Secretaria de Infraestrutura

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 09.08.19 - 15h50

Mais Vida nos Morros é destaque em evento do BID

img_alt

Secretário Tullio Ponzi apresentou o programa da Prefeitura do Recife como case de sucesso para práticas de desenvolvimento urbano (Foto: Cortesia)

 

O programa Mais Vida nos Morros, da Prefeitura do Recife, executado através da Secretaria de Inovação Urbana, foi escolhido entre as melhores práticas e as principais tendências de desenvolvimento urbano e territorial sustentável do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata – FONPLATA, que recebe aporte do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, para investimentos em municípios. O primeiro evento no Brasil foi realizado nesta quinta-feira (8), no Rio de Janeiro, e reuniu chefes do executivo de mais de 50 municípios, diversos representantes de Estados, do Governo Federal, especialistas locais e internacionais.

O secretário de Inovação Urbana, Tullio Ponzi, foi um dos convidados especiais, apresentando o Mais Vida nos Morros como exemplo de uma nova forma de desenvolvimento com alto impacto na integração municipal. “Há muito a ser feito, mas o Recife hoje pode apresentar um caminho. Uma política pública de baixíssimo custo, implantação rápida e altíssimo impacto onde o morador é o protagonista. Esse programa é feito com e para a população. Além disso, o resultado vai além do território da intervenção porque cidadania ativa inspira e as outras comunidades passam a fazer algo semelhante”, destacou Tullio.

Iniciado desde 2016, o Mais Vida nos Morros é uma política pública de cidadania e desenvolvimento sustentável para os morros do Recife e já beneficiou diretamente mais de 15 mil recifenses, moradores do Alto do Maracanã, Córrego do Jenipapo, Mangabeira/Alto José do Pinho, Ibura, Alto Santa Isabel, Morro da Conceição, Sítio São Brás, Beberibe e Vasco da Gama, em parceria com as Tintas Coral. Atualmente a comunidade do Burity, Campo da União e Lagoa Encantada/Ibura estão em andamento. O programa vem se destacando internacionalmente com reconhecimento da ONU-Habitat, da Child in The City e da Bernard Van Leer Foundation.