Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 09.08.19 - 12h13

Prefeitura do Recife recebe Selo Verde A3P por gestão sustentável

Selo legítima compromisso e práticas socioambientais implantadas no município

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), recebeu do Ministério do Meio Ambiente o Selo A3P Verde em reconhecimento ao empenho do Poder Municipal em implantar a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). O Selo é conferido às instituições públicas que fazem a adesão formal ao Programa Agenda Ambiental na Administração Pública, cujo objetivo é promover a divulgação de práticas de gestão baseadas em conceitos de sustentabilidade.

Desde 2012, Recife faz parte do programa, sendo o Comitê Gestor A3P responsável pela articulação, planejamento e execução de atividades, projetos ou programas de Responsabilidade Socioambiental em toda Prefeitura. Entre as medidas adotadas no órgão, estão a substituição de copos plásticos por copos de vidro, a implantação da coleta seletiva em unidades da Prefeitura, a utilização de papéis reciclados, curso Sustentabilidade Socioambiental com A3P, com a finalidade de sensibilizar e capacitar os servidores e público externo em relação ao tema e a construção do Econúcleo Jaqueira, que foi implantado com base nos preceitos da arquitetura sustentável, através do reaproveitamento e da reutilização de materiais para a confecção e customização dos mobiliários. Na sua estrutura, são usados piso de madeira plástica, telhas de garrafa PET, madeira certificada, torneiras com arejador, lâmpadas Led, mobiliário de madeira reciclada, além de sistemas de captação de água da chuva e de energia solar.

“Acredito que este reconhecimento é mais um estímulo em nossa missão de trabalhar em prol da sustentabilidade. O poder público precisa fazer o seu papel e aplicar boas práticas no seu dia a dia junto com os servidores e a sociedade. Esse Selo mostra que estamos no caminho correto”, declarou o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Neves Filho.

Programa A3P

A Agenda Ambiental na Administração Pública é um programa idealizado pelo MMA para internalizar a responsabilidade socioambiental nas atividades do Poder público. A agenda visa sensibilizar os gestores públicos e servidores para as questões ambientais, estimulando-os a incorporar princípios e critérios de gestão ambiental e sustentabilidade em suas atividades rotineiras. O programa está baseado em cinco eixos temáticos: Uso racional dos recursos naturais e bens públicos; Gestão adequada dos resíduos gerados; Qualidade de vida no ambiente de trabalho; Sensibilização e capacitação dos servidores; Compras Públicas Sustentáveis; Construções Sustentáveis e oferece uma metodologia para que os órgãos realizem um diagnóstico, estabeleçam metas e plano de ação.

A A3P propõe a mudança de atitude a partir da revisão do modelo de produção e consumo, economizando recursos naturais no dia-a-dia, tais como água, energia, papel, copinhos plásticos; reutilizando ou reciclando os resíduos gerados, optando por insumos ambientalmente corretos, enfim, fazendo escolhas mais conscientes.