Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 05.08.19 - 12h01

Recife recebe certificação internacional de destino criativo

Com o título, Recife passa a ser a única cidade brasileira a integrar a Rede Internacional de Turismo Criativo

Conhecida por sua diversidade histórica e cultural, a capital pernambucana passa agora a integrar a Creative Tourism Network (Rede Internacional de Turismo Criativo), organização internacional responsável pelo desenvolvimento do turismo criativo em todo o mundo. Com o aceite, o Recife é a única cidade brasileira na rede, junto a destinos importantes como Barcelona (Espanha), Paris (França), Amsterdã (Holanda), Ibiza (Espanha), Bangkok (Tailândia), Quito (Equador) e Medellín (Colômbia).

O ingresso na Creative Tourism Network é uma das ações exitosas de curto prazo do Plano de Turismo Criativo do Recife (2019-2021), documento pioneiro no Nordeste e lançado pela Prefeitura do Recife em 2018. O documento oferece subsídios para que os empreendedores possam explorar o turismo criativo, proporcionando aos turistas uma experiência única de vivenciar a cidade, que vai desde a aprender a gastronomia local a também entender as manifestações religiosas e culturais.

"Além do sol e do mar, típicos de uma cidade litorânea, destacamos o fortalecimento do Recife para a economia criativa nas comunidades. Temos um olhar diferenciado para o turismo e queremos que tanto o viajante quanto o cidadão possam vivenciar a nossa cidade, nossa cultura e rica gastronomia. Aqui, o turismo e a cultura são trabalhadas de forma integrada", afirmou a secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça.

Com o Plano de Turismo do Recife pronto, foram quatro meses dedicados à construção de um dossiê que atentasse o potencial do Recife para o desenvolvimento do Turismo Criativo. A participação da cidade nesta plataforma vai gerar vários benefícios e potencializar a promoção internacional do Recife como destino de referência em criatividade e inovação no turismo.

"A cidade é conhecida por ser a Capital da Criatividade e é um local em que o viajante chega e vive experiências autênticas e criativas. As pessoas podem viver a experiência do Carnaval, com produção de fantasias ou aulas de frevo; podem conhecer a gastronomia, com aulas na cozinha; podem fazer roteiros fotográficos pela cidade. As possibilidades são infinitas. Além da cultura e tradição, o grande valor/diferencial do turismo criativo do Recife é a sua gente". destacou Caroline Couret, diretora da Rede Internacional de Turismo Criativo em vídeo enviado à Prefeitura do Recife. Um dos diferenciais destacados é também o fato de que as ações turísticas executadas na Capital pernambucana não são direcionadas apenas para os turistas, mas também para os habitantes da cidade. "E isso é essencial no gerenciamento da cultura, do turismo e das indústrias criativas", finalizou Couret.

Outras ações que estão em curso e sendo executadas pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, que também são consequências do Plano de Turismo Criativo do Recife. Exemplo disso é o processo de sensibilização do Turismo Criativo nas Escolas de Referência do Ensino Médio. A ideia é aproximar os alunos da realidade deste mercado para mostrar oportunidades de como eles podem se inserir neste futuro; Criação, até o fim do ano, de uma plataforma de ensino a distância para mentorias com profissionais ligados ao Turismo Criativo; participação em feiras e eventos promocionais, levando a cidade como destino criativo; Mostra de Turismo Criativo, que será realizada em setembro, envolvendo a sociedade em um dia inteiro com programação em que envolve inovação e turismo; entre outras.