Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Assistência Social | 18.07.19 - 18h41

Alunos de imersão do Porto Social conhecem parceria Público x Terceiro Setor

 

A relação entre o Poder Público com o Terceiro Setor na área social, assunto da pauta do curso de imersão para alunos do Porto Social – organização parceira da Prefeitura do Recife para estimular o empreendedorismo ativo com foco social - teve uma exposição feita pela secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife (SDSJPSDDH), Ana Rita Suassuna, esta semana, no  Sebrae Lab, na Ilha do Leite.  Profissionais da área de responsabilidade social, voluntários e professores estavam entre os participantes da imersão.

Ana Rita Suassuna falou da importância das parcerias com o terceiro setor como meio de ampliar a capilaridade da atuação em diversos projetos sociais. Citou intervenções executadas pela Secretaria de Políticas Sobre Drogas (Sepod) que atualmente são disponibilizadas com a cooperação de instituições e organizações não-governamentais com os eixos: prevenção, cuidado e inserção social, a exemplo do Senai, Coalizão e Amor Exigente, entre outras entidades . “Na área de assistência temos mais de 1,5 mil crianças e adolescentes que participam de projetos em clubes sociais”, destacou a secretária da SDSJPSDDH. O convênio entre a organização Porto Social foi firmado com base na expertise com a capacitação em projetos sociais. O Convênio com a Ong Samaritanos é outro exemplo de parceria com o terceiro setor, com um projeto de capacitação empreendedora para moradores em situação de rua.

Os alunos pediram informações sobre os critérios exigidos para as entidades estabelecerem parcerias formais com o poder público. A secretária explicou que todas as normativas exigidas devem ser cumpridas. “As regras são disponibilizadas em editais públicos, termos de cooperação, entre outros meios legais”, disse Ana Rita Suassuna, lembrando que uma das portas de entrada para se inteirar dessas parcerias são os conselhos. Atualmente nove deles – Conselhos da Juventude, Pessoa com Deficiência e Pessoa Idosa, entre outros - são ligados à SDSJPSDDH.