Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 20.08.19 - 19h10

PCR promove 18ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência

img_alt

A programação traz tema: “O Protagonismo da Pessoa com Deficiência na Construção de Políticas Públicas” (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

A 18º edição da Semana da Pessoa com Deficiência do Recife, promovida pela Prefeitura do Recife, traz ações de diversas secretarias e órgãos para valorizar essa população. A programação se inicia com a V Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência, às 8h desta quarta (21), no Recife Praia Hotel e segue até o dia 28 deste mês. Luau do Programa Praia Sem Barreiras, Exposição de produtos confeccionados por artista com deficiência, exames de vista, palestras e muitas outras atividades estão previstas na programação.

As atividades da Semana seguem até o dia 28, coordenadas pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência COMUD/Recife e Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSJPDDH), para chamar a atenção para a melhoria da qualidade de vida desse grupo.

Na sexta-feira (23), das 18h às 21h, será promovido o IV Luau Praia Sem Barreiras, para os freqüentadores do Projeto e convidados, na Praia de Boa Viagem, posto 07, na altura da rua Bruno Veloso. No sábado a programação traz o Seminário Sobre Educação Inclusiva: Rompendo Barreiras, realizado em parceria com a Incluipe e Universidade Uninassau, para professores, alunos e convidados do curso de Pedagogia. O evento será realizado, das 9h às 17h, no auditório da Uninassau – Bloco B – Rua Guilherme Pinto, nº 400.

Já nos dias 26 e 27, das 8h às 12, na Estação Central do Metrô, pessoas com deficiência mostram sua arte na Exposição de Produtos Confeccionados por Artistas com Deficiência (Eficiart). Ainda no dia 28, alunos com deficiência e frequentadores do Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, promovem atividades lúdicas, - oficinas de Origami, Soroban e Exposição das Práticas Pedagógicas de Crianças com a Síndrome Congênita do Zika.

SAÚDE - A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife promoverá diversas ações de promoção e prevenção à saúde das pessoas com deficiência em todos os Distritos Sanitários da cidade, até o fim deste mês. A programação inclui exames de acuidade visual, atividades físicas com Profissionais da Academia da Cidade, palestras sobre direitos das pessoas com deficiência e alimentação saudável, rodas de diálogos sobre aleitamento materno e prevenção das deficiências da gestação ao puerpério, além de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B.

Além disso, o mamógrafo móvel adaptado com rampa de acesso passará por dez comunidades, distribuindo 800 fichas para as pacientes com idade entre 50 e 69 anos, priorizando as mulheres com deficiência. Para ser atendida, basta levar documento de identificação, cartão do SUS e comprovante de que é moradora do Recife. O resultado é entregue em até 20 dias na unidade onde o caminhão ficou estacionado ou na que fica mais próximo ao local da ação.

Um dos destaques da programação da Sesau Recife na Semana da Pessoa com Deficiência é uma ação de prevenção e identificação precoce da deficiência visual através de exames de acuidade visual, na manhã do próximo dia 28, no Compaz do Alto Santa Terezinha, zona norte do Recife. Cerca de 100  alunos das escolas municipais próximas ao Compaz farão o exame que avalia a capacidade da visão de perceber a forma e o contorno dos objetos.

A atividade do dia 28 faz parte do Projeto Além do Olhar, desenvolvido pela Sesau Recife, em parceria com a Fundação Altino Ventura e a Secretaria de Educação do Recife. Durante a ação, algumas crianças com deficiência visual que participam do projeto vão fazer apresentações de dança, participarão de contação de histórias e mostrarão como o cão guia as auxilia. Também será montado um circuito sensorial, com formas e texturas diversas, para que as crianças sem deficiência visual experimentem uma vivencia do universo da pessoa com deficiência visual.

Ainda serão expostos brinquedos e recursos utilizados no processo de reabilitação do Projeto Além do Olhar. Além disso, serão ofertadas ações de promoção e prevenção para cerca de 200 pais ou repontáveis pelas crianças do projeto, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia e orientação de saúde bucal.

No Além do Olhar, que é um projeto de reabilitação visual para crianças e adolescentes de 5 a 17 anos com baixa visão e cegueira total, a intervenção acontece através Reabilitação Baseada na Comunidade (RBC), que visa garantir a intervenção precoce, orientação e mobilidade da vida diária. Os atendimentos de reabilitação acontecem na escola, no domicílio e na comunidade.

EDUCAÇÃO - A Secretaria de Educação do Recife promoverá, no dia 27/08, no Compaz Ariano Suassuna, uma manhã de atividades lúdicas com os estudantes para marcar as comemorações da Semana da Pessoa com Deficiência no Recife. Com o intuito de integrar os alunos com e sem deficiência, além de estimular os sentidos, os alunos participarão de oficinas de origami, soroban, pintura em lata e circo. Na ocasião também haverá duas exposições. Uma com os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) e outra com os trabalhos que os professores desenvolveram com as crianças que possuem

Nos últimos cinco anos, a rede municipal de ensino teve um aumento de 46% de matrículas de alunos de Educação Especial. Atualmente, a cidade atende 3.926 estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação. Para este grupo, o uso de Tecnologia Assistiva (TA) é considerado imprescindível. A Prefeitura do Recife foi pioneira ao adotar o Livox, software de referência desenvolvido por um pernambucano que possibilita a comunicação e alfabetização de pessoas com deficiência.

Entre as muitas iniciativas desenvolvidas na rede estão ainda a adoção dos teclados TiX, que funcionam como mouse e teclado para uso de pessoas com restrições físicas e motoras. Tanto o teclado TIX quanto o Livox estão disponíveis em 125 Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) em escolas Municipais do Recife. A robótica é empregada também com a utilização de robôs humanoides de última geração (NAO) no atendimento a crianças com autismo e tem se mostrado um sucesso. 

Semana – De acordo com a Lei n. 18.246/2016, que institui a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência do Recife, tem entre seus objetivos conscientizar a população sobre assuntos voltados para a deficiência; conscientizar a sociedade sobre a igualdade de oportunidades, comemorar as conquistas desse segmento e pensar a sua inclusão na sociedade. De acordo com o censo/2010 do IBIGE, 431.359  (28,05%) é o número da população total  do Recife com algum tipo de deficiência   –   visual, auditiva, motora e mental ou intelectual.

CONFIRA AQUI A PROGAMAÇAO DA SECRETARIA DE SAÚDE

CONFIRA AQUI A PROGRAMAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS