Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional 

NOTÍCIAS

Trabalho e Qualificação | 05.08.19 - 18h10

Programa Chegando Junto inicia minicursos profissionalizantes no bairro do Sancho

img_alt

Aulas acontecem na sede da União dos Moradores do Jardim Planalto e incluem as áreas de manicure e pedicure; manutenção de bicicleta; bijuteria artesanal; e corte de cabelo masculino. (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

Mais de setenta moradores do bairro do Sancho iniciaram, nesta segunda-feira (5), os minicursos de qualificação profissional do programa Chegando Junto. As aulas estão acontecendo na sede da União dos Moradores do Jardim Planalto e incluem as áreas de manicure e pedicure; manutenção de bicicleta; bijuteria artesanal; e corte de cabelo masculino, com 40 horas de conteúdo teórico e prático, além de orientações sobre empreendedorismo.

O Chegando Junto é um programa municipal de assistência e geração de renda, lançado pelo prefeito Geraldo Julio com o objetivo de reduzir a pobreza, que vem crescendo no Brasil. Gerenciados pela Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE), os minicursos já aconteceram na Torre e em Santo Amaro, no mês de julho, formando um total de 147 pessoas.

“Estamos levando os minicursos para todas as regiões da cidade, especialmente as mais carentes. É fundamental oferecer qualificação profissional gratuita e perto das residências das pessoas. No final, os concluintes receberão kit com o material mínimo necessário ao início da atividade empreendedora”, afirma o secretário de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo do Recife, Antônio Júnior.

Dona de uma lojinha de roupa no bairro do Sancho, Danielle Gomes da Silva entrou no curso de bijuteria artesanal para diversificar suas vendas. “Sempre tive vontade de aprender mais para poder ter uma renda extra. Vou fazer pecinhas de bijuteria para vender na minha loja”, diz. Por sua vez, Pâmela Cristina, 24 anos, já trabalha como manicure e entrou no curso para melhorar seus conhecimentos. “Quero pegar mais prática para aumentar minha clientela”, afirma.

CHEGANDO JUNTO - O programa promove diversas ações divididas nas áreas de assistência à população e apoio à geração de renda. Além dos minicursos profissionalizantes, já foram lançados os mutirões de saúde; os Espaços de Convivência Pertencer (proporcionando locais para as mulheres deixarem seus filhos enquanto trabalham); e as Frentes de Trabalho Miguel Arraes, que ofertam postos de trabalho nas escolas e unidades de saúde municipais.

Além disso, o programa Chegando Junto vai construir também três restaurantes populares e um abrigo noturno; o projeto Gera Cidadania vai oferecer oficinas pedagógicas e artísticas para crianças, adolescentes e jovens no contraturno escolar; e será dado auxílio e assistência técnica aos moradores para reformar e construir suas casas.