Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 15.08.19 - 22h43

Vila Burity é a 13ª comunidade a receber o programa Mais Vida nos Morros

img_alt

O prefeito Geraldo Julio celebrou com os moradores nesta quinta (16) o resultado do programa que transformou o local com cores e sustentabilidade (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Mais uma localidade de morro do Recife foi transformada com cor, criatividade e muita adesão popular. Na tarde desta quinta-feira (15), a Vila Burity, no bairro da Macaxeira, comemorou o resultado do programa programa Mais Vida nos Morros, da Prefeitura do Recife, realizado por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, com o apoio das Tintas Coral, que transformou todo o entorno da comunidade. O prefeito Geraldo Julio esteve no local que já é o 13º a receber o programa, beneficiando cerca de 15 mil pessoas.

"É uma verdadeira transformação e as pessoas orgulhosas do lugar onde moram. Elas mesmas se engajam e participam da transformação. Áreas degradadas são transformadas em áreas de convivência. As calçadas, as frentes das casas, e principalmente o desejo dos adultos, idosos e crianças conviverem nas ruas, nas calçadas, viverem as ruas e suas comunidades. Já passamos por 13 bairros e agora chegamos ao Alto do Burity, onde 450 famílias foram engajadas e estamos espalhando essa transformação por outros lugares do Recife", destacou o prefeito Geraldo Julio.

A comunidade recebeu pinturas e intervenções, e  ganhou elementos lúdicos para as crianças, hortas comunitárias, jardins, jardineiras, pintura de casas e novos mobiliários, que trouxeram mais cor, alegria e beleza para casas, calçadas, praças e também para o campinho da comunidade. Pontos críticos de lixo foram eliminados e transformados em áreas de convívio e lazer. Além disso, foram criadas 10 novas pracinhas e 5 mirantes que agora podem ser desfrutados pela população. 

"Está outra coisa! Agora dá gosto de vir na calçada, falar com a vizinhança, ver as crianças brincando. Mudou o aspecto completamente, principalmente essa pracinha, onde a gente senta pra conversar, jogar dominó. Ficou tudo muito colorido e muito astral", comemorou a dona de casa Gleicileide Silva de Farias, moradora do local há quase 30 anos sobre o visual do entorno, que foi transformado com com mais de 9.000 litros de tintas da apoiadora do programa Mais Vida nos Morros, a Coral,  que foram essenciais na pintura de casas, calçadas, praças, mirantes, campinho e elementos de primeira infância.

Outra moradora que comemorou a intervenção foi Maria Tereza dias da Silva. "Está maravilhoso, não só mais bonito, como mais seguro para a gente circular. Nossas barreiras aqui estavam muito estragadas e recebemos o muro de arrimo, que agora faz a gente dormir sossegado quando tem chuva. Além disso estou com a casa colorida, muita arte nas nossas paredes. Estou numa felicidade só!", comentou a aposentada, moradora da Segunda Travessa da Rua Regina, na Rua Jornalista Paulo Souto, que recebeu o muro de arrimo, pintura nas escadarias e nas casas da região.

O secretário de Inovação Urbana, Tullio Ponzi, falou da intervenção. "Temos aqui 15 espaços novos de convivência. O Burity tem uma das vistas mais bonitas da cidade. Estamos fazendo as crianças voltarem a brincar na frente de casa, com um espaço mais limpo, colorido, bonito. Além disso também  desenvolvemos aqui várias ações ambientais de conscientização e estimulamos a participação de todos os moradores, que realmente se engajaram para fazer isso acontecer, transformando esse um espaço bom para todos", comentou o secretário, que falou ainda que do Açude de Apipucos é possível observar as casas coloridas e os grandes murais de arte que chegam a ter três metros de altura e extrapolam a vista para outros pontos do bairro e da cidade, como o Parque da Macaxeira, Campo do União, Alto do Mandu, Alto Santa Isabel e Avenida Norte.

 ESTATÍSTICAS - Dados coletados na fase de cadastramento dos moradores e comparados aos de encerramento das atividades apontam que antes 11% das crianças brincavam na rua enquanto, hoje, a área já registra 75% delas usufruindo dos espaços. A frequência de moradores convivendo com seus vizinhos nos espaços públicos também cresceu: antes era de 11%, e agora passou a ser 77%. O sentimento negativo pela comunidade caiu de 59% para apenas 3%.