Fundação de Cultura Cidade do Recife

NOTÍCIAS

Cultura | 12.08.19 - 15h54

Projeto Santa Isabel em Cena convida público ao teatro

img_alt

Com visitas guiadas e shows na programação, projeto tomará conta da pauta do equipamento histórico às terças e no último domingo de cada mês, com foco no público jovem e idoso. Para o primeiro mês de atividades, atrações confirmadas são Geraldo Maia, Orquestra Sinfônica do Recife, além da pianista Elyanna Caldas. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Inaugurado em maio de 1850 e tombado como patrimônio histórico e artístico nacional desde 1949, o Teatro de Santa Isabel, equipamento gerido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, inicia uma nova estratégia de atração e de formação de público para as artes cênicas neste mês de agosto.

Batizado de Santa Isabel em Cena, o projeto vai oferecer visitas guiadas semanais pelas instalações da casa centenária, além de espetáculos musicais, de dança e de teatro, com foco nos jovens e idosos, não por acaso os dois segmentos de plateia que menos frequentam teatro na cidade.

O projeto entra em cartaz no lugar do exitoso Teatrando!, criado pela Prefeitura do Recife e executado pelo IDG, com recursos do Santander, que atendeu mais de duas mil pessoas em um ano de atividades as  mais diversas, entre saraus, debates e visitas teatralizadas pelas dependências e histórias do teatro.

Às terças, o Santa Isabel em Cena terá programação gratuita e dedicada ao público jovem, com atividades pela manhã ou à tarde, começando sempre com uma visita guiada pelas dependências e histórias de um dos mais antigos e bonitos teatros do país, que emoldurou importantes capítulos da vida política da cidade, tendo assistido à Revolução Praieira e abrigado a campanha abolicionista e pelo advento da República.

Ao final da visita, um fiel representante da cultura local subirá ao palco do Santa Isabel para uma pequena apresentação, completando a experiência oferecida aos visitantes.

Mais direcionada ao público da terceira idade, a programação dos domingos será toda no palco, com grandes atrações musicais se apresentando numa única sessão mensal, sempre no último domingo de cada mês. Para essas apresentações, será cobrado um ingresso simbólico de R$ 10.

Neste mês de estreia, as atrações confirmadas na programação do Projeto Santa Isabel em Cena são Geraldo Maia e Orquestra Sinfônica do Recife para as terças-feiras 13 e 27. O domingo (25) será protagonizado pela pianista Elyanna Caldas, fundadora do curso de Música da Universidade Federal de Pernambuco e presidente, por duas ocasiões, do Conservatório Pernambucano de Música.

Em caráter piloto, o projeto seguirá em cartaz no Teatro de Santa Isabel até o fim do ano.

Geraldo Maia – Para amanhã (13), o cantor e compositor Geraldo Maia promete um passeio rápido por sua obra, composta por 11 discos, que revelam sua profunda devoção à música pernambucana e sua absoluta fé no porvir. “Acho maravilhoso fazer isso para a garotada que não sabe nem quem eu sou. Provavelmente nunca ouviu falar em mim. Acho uma iniciativa super válida promover esse encontro meu com esse público mais jovem, envolvido com outras demandas, aflições”, celebra Maia, que reforça a urgência da arte neste momento da história brasileira.

“Estamos vivendo uma desconstrução de todas as coisas que foram, arduamente, conquistadas e alçadas a um patamar civilizatório, num país tão marcado pela injustiça. Acho bacana falar um pouco disso também para esses jovens, poder ouvi-los, saber que expectativas eles têm, que argumentos possuem para justificar a luta deles por um país melhor, mais justo, mais democrático e igualitário. Quero convidá-los a não perder a fé. Lembrá-los do poder que a gente tem de transformar e atravessar.” 


Santa Isabel em Cena

Programação

Dia 13 (terça-feira), às 14h – Geraldo Maia
Dia 20 (terça-feira), às 9h – Concertos para a Juventude, da Orquestra Sinfônica do Recife
Dia 25 (domingo), às 17h – Recital de Elyanna Caldas

A programação é gratuita às terças e custa R$ 10 aos domingos

Informações e agendamentos: (81) 3355-3323