Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 10.07.19 - 11h59

Trilha lúdica ambiental, oficina de escrita criativa e jogo da alegria são algumas das atividades da Ecoférias, neste final de semana, no Econúcleo Jaqueira

img_alt

Nesta quinta-feira, o Econúcleo do Parque da Jaqueira dá o pontapé inicial para a temporada de Ecoférias. Até o dia 28 de julho, o espaço de educação ambiental da Prefeitura do Recife será ponto de encontro para a criançada se divertir durante as férias com brincadeiras e atividades que estimulam a criatividade e a consciência de preservação do meio ambiente. (Foto: Marcos Pastich/PCR)

 

A equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade formada por 10 artistas-educadores comandam oficinas, trilhas ecológicas, contação de histórias, jogos digitais e mais. Confira os detalhes de algumas atividades que acontecerão de quinta (11) a domingo (14).  

 

ECONÚCLEO JAQUEIRA

QUINTA-FEIRA (11/07)

10h30 - Oficina de Escrita Criativa “Jô e ao Verde Urbano”

A Oficina de escrita criativa, ministrada por Flávia Gomes, às 10h30, promete incentivar a capacidade de interpretação e a criatividade da criançada. Na ocasião, ela contará com a ajuda de Jô, personagem da Turma Mangue e Tal, defensora do verde urbano, para que através da escrita, leitura, música e imagens, as crianças possam entender os elementos da escrita e o exercício da sua prática - através da construção de textos.

 

10h30 – Jogo do espelho d’água com a Turma Mangue e Tal

Com o intuito de promover educação ambiental de forma lúdica, o jogo consiste em capturar imagens do tabuleiro. A formação é de 2 a 4 equipes de até 5 pessoas. Cada equipe se posiciona em um lado do tabuleiro. A partir da leitura de uma carta que descreve um objeto ou situação, a equipe deve reduzir a imagem correspondente no tabuleiro e um dos seus membros corre para a pista para pisar sobre ela. A equipe deve escolher um para capturar a imagem correta . Um árbitro então dá inicio à jogada, puxando uma das cartas do topo do monte e lendo em voz alta. Após o sinal do árbitro, quem chegar primeiro na figura ganha a carta, que é colocada do lado de sua equipe. Ganha a equipe com maior número de cartas no final.

 

14h00 - Trilha Lúdica Ambiental “Trilha de histórias”

Os visitantes serão convidados para uma caminhada repleta de contação de histórias, conhecendo as espécies, as suas histórias, brincando com o lado lúdico e informativo. O objetivo é promover uma reflexão sobre a importância das árvores no meio ambiente.

 

SEXTA-FEIRA (12/07)

10h30 - Oficina de Escrita Criativa “Dom e o Recife Sustentável (12 vagas)

 

A Oficina de escrita criativa, ministrada por Flávia Gomes, promete incentivar a capacidade de interpretação e a criatividade da criançada. Na ocasião, ela contará com a ajuda de Dom, personagem da Turma Mangue e Tal, responsável pelas atitudes sustentáveis e boas práticas para a preservação do meio ambiente, para que através da escrita, leitura, música e imagens, as crianças possam entender os elementos da escrita e o exercício da sua prática - através da construção de textos.

 

10h30 – Jogo da Alegria Ambiental com a Turma Mangue e Tal

Verde urbano, biodiversidade, resíduos sólidos, mudanças climáticas, águas e poluição sonora são os eixos temáticos abordados no Jogo da Alegria Ambiental com personagens da Turma Mangue e Tal. No primeiro momento, a garotada conhecerá a turma através de fotos e características. Depois, terão  que preparar o conhecimento para as perguntas e respostas da atividade  que correspondem a temática de cada personagem da Turma Mangue e Tal durante a Roleta de Perguntas e Respostas Ambientais.

 

15h - Trilha Lúdica Ambiental “Trilha de histórias”

Os visitantes serão convidados para uma caminhada repleta de contação de histórias, conhecendo as espécies, as suas histórias, brincando com o lado lúdico e informativo. O objetivo é promover uma reflexão sobre a importância das árvores no meio ambiente.

 

SÁBADO (13/07)

10h - Resignificando: caixinhas de surpresas

Promover a percepção dos impactos negativos gerados pelo descarte incorreto do lixo convida a garotada para participar da atividade Ressignificando: caixinhas de surpresas, sábado, às 10h, na Ecoférias do Parque da Jaqueira. Na ocasião, um arte-educador da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade colherá alguns resíduos que a população joga pelo parque (papel, garrafas, plástico, sacolas, etc) e os participantes, com os olhos vendados, terão que descobrir quais são os materiais somente através do tato.

 

11h - Oficina de hortas caseiras

Com o intuito de estimular uma reflexão sobre os alimentos que consumimos e, sobretudo, intensificar a ideia de uma sociedade de consumo consciente, a Oficina de Hortas Caseiras vai ensinar através de práticas simples o plantio caseiro. A oficina terá como ponto central estimular cada participante ao contato com a terra, as sementes/mudas e utilizar recursos variados para os vasos. Ao final, cada participante levará consigo a muda para manter em casa o hábito do plantio caseiro e assim constituir uma rede de conscientização ambiental.

 

16h – A Turma Mangue e Tal no Mundo das Xilogravuras

Desenvolver aptidões artísticas nos participantes através da conscientização de práticas sustentáveis e, ao mesmo tempo, inovando na forma e no conteúdo em arte com uma visão empreendedora na produção de xilogravuras, quadros, capas para cordel, imãs de geladeira, etc.

 

DOMINGO (14/07)

10h– “ECOideias” oficina de vasos ecológicos (vasos com casca de coco verde)

Uma das novidades desta temporada de Ecoférias é Oficina de vasos ecológicos, que será realizada neste domingo, às 10h, utilizando a casca do coco verde. Os participantes vão preparar o plantio usando pedras e terra e, em seguida, plantarão flores, sementes de arbórea ou de temperos no coco usado.  

 

14h – Gincana Mangue e Tal

Será feita uma gincana com brincadeiras que utilizam material reutilizados.

Pula corda

Acerte o alvo

Cabo de guerra

Corrida de saco

Dança das cadeiras

Corrida das frutas

 

16h – Sala de ECOinteratividade: Recife Limpeza

Na sala ECOinteratividade, onde estão disponíveis os jogos digitais ambientais, os participantes terão a missão de ajudar a manter nossa cidade limpa coletando os lixos espalhados pelo meio ambiente e depositando cada qual em sua lixeira correta, usando para isso comandos de toque do jogo Recife Limpeza. Atenção e agilidade são atributos essenciais para se sair bem e conquistar um bom lugar no ranking dos melhores.