos equipamentos de educação ambiental do município. Neste ano, as atividades serão baseadas nos personagens da Turma Mangue e Tal: Jô, Dom, Riso, Otto, Duporto e Morena, quatro protetores da natureza que embarcam em aventuras para defender o meio ambiente com base nas temáticas do verde urbano, resíduos sólidos, água e biodiversidade.

No Econúcleo Jaqueira a diversão começa nesta quinta-feira (11), das 9h às 17h. Estão previstas atividades como a oficina “Ecoideias Vasos Ecológicos” que objetiva a produção de vasos ecológicos a partir do coco, com o intuito de proporcionar um novo olhar sobre o reaproveitamento (um dos 5R´s da sustentabilidade) de resíduos sólidos. Outra opção será a atividade “Ressignificando: caixinha das surpresas” onde os participantes, com os olhos vendados, terão que descobrir, através do tato, quais foram os resíduos que a população jogou pelo parque. A ação vai promover a percepção dos impactos negativos gerados com a falta de uma educação ambiental, estimulando o descarte correto dos resíduos. Além dessas práticas, o visitante poderá conferir também a Gincana Mangue e Tal, que vai mostrar a importância da reutilização dos resíduos.

Já no Jardim Botânico do Recife, a garotada pode aproveitar a Ecoférias a partir desta terça-feira (9), das 9h às 15h30. Reciclagem, reutilização, boas práticas ambientais, consumo consciente, respeito a natureza, educação ambiental, coletividade, arte e cultura são temas propostos pelos arte-educadores nesta temporada de férias.  Na terça-feira (9), a programação começa às 9h30 por meio da “Caminhada Ecológica Explorando o Jardim Botânico”, onde o participante terá a oportunidade de conhecer os espaços do equipamento ambiental e descobrir diversas particularidades sobre os jardins e coleções temáticas. À tarde, às 13h30, os pequenos vão aprender as características dos saguis, animais sempre presentes no Jardim Botânico, e entrar no clima da brincadeira usando enfeites de cabeça que ilustram pequenas orelhas durante o percurso da trilha “Trapezistas da Mata”. Em seguida, será transmitido vídeo e roda de diálogo para a criançada tirar dúvidas e mostrar tudo o que aprendeu durante a monitoria. A Ecoférias contará ainda com Gincana Ecológica: Descobrindo as árvores do Jardim; Gincana dos 5Rs: Adoro ser criativo e sustentável; Prática de laboratório: Ampliando o olhar; Pintando o 7: O que eu vi no Jardim; Caminhada Ecológica: Que bicho é esse?; Oficina de produção de mudas e diversas outras atividades e brincadeiras. 

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Neves Filho, explica que o objetivo da Ecoférias é proporcionar férias divertidas inseridas em um contexto de educação e conscientização ambiental. “A Ecoférias é uma maneira das crianças se divertirem e aprenderem mais sobre a natureza. Precisamos incentivar e ensinar a garotada sobre a importância da preservação do meio ambiente, pois elas são o futuro do nosso planeta”.

Durante a Ecoférias, estão previstas atividades como Trilha de Histórias;  Oficinas de quadrinho, de boneco de jornal, de improviso teatral, de criação de porta trecos; Jogos ambientais; Contação de histórias, Apresentação teatral e muito mais. Todas as atividades contarão com os personagens da Turma Mangue e Tal. 

Para participar é preciso fazer inscrição no local meia hora antes das atividades do turno da manhã e da tarde, com número máximo de 30 participantes. É importante destacar que os responsáveis precisam acompanhar as crianças durante as práticas.

Sobre a Turma Mangue e Tal

Quatro protetores da natureza embarcam em aventuras para defender o meio ambiente acompanhados por uma garça azul e um robô reciclado e cibernático - experiência revolucionária do porto tecnológico do recife - formam a turma mangue e tal.  Uma jornada pelo enfrentamento e transformação dos problemas ambientais da cidade, através da educação ambiental e das atitudes sustentáveis.

A Turma Mangue e Tal é baseada nas temáticas do verde urbano, resíduos sólidos, água e biodiversidade. Para cada temática existe um personagem correspondente. São eles:

 - Protetora das questões relativas às áreas verdes, arborização, unidades de conservação e do mangue. Características: concentrada, enigmática, perspicaz.  Influenciada pelos ideais de Josué de Castro.

Dom - Protetor da natureza, responsável pelas atitudes sustentáveis e boas práticas para a preservação do meio ambiente. Características: urbano, dinâmico, pacífico. Influenciado pelos ideais de Dom Helder Câmara.

Riso - Protetora dos recursos hídricos, rios e seus ecossistemas, da praia, do uso raional da água. Características: bem humorada, simpática, extrovertida. Influenciada pelos ideais de Chico Science.

Otto - Protetor dos animais. Características: um ser humano mágico, tem o dom da palavra, da justiça, da gentileza. Influenciado por Clarice Lispector

Düporto - Um aratu gigante e cibernético. Criação do porto tecnológico do Recife. Características: ágil, cortês, astuto, hi tech.  Um transformer.  É o transporte da Turma Mangue e Tal (por terra, água ou ar). Apaixonado pela garça morena.

Morena - Uma garça azul, protetora dos resíduos sólidos, presti recicladora.  Características: vibrante, inquieta, empoderada.

Confira a programação completa do Jardim Botânico do Recife.

E aqui a programação completa do Econúcleo Jaqueira.