Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 19.08.19 - 16h26

Prefeitura do Recife realiza IV Torneio de Robótica do Recife

img_alt

Este ano, a competição vai compor a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e é aberta ao público em geral (Foto: Cortesia)

 

Nesta terça-feira (20) e quarta-feira (21), o Centro Comunitário da Paz (Compaz) Ariano Suassuna, no Cordeiro, será palco do lV Torneio de Robótica do Recife (TORRE). O evento acontece entre 10h às 16h e é marcado por uma acirrada disputa das 123 equipes de escolas de Anos Finais do Ensino Fundamental do Recife, que envolve cerca de 490 atletas. A grande novidade deste ano é que a competição vai compor a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). O evento é aberto ao público e são esperados quase mil pessoas nos dois dias de competição.

O torneio será realizado na categoria Resgate, seguindo o modelo de simulação proposto pela OBR. Noventa e três equipes irão participar do desafio de nível 1, no qual o robô precisa resgatar a vítima para a área de salvamento. Já no nível 2 irão competir 30 equipes que, além de resgatar a vítima,  precisarão suspendê-la e colocá-la em área segura. O objetivo do evento é criar soluções inovadoras para problemas cotidianos com o uso dos robôs, além de integrar estudantes e professores na prática da robótica de competição.

No total, participam as 36 escolas dos Anos Finais do Ensino Fundamental, além de uma equipe do Núcleo de Altas Habilidades/Superdotação (NAAHS) totalizando 123.  Essas equipes irão competir pela linha com encaixe (2), do Programa Robótica na Escola. A Escola Municipal Jonatas Braga (Campo Grande), terá três equipes competindo com Arduíno, da linha com ferramentas (1), do Programa Robótica na Escola. As 123 equipes são compostas por quatro estudantes cada.

Para o secretário de Educação, Bernardo D’Almeida, a competição este ano é ainda mais importante, pois passa a integrar o calendário oficial da OBR. “Nas edições anteriores, o principal objetivo era preparar os estudantes para a etapa regional da OBR, mas este ano nós fazemos parte dele”, declarou. Para a OBR REGIONAL – modalidade prática, serão classificadas vinte por cento das equipes presentes de cada nível (níveis 1 e 2).

Nos últimos anos, a rede tem se destacado no segmento e foi vencedora da OBR nos anos de 2015 e 2016, feito que levou estudantes do Recife a disputar o mundial da categoria na ROBOCUP, na Alemanha e Japão, respectivamente, nos anos de 2016 e 2017, quando as equipes ficaram entre as dez melhores do mundo. 

ROBÓTICA NA ESCOLA – O programa atende desde as crianças do grupo 3 da Educação Infantil até os jovens do 9º ano do Ensino Fundamental. Atualmente, 4.554 professores foram capacitados nesta área e o programa contempla três modalidades: robôs feitos com blocos de encaixe da Lego Education (os mais utilizados nas competições); linha de robôs humanóides NAO (com os quais os estudantes têm contato durante aulas no Centro de Tecnologia na Educação e Cidadania - CETEC) e a linha de robótica com ferramentas, que permite a construção de objetos robóticos a partir de peças simples do cotidiano, envolvendo conhecimentos de mecânica, eletrônica, programação de computadores e metarreciclagem, além de elementos da matemática, da física e de diversas áreas do conhecimento.

 

Serviço

IV Torneio de Robótica do Recife

Dia: 20 e 21 de Agosto

Hora: 10 às 16h

Local: Compaz Ariano Suassuna,

Endereço: Avenida San Martin, s/n, Cordeiro.