Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 12.08.19 - 17h05

Chuva de gols na primeira partida do Recife Bom de Bola 2019

img_alt

Cerimônia de abertura do maior campeonato de várzea do mundo aconteceu na tarde deste sábado (10); no jogo inaugural, Ipsep Náutico 4 x 3 Projeto Sensação do Ibura. (Foto: Maurício Ferry/Seturel)

 

A cerimônia de abertura do Recife Bom de Bola 2019 aconteceu na tarde deste sábado (10), no campo do quartel do Derby, reunindo equipes inscritas em todas as sete categorias. Logo em seguida, aconteceu a partida inicial da competição, pelo Sub-15, que terminou com a vitória do Náutico Ipsep sobre o Projeto Sensação do Ibura, por 4x3, numa disputa emocionante. Maior campeonato de futebol de várzea do mundo, o Recife Bom de Bola é realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel), promovendo a inclusão social e a integração entre as comunidades do Recife através do esporte.

Os gols do Náutico Ipsep foram anotados por William (2), Guilherme e Lucas Tucano, enquanto que Gabriel (2) e Lucas descontaram para o Projeto Sensação do Ibura. “Fomos campeões do Sub-15 no ano passado e a expectativa para o bicampeonato é muito boa. Vamos treinar cada vez mais forte com o objetivo de chegar novamente à final”, afirmou o técnico do Náutico, Wellison Batista. O time surgiu de uma escolinha de futebol mantida pelo alvirrubro pernambucano no bairro do Ipsep.

Durante a cerimônia de abertura, coube ao atleta Matisjean Souza, do Ipsep Náutico, a honra de fazer o juramento em nome de todos os participantes. “Em 2018 eu disputei o Sub-13 e este ano estou no Sub-15. Nosso time está muito bom e tem chance de ser campeão. Eu aprendi muito e estou jogando bem melhor do que ano passado”, disse o jogador.

A competição acontece até o dia 15 de dezembro. A disputa do futsal é uma das novidades da disputa neste ano, atendendo a uma antiga reivindicação da comunidade esportiva, numa parceria entre a PCR e a Federação Pernambucana de Futsal (FPFS). Além disso, pela primeira vez haverá premiação em dinheiro para o futebol de campo, que distribuirá um total de R$ 20 mil em prêmios para as sete categorias (Aberto, Veterano, Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-17 e Feminino). 

TALENTOS - A secretária municipal de Turismo, Esportes e Lazer, Ana Paula Vilaça, lembra que o Recife Bom de Bola reúne mais de 600 equipes e 14 mil atletas de toda a cidade. “É com muito orgulho que damos o pontapé inicial para o maior campeonato de várzea do mundo. A partir de agora, haverá jogos em todos os finais de semana até o encerramento. O Recife Bom de Bola promove a integração social e a revelação de talentos, num grande estímulo para a prática esportiva”, comenta.Este ano, o Recife Bom de Bola bateu recorde de inscrições, com 490 equipes no futebol de campo e 119 no futsal.

O torneio de futebol de campo terá sete categorias (Aberto, Veterano, Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-17 e Feminino), com cerca de 13 mil atletas inscritos. A competição será realizada em duas etapas nas categorias Sub-15, Sub-17 e Aberto Masculino; na primeira fase, a disputa acontece nas respectivas RPAs, passando o campeão de cada região e as duas equipes com melhores índices técnicos para a fase final, disputada por oito times. Todos os campeões e vice das sete categorias receberão troféus e medalhas, enquanto que os terceiros colocados de cada categoria receberão medalhas.

As finais acontecerão na Arena de Pernambuco. Atletas que se destacarem nas categorias Sub-15 e Feminino serão encaminhados para os principais clubes de futebol do Estado. Houve curso de arbitragem, realizado em parceria com a Unidade Virtual de Cursos à Distância da Secretaria de Educação do Recife (Unirec) e com o Sindicato dos Árbitros de Pernambuco, que formou cerca de 100 novos profissionais para atuar no mundo do futebol.

FUTSAL – Já o torneio de futsal do Recife Bom de Bola será disputado na categoria adulta (masculino e feminino), com a participação de equipes de todas as Regiões Político-Administrativas (RPAs) e cerca de 1,6 mil atletas. Os jogos ocorrerão em quadras distribuídas por toda a cidade e as equipes campeãs de cada RPA serão premiadas com troféus e medalhas, bem como os três primeiros colocados da fase final.