Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional 

NOTÍCIAS

Trabalho e Qualificação | 06.07.19 - 12h10

Prefeitura do Recife entrega kits de qualificação profissional do Programa Chegando Junto

 
Na noite desta sexta-feira (05), a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, entregou os kits de trabalho das primeiras turmas de qualificação profissional do Projeto Chegando Junto. As atividades, com foco no empreendedorismo e na geração de renda, aconteceram na sede da Cooperativa de Beneficiamento de Materiais Recicláveis dos Catadores e Catadoras da Torre e contemplou a microrregião 4.1, formada pelos bairros do Cordeiro, Ilha do Retiro, Iputinga, Madalena, Prado, Torre e Zumbi, com cursos de Artesanato, Manutenção de Bicicleta e Corte de Cabelo Masculino na máquina. 

A iniciativa pioneira da PCR oferece a qualificação profissional e entrega o material mínimo necessário ao início da atividade empreendedora. Desta vez, 50 concluintes vão receber os kits com: máquina de cortar cabelo, navalha, pente, tesoura para os 20 participantes do curso de corte de cabelo e barbearia; kit de chaves de boca, kit para conserto de pneu, óleo de máquina e outras ferramentas de manutenção de bicicletas para 20 concluintes e tecido, agulha, alicate, cola, nylon, entre outros para as 10 alunas do curso de artesanato de fuxico. 

Os minicursos têm carga horária de 20h e são realizados, de forma itinerante, por todas as RPAs da cidade. As próximas turmas já começam segunda (08), no mesmo local, Cooperativa de Beneficiamento de Materiais Recicláveis dos Catadores e Catadoras da Torre, e as aulas serão de Corte de cabelo masculino com máquina, Manutenção de bicicletas e Manicure. Cada curso terá 20 vagas disponíveis.

A iniciativa tem o objetivo de estimular a qualificação profissional da população mais carente, como forma de combater a pobreza. Realizada através  da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, a ação integra o  Chegando Junto, programa municipal de assistência e geração de renda, que foi lançado pelo prefeito Geraldo Julio com o objetivo de reduzir o índice de desemprego  que vem crescendo no Brasil. Os interessados em participar tem que ser maiores de 18 anos,  ser beneficiário do Programa Bolsa Família,  e morar na região atendida.

CHEGANDO JUNTO - O programa vai abarcar uma série de projetos, com ações divididas entre as áreas de assistência à população e apoio à geração de renda. Serão construídos três restaurantes populares e um abrigo noturno; o projeto Gera Cidadania vai oferecer oficinas pedagógicas e artísticas para crianças, adolescentes e jovens no contraturno escolar; haverá Frentes de Trabalho, que contratarão moradores dos bairros para fazer pequenos reparos de manutenção em escolas e unidades de saúde; mutirões de saúde, auxílio e assistência técnica aos moradores para reformar e construir suas casas, criação de espaços de convivência para as crianças que moram nos habitacionais da PCR são outras ações do Chegando Junto.